Clubes de futebol abrem suas portas para que os torcedores conheçam onde os jogadores se preparam

Qual é o motivo de tanto empenho dos clubes em investir no turismo? Os diretores dos principais clubes explicam que a criação de uma agência de viagem, a organização de pacotes especiais e a abertura dos estádios permitem que os torcedores se aproximem mais da sua equipe favorita e tenham a oportunidade de viver plenamente a paixão pelo futebol.

Em um tour guiado, é possível conhecer os meandros do estádio do Morumbi
rpraz/ Flickr
Em um tour guiado, é possível conhecer os meandros do estádio do Morumbi
Foi com esse pensamento que a direção da Ponte Preta, time do interior paulista, decidiu retomar o passeio pelas dependências do estádio Moisés Lucarelli, o Majestoso, em Campinas. Em comemoração aos 63 anos do clube criaram o “Majestour”. No passeio, o torcedor pode conhecer o memorial da Ponte Preta, o salão nobre, o vestiário, o túnel de acesso, o campo, o banco de reserva, a sala de visitação e a loja da “macaca” (como é apelidado carinhosamente o time). O passeio custa, em média, R$ 15.

“O futebol exerce uma atração natural no público e um número enorme de pessoas quer ver mais de perto onde o jogador treina, as partes do estádio que normalmente não são abertas ao público em dia de jogo, as curiosidades”, explica Márcio Della Volpe, gestor e diretor de marketing da Ponte Preta. “No caso da Ponte Preta, soma-se a isso o fato de sermos o primeiro time do Brasil em funcionamento ininterrupto, com 111 anos de história. Os tours ajudam a manter viva essa história e ainda ajudam na formação de torcedores, pois muitas crianças se apaixonam pelo time quando acompanham tudo de perto.”

Arquivo pessoal/ Rafael Gusson
Rafael Gusson e um amigo, no estádio do Morumbi, após o tour
O tour pelo estádio do Morumbi oferecido pelo São Paulo possibilitou ao torcedor Rafael Gusson, 27 anos, um apaixonado pelo Tricolor, conhecer de perto a rotina da equipe em dia de jogo e ainda desvendar os mistérios de um dos estádios brasileiros mais bem equipados. “É incrível. Para quem só conhecia o Morumbi pela arquibancada, como eu, a oportunidade de realizar este tour mudou minha visão”, disse.

“Hoje sei quando espero a equipe entrar em campo onde os jogadores estão reunidos e a dinâmica da equipe fora dos gramados. Todo torcedor do São Paulo deveria passar por essa experiência. Vou fazer este passeio novamente e levar meu filho que tem apenas quatro anos.”

Outro estádio paulistano que pode ser visitado pelos torcedores é o Pacaembu. O tour por parte das dependência faz parte do ingresso para o Museu do Futebol.


Serviço:
- Passaporte FC

- Ponte Preta Esportes

 * O iG Turismo não se responsabiliza pelos preços divulgados, sugeriamos confirmar previamente com agências e operadoras de viagem

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.