Edifício com estrutura metálica, em Fortaleza, presta homenagem ao autor de O Guarani

Theatro José de Alencar tem arquitetura eclética
Getty Images
Theatro José de Alencar tem arquitetura eclética
O belo teatro de arquitetura eclética, inaugurado em junho de 1910, é um dos monumentos mais visitados de Fortaleza. Seu edifício é dividido em dois blocos. No primeiro, em estilo neoclássico, ficam a bilheteria e o foyer. No segundo, uma bela estrutura metálica importada da Escócia, estão o palco e a plateia, com capacidade para 800 pessoas. Basta uma volta pelo interior do edifício para admirar toda a sofisticação e requinte da época.

O escritor cearense que dá nome ao teatro é lembrado em detalhes da sala de espetáculos: o painel sobre o palco faz alusão a obras de Alencar e os camarotes levam nomes de livros do autor de O Guarani. Cheio de histórias, o lugar também tem suas lendas. Há quem diga que ronda pelas salas uma bailarina fantasma, sempre vestida de azul.

Para conhecer mais das histórias do centenário edifício, não deixe de realizar uma visita guiada. São realizados percursos de uma em uma hora, de terça a sexta, das 8h às 16h, e de sábados, domingos e feriados, das 13h às 16h. O ingresso custa R$2.

Serviço:

Theatro José de Alencar
Praça José de Alencar, Centro – Fortaleza (CE)
Tel: (85) 3101-2583


Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.