A "Cidade das Pedras", como é conhecida São Thomé das Letras, atrai céticos e místicos em busca da paz

São Thomé das Letras, em Minas Gerais, é pra quem gosta de se aventurar e curtir paisagens naturais
Lúcio Carvalho / Flickr
São Thomé das Letras, em Minas Gerais, é pra quem gosta de se aventurar e curtir paisagens naturais

Reza a lenda que um escravo se refugiou em uma gruta no alto da Serra da Mantiqueira , em Minas Gerais, após ter tido um caso com a irmã de seu senhor. Um homem vestido de branco apareceu e entregou um bilhete, dizendo: “Entregue ao capitão e ele o perdoará”. Lendo o que estava no papel, o coronel pediu que o escravo o levasse até onde havia recebido aquilo. E encontraram uma imagem entalhada em madeira de São Tomé. Por mais que tirassem a imagem dali, ela reaparecia na gruta. Era o começo de São Thomé das Letras .

A 1.444 metros de altitude, a cidade chama quem quer ver para crer. Seduz céticos e muitos, muitos místicos que acreditam que suas magníficas grutas, cachoeiras, cavernas e ladeiras são mágicas. Você pode passar um fim de semana inteiro – ou a vida toda, se achar que nasceu para isto – escutando histórias de casos sobrenaturais, UFOs e fantasmas. Mas, se você gosta mesmo é de ação, pode encarar trilhas na mata, se banhar nas suas inúmeras cachoeiras, praticar escalada, canyoning, rapel ou dar uma volta de bike. Sem maiores pretensões.

As atrações ficam por conta da Gruta São Tomé (onde teria ocorrido a aparição), a Gruta do Carimbado (há quem acredite que vá, subterrânea, até Machu Picchu), as cachoeiras Sangri-lá , Eubiose e Véu da Noiva .

Como chegar
Se sair de São Paulo, pegue a BR-381 sentido Belo Horizonte. Vire a direita para Três Corações na BR-491 e a direita na MG-167 para Bento de Abade. Após 25km, virar a direita percorrendo 18km até São Thomé. Saindo do Rio, pegue a BR-116 sentido São Paulo até Itatiaia. Vire a direita na BR-354, seguindo até Caxambu. Pegue a BR-267 e siga até Cambuquira. Entre na MG-167.

Onde ficar
A cidade atrai jovens porque suas hospedagens são, em geral, baratas. Além disso, São Thomé funciona quase como uma comunidade de hippies. E você pode realmente fazer bons amigos, mesmo (ou inclusive) se estiver sozinho.

Pousada Árvore Centenária
Pousada Mineira
Bosque dos Beija-Flores

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.