Selecionamos destinos pelo País para quem busca paz interior. Há desde banhos de cachoeira até meditação com monges hindus

GAROPABA - Santa Catarina

Centro de meditação no litoral catarinense
Divulgação
Centro de meditação no litoral catarinense
Montanha Encantada

Reservar um tempinho para curtir experiências num centro de meditação e ioga, em pleno litoral catarinense, é uma ótima pedida. A Montanha Encantada inclui um templo, salas de relaxamento e chalés que acomodam de uma até três pessoas. Quem é praticante de meditação pode aperfeiçoar seu conhecimento com novas técnicas, como a Yoga Nidra e as terapias Ayurvédicas. Alguns pacotes incluem refeições vegetarianas, atividades na praia e no templo.

Onde fica: R. Luiz Silveira Suares, 108, Garopaba, Santa Catarina, tel. 48/3254-2112.


MAR DE HESPANHA - Minas Gerais

Sítio das Estrelas

A vida simples do campo é o que oferece o Sítio das Estrelas. Trata-se de um ashram - lugar destinado à meditação e à prática da espiritualidade, normalmente coordenado por monges hindus. Fica a 65 quilômetros de Juiz de Fora (MG) e a 28 quilômetros da divisa com o

Rio de Janeiro, na zona da mata. O hóspede vive numa casa, onde prepara a própria comida. Nos arredores é possível pescar, cultivar e colher o alimento direto da horta. As atividades de meditação são intensas, com processos de imersão e aprendizado de técnicas de autoconhecimento.

Onde fica: Cidade de Mar de Hespanha, Minas Gerais, tel. 32/9963-0439


CHAPADA DIAMANTINA -Bahia

Spa Holístico Flor de Lótus

Relaxar em meio à paisagem natural do Vale do Capão, na Chapada Diamantina, é um privilégio. O Spa Holístico Flor de Lótus permite isso. Integrado à Pousada Villa das Flores, oferece ao hóspede métodos de relaxamento como a meditação por meio de mantras ou do silêncio completo. As acomodações são temáticas, nas categorias single, casal ou em apartamentos para até quatro pessoas.

Onde fica: Estrada Vale do Capão, Palmeiras, Chapada Diamantina, Bahia, tel. 75/3344-1114.


JOANÓPOLIS - São Paulo

Hotel Ponte do Luz

Alongamento, respiração e ioga fazem parte das atividades
Getty Images
Alongamento, respiração e ioga fazem parte das atividades
Localizado na Serra da Mantiqueira, o spa holístico tem opções para praticantes ou não praticantes de meditação. A programação inclui atividades corporais como relaxamento, alongamento, respiração e ioga, além de trilhas e banhos de cachoeira. Com vista para o Mirante da Pedra Preta, o Templo Babaji, anexo ao hotel, fica disponível à visitação dos hóspedes. O silêncio é imperativo na maioria dos ambientes. A meditação “ativa e passiva” tem hora certa: às 18h30, quando todos são convidados, pelo soar de um sino, a participar do ritual. Há programas para passar até dois dias meditando sozinho e aprender técnicas de autocontrole.

Onde fica: Estrada Sertãozinho, s/n, Joanópolis. Tel. 11/4539-3112 ou 4539-3226.


CAMPOS DO JORDÃO - São Paulo

Spa Espiritual Krishna Shakti Ashram

Em meio às montanhas de Campos do Jordão, distante 15 quilômetros do centro, esse ashram é aberto para não praticantes da religião hindu. Ali se prega o silêncio para harmonizar a vida. Os hóspedes são submetidos ao “desligamento” do estresse cotidiano, perdendo o contato com equipamentos modernos e luz elétrica - exceto para o momento do banho, em que a água é aquecida. No alto de uma colina, perto dos alojamentos, há uma réplica de templo indiano, o Sat-Mahal. A meditação é feita diariamente, dentro dos preceitos da Hatha-Yoga, que cuida da saúde física, e da Bhakti-Yoga, que trata da alma. O local acomoda até 25 hóspedes, em chalés com lareira.

Onde fica: Estrada da Tabatinga, s/n, Campos do Jordão, 12/3663-3168 ou 3663-4206.

CABREÚVA - São Paulo

Centro de Meditação Kadampa Brasil

Inaugurado em 2010, esse recanto atrai visitantes todos os dias à cidade do interior paulista. É o maior templo da Nova Tradição Kadampa no mundo. O Centro realiza retiros de meditação, de longa e de curta duração. A ideia ali é passar o tempo refletindo e cultivando bons pensamentos, diante das estátuas dos Budas (Kashyapa, Shakyamuni e Maitreya). As acomodações são em chalés de madeira, para até quatro pessoas, e há também a opção de camping. As diárias incluem café da manhã.

Onde fica: Av. Cláudio Giannini, 2035, Cabreúva, São Paulo, tel. (11)4409-0967. De segunda a sábado, das 10 às 19h.

Quer saber mais sobre viagem? Siga a gente no @igturismo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.