Confira os passeios que não podem faltar no roteiro de quem vai à cidade mineira

A importância histórica de Ouro Preto é inquestionável, portanto, a maioria dos passeios por aqui envolve o conhecimento das influências católicas europeias do século 18, da arquitetura de época e do mártir Tiradentes e seus inconfidentes.

Praça Tiradentes

O centro de Ouro Preto exibe a estátua em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira. Naquele ponto, após seu esquartejamento, ficou pendurada sua cabeça, para que todos os ditos “rebeldes” ficassem com medo de qualquer ato que pudesse colocar a coroa portuguesa em risco.

Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência, em arquitetura colonial, abrigava a antiga cadeia
Getty Images
Museu da Inconfidência, em arquitetura colonial, abrigava a antiga cadeia
Localizado na Praça Tiradentes, em , o museu contém inúmeros artefatos de grande valor histórico. Roupas, armas, mobília, documentos do julgamento dos inconfidentes, além de muitas obras de Aleijadinho. Sabemos que é um chavão, caro leitor, mas a “volta ao passado” se torna muito evidente nos olhares de todos que passam por aqui.

Feira de artesanato em pedra-sabão

Fica em frente à Igreja de São Francisco de Assis e é repleta de artigos esculpidos no material que dá nome à feira. A arte da região é muito rica em detalhes. A dica vai para a negociação na hora da compra. Sempre vale.

Igrejas

Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar chama a atenção dos visitantes em Ouro Preto
Getty Images
Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar chama a atenção dos visitantes em Ouro Preto
Não há como dizer que você esteve em Ouro Preto sem visitar suas igrejas. A arquitetura, a decoração, as ricas obras de arte, tudo prende a atenção do espectador. Todas elas possuem características peculiares, histórias diferentes, mas com muitas coisas em comum, como por exemplo, o refinado trabalho da arte barroca. Elegemos a Igreja do Pilar como a mais bela entre todas, por sua riqueza de detalhes espalhados por todas as partes.

Rua Direita

A rua que carrega consigo a expressão de Ouro Preto. Restaurantes, bares, repúblicas de universitários e o mais importante, a inclinação característica de uma verdadeira ladeira.

Maria Fumaça

O trem leva o turista a Mariana, outro importante destino histórico de Minas Gerais. Os horários variam de acordo com o dia da semana.


Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.