Piscinas naturais, golfinhos, snowboard na areia: selecionamos as melhores praias para curtir com a família inteira

Férias escolares e verão. A combinação perfeita para curtir uma praia em família. Mas nem toda praia dá sossego para quem tem crianças, seja pelo excesso de frequentadores seja pela falta de estrutura.
Listamos praias mais calmas, em todas as regiões brasileiras, e com uma estrutura básica em seus arredores, para que os pais levem seus pimpolhos para pertinho do mar nesse verão. Escolha a sua!


Muro Alto – Ipojuca (PE)

Praia de Muro Alto tem piscinas naturais e boas opções de hospedagens
Flickr/ Espírito Santo
Praia de Muro Alto tem piscinas naturais e boas opções de hospedagens


O mar é calmo, as águas são límpidas e o cenário, exuberante. Muro Alto fica em Ipojuca, próximo a Porto de Galinhas e a 57 quilômetros de Recife. O nome do lugar vem de uma barreira de areia que separa a praia do resto da paisagem, permeada por coqueiros. A grande atração é a piscina natural com três quilômetros de extensão. Outra dica de lazer para a família são os barcos à vela e os caiaques para passeio. As opções de hospedagem são boas, já que muitos resorts e hotéis ficam instalados nessa praia.

Onde ficar:
- Beach Class Resort Muro Alto
- Beira Mar Porto de Galinhas Hotel

Atalaia – Aracaju (SE)

A praia de Atalaia tem a melhor estrutura para receber visitantes e mar calmo
Flickr/ Afonso Oliva
A praia de Atalaia tem a melhor estrutura para receber visitantes e mar calmo

Com seis quilômetros de extensão e a nove quilômetros do centro da cidade, a praia de Atalaia é a mais procurada de Aracaju, por ter a melhor estrutura para receber os visitantes. Na verdade, a orla de Atalaia é uma das mais bem “equipadas” de todo o Brasil. A família inteira pode aproveitar a praia, tanto durante o dia quanto a noite, pois ali há quadras poliesportivas, parque infantil, restaurantes, bares, o Oceanário, o Centro de Arte e Cultura de Sergipe, além da famosa Passarela do Caranguejo. Para completar a tranquilidade, o mar de Atalaia é bem calmo.

Onde ficar:
- Simas Praia Hotel
- Pousada Aruamar


Porto das Dunas - Aquiraz (CE)

Porto das Dunas é outra opção para quem quer praia com a família
Flickr/ Rodrigo Sampaio Teixeira
Porto das Dunas é outra opção para quem quer praia com a família

Os parques aquáticos instalados nas redondezas são atrações obrigatórias para os que viajam com crianças. O famoso Beach Park, que ocupa 700 metros da praia, é o mais badalado. As dunas e lagoas formadas na parte norte também encantam os pequenos turistas. Em Aquiraz, a 11 quilômetros da praia, há um ótimo passeio: uma dica é visitar o Museu de Artes Sacras e as Ruínas dos Jesuítas. A estrela da região é o Porto das Dunas, a apenas 31 quilômetros de Fortaleza.

Onde ficar:
- Beach Park Suites Resorts
- Kalamari Hotel

Pajuçara – Maceió (AL)

Os esportistas da família também encontram espaço em Pajuçara. Há ciclovia, pista de corrida e caminhada
Flickr/ Ana Paula Hirama
Os esportistas da família também encontram espaço em Pajuçara. Há ciclovia, pista de corrida e caminhada

Maceió tem lindas praias e uma cor de mar inesquecível. E certamente Pajuçara está entre os points mais badalados. Sempre movimentada, a praia é bastante procurada por famílias. As águas são calmas e de lá saem as famosas jangadas – cartão-postal da região –, que levam as pessoas até as piscinas naturais, a cerca de dois quilômetros da praia. A infraestrutura é boa, com barracas e chuveiros para se refrescar e tirar a areia após o banho de mar. Os esportistas da família também encontram espaço em Pajuçara. Há ciclovia, pista de corrida e caminhada.

Onde ficar:
- Dover Hotel
- Pajuçara Praia Hotel


Stella Maris – Salvador (BA)

Stella Maris oferece de piscinas naturais a esportes radicais
Flickr/ David Campbell
Stella Maris oferece de piscinas naturais a esportes radicais

Há alguns anos Stella Maris é uma das praias mais badaladas do verão, em Salvador, mas tem opções para toda a família. É dica para quem quer curtir um dia de sol e mar na cidade. Quando a maré está baixa, formam-se piscinas naturais. As crianças adoram. As barracas oferecem bebidas e alimentação. Outra opção de lazer é o sandboard (snowboard na areia), praticado nas dunas, que atrai os adolescentes em busca de aventuras radicais.

Onde ficar:
- Pousada Stella Tropical
- Gran Hotel Stella Maris


Leblon - Rio de Janeiro (RJ)

Praia do Leblon: cenário de novela e muito charme na zona sul carioca
Flickr/ Rodrigo Soldon
Praia do Leblon: cenário de novela e muito charme na zona sul carioca


A praia do Leblon é uma das mais charmosas da zona sul do Rio de Janeiro e especialmente interessante para passeios em família. O Baixo Bebê é um ponto de encontro dos bebês cariocas. Nascido como um simples quiosque, ele tem até cadastro dos frequentadores, somando mais de quatro mil. Fraldas e lenços umedecidos são distribuídos gratuitamente. Brinquedos espalhados ao redor do quiosque, comandado por Tia Nilza e Tia Wanilma, transformam a área em um playground à beira-mar. Outras atrações são escolas de vôlei de praia. As aulas a céu aberto atraem curiosos de todas as idades. Outra opção de lazer é a ciclovia que parte do Leblon e vai até o Leme.

Onde ficar:
- Marina Palace
- Mercure Rio de Janeiro Leblon


Praia da Barra do Sahy – São Sebastião (SP)

Mar calmo de Barra do Sahy é ideal para quem vai com crianças
Flickr/ Márcio Cabral de Moura
Mar calmo de Barra do Sahy é ideal para quem vai com crianças

A 44 quilômetros do centro de São Sebastião, uma das mais procuradas estâncias balneárias paulistas, Barra do Sahy tem mar calmo e um público formado, em sua maioria, por famílias com crianças. O parque de diversões à beira-mar, em plena areia, justifica a escolha. Apesar de ser uma praia pequena, ela tem boa estrutura de hospedagem e excelentes opções gastronômicas.

Onde ficar:
- Aldeia de Sahy Hotel
- Pousada Refúgio Port Sahy


Praia da Enseada – Guarujá (SP)

Movimentada Praia da Enseada tem boa estrutura para atender famílias
Flickr/ Marcos Lacerda
Movimentada Praia da Enseada tem boa estrutura para atender famílias


O Guarujá é muito badalado, mas a vantagem da Enseada é ter uma boa estrutura para famílias inteiras: muitos hotéis, chuveiros, banheiros, postos de salva-vidas, além dos quiosques onde é possível comprar alimentos e alugar cadeiras e guarda-sol. As crianças irão adorar também o aquário Acqua Mundo. Crianças de até dois anos não pagam a entrada.

Onde ficar:
- Guarujá INN
- Hotel Casa Branca


Praia do Pontal – Florianópolis (SC)

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=turismo%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597205034709 &_c_=MiGComponente_C

Foi o formato desta praia que deu a ela o nome de Pontal, mas hoje muita gente a chama de Daniela. Nomes à parte, todos concordam em uma coisa: trata-se de um lugar lindo e tranquilo, apesar de ficar ao norte de Florianópolis, a região mais agitada no verão. Seu mar quase não tem ondas, e as águas são limpas e cristalinas. Muito frequentada por famílias, a Praia do Pontal oferece aos seus “eleitos” um pôr-do-sol inesquecível. Outras opções de lazer são a pesca de camarão e siri no manguezal da Reserva Ecológica de Carijós, além de uma trilha de vinte minutos que leva até a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. (Guia de viagem em Florianópolis)

Onde ficar:
- Pousada Pontal do Jurerê
- Pousada Recanto da Lua


Jurerê Internacional - Florianópolis (SC)

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=turismo%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597205035331 &_c_=MiGComponente_C

Reduto da classe A na capital catarinense, a Praia de Jurerê tem um canto chamado de Jurerê Internacional. Ideal para famílias inteiras, o local conta até com monitores para distrair as crianças, para a alegria dos papais. A região também oferece parque aquático e shopping. O mar é calmo e a água é limpa.

Onde ficar:
- Il Campanario Villaggio Resort
- Jurerê Beach Village

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.