Viajar pelo litoral sul do Rio Grande do Norte é um dos passeios mais bonitos para os turistas

Pipa é para quem quer relaxar na areia, surfar e experimentar novos sabores da culinária local
Gus Takatori / Flickr
Pipa é para quem quer relaxar na areia, surfar e experimentar novos sabores da culinária local

O trajeto de Natal até o litoral sul do Estado está entre os passeios mais aguardados para quem chega à região. Nesse sentido, a 80 quilômetros de Natal, está a Praia da Pipa, o segundo destino turístico mais visitado do Rio Grande do Norte. O sucesso da região se deve à sequência de praias do caminho, que estão entre as mais belas do Nordeste, e pelo lugar especial que é Pipa.

Entre os destaques do caminho que leva ao sul do Estado, partindo de Natal, estão o maior cajueiro do mundo, e as praias do Cotovelo, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim, Barreta, Malembá e Timbau do Sul, onde está Pipa. Até lá, o turista desfruta da paisagem de falésias com cores vibrantes e mirantes de onde se observam as praias e até golfinhos no mar. 

Mais:
- Top 10: praias do nordeste
- Qual a praia mais bonita do nordeste?

O passeio ainda pode se estender para outras praias mais ao sul como Sibaúma, Barra do Cunhaú, Baía Formosa e Sagi, na divisa com a Paraíba. Se tiver tempo, vale a pena conhecer cada praia. Sugestão: vá de bugue ou de jipe 4X4 e faça o trajeto pela costa, rasgando o litoral da região, e se aventurando com as lindas praias, as grandes falésias e os mirantes deslumbrantes.

Mas o destaque do litoral sul é a Pipa. Lindas praias, vida noturna agitada, hotéis e gastronomia de qualidade. Esses são alguns argumentos de Pipa para seduzir admiradores do mundo inteiro. A Pipa é eclética, é destaque para quem quer relaxar na areia, surfar, conhecer a mata atlântica ou saborear uma boa culinária.

Para explorar a Pipa, pode-se começar pela Praia do Centro, que concentra a maioria dos bares e casas de veraneio. Perto da Praia do Centro fica a Praia do Amor, preferida dos surfistas. Ela tem acesso pela beira-mar ou por uma escada natural esculpida no chapadão, um bloco de falésias vermelhas que, à tarde, dá sombra à praia. Ao sul da Praia do Amor ficam trechos mais desertos frequentemente visitados pelos turistas que gostam de trekking. 

Praia de Pipa
Daniel Torres
Praia de Pipa

Ao norte da Pipa estão a Baía dos Golfinhos e Madeiro. A baía recebeu esse nome em homenagem aos golfinhos que nadam em suas águas calmas. Já Madeiro fica em uma reserva de mata atlântica aberta e com trilhas rústicas guiadas.

Para quem preferir conhecer Pipa sem pegar o caminho a beira-mar é só partir de Natal e seguir pela BR-101 até Goianinha e optar entre a estrada tradicional, que passa pela Lagoa de Guaraíras e pela cidade de Tibau do Sul, ou a nova estrada, que encurta o trajeto direto a Pipa. Esse caminho pode ser feito por vans, micro-ônibus e ônibus intermunicipal. Os bugues são versáteis nos vários tipos de terrenos da região.

Leia também:
- Desbrave Fernando de Noronha 

Serviço :

Passeio de jipe 4 x 4
Sabiá
(84) 9981-5670 e (84) 8899-5670

Tempo de Aventura
(84) 3219-0481

Lizandro Turismo
(84) 8866-0096 e (84) 9981-3569

Natal Vans
(84) 3642-1883 e (84) 9983-4076

Onde ficar em Pipa:

Pousada Toca da Coruja
Av. Baia dos Golfinhos, s/n, Praia da Pipa - Tibau do Sul
(84) 3246-2226

Hotel da Pipa
Rua praia do Amor, 50, Praia da Pipa - Tibau do Sul
(84) 3246-2331

Pousada das Canoas
Rua dos Pássaros, 5, Praia da Pipa - Tibau do Sul
(84) 3246-2191

Onde comer em Pipa:

Restaurante Lampião
Rua Baia dos Golfinhos, 223, Praia da Pipa, Tibau do Sul
(84) 3246-2343

* O repórter viajou a convite da CTI Nordeste

Leia mais:
- 11 praias perfeitas no Rio de Janeiro
- Aproveite o melhor de Fernando de Noronha

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.