Já imaginou passear por um cenário paradisíaco sem lenço, nem documento, nem roupa? Escolha uma praia e viaje de mala vazia

Do Nordeste ao Sul, listamos os points mais badalados para a prática de naturismo. Se você é um adepto - ou um estreante curioso -escolha sua praia e aproveite a estação mais quente do ano sem se preocupar com a roupa.

TAMBABA (PB)

A 30 quilômetros de João Pessoa, Tambaba é point naturista disputado
Flickr/ Carlos Oliveira Reis
A 30 quilômetros de João Pessoa, Tambaba é point naturista disputado

Tambaba é a praia naturista mais famosa do Brasil. Localizada no município do Conde, litoral sul da Paraíba, a aproximadamente 30 quilômetros de João Pessoa, ela tem fácil acesso. É verão o ano inteiro e a água do mar está sempre morninha e convidativa. Além da praia, o cenário paradisíaco é formado por resquícios de Mata Atlântica, flores tropicais e muitos coqueiros.

Apesar da fama entre os naturistas, Tambaba é dividida em duas partes: uma aberta para o público em geral, pequena, com apenas 500 metros, e outra apenas para os praticantes do naturismo, onde há regras para serem cumpridas. Ou seja, é proibido circular de roupa.

Onde ficar:
- Estalagem Aldeia dos Ventos
- Pousada do Inglês

ABRICÓ (RJ)

Desde 2003, Abricó é a praia de naturismo oficial do Rio de Janeiro. Localizada em Grumari, logo após a Prainha na direção da Barra de Guaratiba, ela é pequena e cercada por uma linda paisagem, entre a montanha e o mar.

Atualmente, uma associação regulamenta a prática naturista por lá, fiscalizando as regras, que devem ser seguidas por todos. Os associados participam de reuniões temáticas, jogos e passeios.

Onde ficar:
- Mykonos Hotel Residence
- Tropical Barra Hotel

PRAIA DA GALHETA (SC)

Praia da Galheta tem 950 metros de extensão e é semideserta
Flickr/ Rafael Alvez
Praia da Galheta tem 950 metros de extensão e é semideserta

Semideserta, Galheta é um paraíso raro, mesmo situado entre duas praias badaladas: Barra da Lagoa e Mole. Saindo da praia Mole, pelo lado norte, chega-se ao reduto naturista, após uma trilha de aproximadamente 300 metros. São 950 metros de praia, sem bares, chuveiros ou banheiros. O mar tem água limpa e a areia é branca e fina.

O naturismo começou em Galheta na década de 70, mas a prática não é obrigatória, diferente de outras praias naturistas brasileiras. Alguns surfistas também aparecem por lá para aproveitar as boas ondas.

Onde ficar:
- Hotel Faial
- Joaquina Beach Hotel


MASSARANDUPIÓ (BA)

A praia de Massarandupió fica a 90 quilômetros de Salvador
Flickr/ Fred Schinke
A praia de Massarandupió fica a 90 quilômetros de Salvador

Localizada a cerca de 90 quilômetros de Salvador, na região conhecida como Costa dos Coqueiros, Massarandupió não tem acesso fácil. A viagem começa na Linha Verde, sentido Aracaju (SE), mas segue por uma estrada de terra, por cerca de 10 quilômetros, logo depois de Porto de Sauípe. Ao final, ainda é preciso caminhar por cerca de 20 minutos.

Uma placa logo na chegada avisa que é proibido circular por lá de roupa. Quem quiser pode ficar na área de adaptação, onde as normas são repassadas e, para as mulheres, é permitido o uso de topless.

A estrutura para frequentadores é boa: há bares servindo cerveja gelada e petiscos. Os garçons, aliás, são as únicas pessoas vestidas nos dois quilômetros de praia.

Onde ficar:
- Pousada Quinta das Flores: (75) 3402-4024
- Pousada Santo Antonio: (75) 3402-4042


PEDRAS ALTAS (SC)

Situada entre Florianópolis e Garopaba, a praia de Pedras Altas é formada por duas praias de cerca de 100 metros cada uma. Reconhecida como área naturista pelos vereadores e pela prefeitura de Palhoça, município onde fica localizada, Pedras Altas é frequentada por naturistas de todos os cantos, mas especialmente do sul do Brasil. O acesso não é fácil.

A paisagem é linda, e o mar tem águas calmas. Como faz parte da Reserva Biológica da Serra do Tabuleiro, a região da praia tem uma flora vasta, com bromélias, palmitos, figueiras e muito mais. Os frequentadores costumam fazer caminhadas até riachos e piscinas naturais que ficam lá perto. Há também passeios de barco para ilhas.

Por estar dividida em duas partes, Pedras Altas tem um lado destinado aos casais e famílias e outro frequentado somente por solteiros. Não é permitida a entrada de pessoas com roupa no local. Na praia, há uma pousada com cinco suítes e chuveiro coletivo, além de espaço para camping.

Onde ficar:
- Pousada Amarelo Hibisco
- Zululand


OLHO DE BOI (RJ)

Localizada em Búzios, seu nome tem origem nas sementes “olho de boi”, abundantes na região. O acesso não é fácil e para chegar a ela é preciso encarar uma pequena trilha, saindo da Praia Brava. Pequena (menos de 50 metros de areia) e quase deserta, a praia tem águas cristalinas e calmas.

Além do naturismo, a praia é muito procurada para caminhadas, mergulho, além, claro, dos banhos de mar, facilitados pela calmaria das águas. Como em várias outras praias naturistas, há uma área de adaptação.

Onde ficar:
- Brava Hotel
- Pousada do Sol


PRAIA DO PINHO (SC)

A Praia do Pinho faz parte do Balneário Camboriú, a 80 quilômetros de Florianópolis. Considerada a primeira praia de naturismo do Brasil, ela tem 500 metros de extensão.

Em 1984, foi inaugurada uma pousada para acolher os naturistas que começaram a frequentar a praia. Também há uma área de camping com capacidade média para 200 barracas. Tanto na área da pousada quanto na de acampamento, a nudez é opcional.

Onde ficar:
- Pousada da Praia do Pinho
- Rieger Hotel


BARRA SECA (ES)

Com quase dois quilômetros de extensão, Barra Seca é a única praia naturista do Espírito Santo. Ela fica em Linhares, município a 142 quilômetros de Vitória. O acesso é razoavelmente fácil: começa pela BR 101 e, no Portal do Ipiranga, a viagem deve seguir de balsa até o outro lado do rio.

Totalmente naturista, Barra Seca não tem área reservada para quem quiser visitar o local vestido. Por esse motivo, é frequentada apenas pelos adeptos do naturismo, conservando uma atmosfera de paraíso ecológico. Apesar de quase deserta, a praia tem uma estrutura boa para os frequentadores, com banheiros, área para camping e até uma pousada.

Onde ficar:
- Treviso Apart Hotel
- Hotel e Churrascaria Los Pagos

 ________________________________________________________________________

** O iG Turismo não se responsabiliza pelos preços divulgados, sugerimos confirmar preços com agências e operadoras de viagens

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.