Orlando é a cidade favorita de quem viaja para fora; Salvador e Rio de Janeiro são os destinos mais buscados no País

Alessandra Oggioni
Orlando é o destino número 1 dos brasileiros
Orlando foi o destino estrangeiro mais popular entre os viajantes brasileiros no ano passado, segundo dados da Hotel Price Index (HPI), pesquisa que leva em conta as reservas feitas pelo site Hoteis.com em mais de 142 mil estabelecimentos em 19.800 cidades.

O reduto de férias na Flórida, famoso por seus parques temáticos, ultrapassou Buenos Aires , destino número um na preferência dos brasileiros em 2010. A capital argentina caiu para a terceira posição no ranking das 20 cidades mais visitadas, sendo ultrapassada ainda por Nova York .

Outros destinos da América Latina completam o Top 20, sendo eles, Santiago em 7 o , Cancun em 12 o e Montevidéu em 14 o .

A cidade europeia preferida dos brasileiros é Paris , na sexta colocação, atrás ainda de Miami e Las Vegas . No Velho Continente, aparecem também na lista Londres , Roma , Madri e Barcelona.

NO BRASIL

Já no Brasil, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo foram as mais procuradas pelos brasileiros em 2011. Fortaleza , Foz do Iguaçu , Brasília e Salvador aparecem na sequência na lista dos destinos mais buscados no ano passado.

Segundo explica a gerente de Marketing da Hoteis.com, Yara Ohashi, os destinos de férias nos Estados Unidos foram bastante buscados na primavera de 2011 aproveitando a alta do real. No entanto, quando a moeda desvalorizou, antes do início do verão, houve um demanda dos brasileiros por destinos nacionais.

“O câmbio virou um fator decisivo na escolha do destino de férias. Com a baixa do dólar percebemos uma alta na busca de cidades americanas, como Miami, Nova York e Orlando. A medida que a moeda valorizou observamos uma procura maior pelas cidades de Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro e Salvador", diz Yara.

Leia também: Maior parte das cidades da Copa tem hotéis de qualidade ruim

Riotur
Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados no Brasil
AUMENTO DAS DIÁRIAS

O Índice de Preços dos Hotéis aponta ainda que os brasileiros gastaram mais no valor das tarifas dos hotéis do próprio País, uma média de R$ 276 por noite, do que em empreendimentos no exterior, com diárias médias de cerca de R$ 262.

Estes números refletem o aumento das diárias no Brasil. Em 2011, a tarifa média nacional ficou 10% mais cara em comparação ao ano anterior, enquanto a média global subiu 4%. Dos 21 destinos no Brasil analisados pelo estudo, 16 tiveram aumento nos preços dos quartos de hotéis.

Na categoria de hospedagens de alto padrão, a cidade do Rio de Janeiro foi apontada como o destino com a tarifa em hotéis cinco estrelas mais cara do mundo , a frente de Nova York e Paris.

“As diárias no Brasil são relativamente caras em comparação a outros destinos, como Las Vegas, que tem uma ampla oferta de meios de hospedagens. Ano a ano a demanda por hotéis aumenta nas principais cidades brasileiras, mas a capacidade hoteleira não”, conta Yara. Segundo a gerente, é o que acontece com destinos de turismo de negócios como São Paulo e Brasília, que tiveram aumento significativo das diárias de 13% e 18%, respectivamente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.