Quitute famoso da Praia do Forte disputa a atenção com tartarugas e acarajé. Confira a receita

Tão famoso quanto as tartarugas protegidas pelo Projeto Tamar, o bolinho de peixe do Souza Bar é atração imperdível na Praia do Forte. Seja à noite, na unidade da avenida principal da antiga vila de pescadores, acompanhado de um forró e cerveja gelada, ou durante o dia, na filial à beira-mar, onde cai perfeitamente como entrada para o polvo na chapa ou o caranguejo.

- Leia também: 10 razões para conhecer a Praia do Forte

Na alta temporada são vendidos 4 mil bolinhos de peixe por dia
Juliana Bianchi
Na alta temporada são vendidos 4 mil bolinhos de peixe por dia
Crocante e sequinho por fora, ele surpreende com seu recheio molhadinho e bem temperado. Resultado de um trabalho diário para ter sempre peixes e ervas frescas na cozinha. “Nosso segredo é a qualidade. O bolinho não fica bom se a massa for congelada e, por causa do leite de coco que azeda facilmente, tem de ser feito várias vezes ao dia”, afirma Antônio de Souza Almeida, 54, herdeiro da receita original, criada por sua cunhada, na década de 80.

Segundo ele, durante a alta temporada são produzidos mais de 4 mil bolinhos por dia, com a carne desfiada de diferentes peixes. “Pode ser dourado, olho-de-boi, vermelho ou qualquer outro que não seja muito fibroso”, diz Souza, que, graças à renda arrecadada com a venda dos bolinhos mantêm o filho de 21 anos estudando gastronomia no Centro Europeu, de Curitiba, no Paraná. “E pensar que aqui ele nunca quis saber de cozinha. Nunca soube a receita dos bolinhos”, completa o pai, sem esconder o orgulho.

Mas enquanto o futuro chef do empreendimento não dá bola para o quitute de família, nós pegamos os segredinhos da receita mais cobiçada da Praia do Forte para você testar em casa.

Bolinho de peixe do Souza

Ingredientes
1 kg de peixe (escolha os menos fibrosos)
1 l de leite de coco fresco
2 ovos inteiros
300 g de farinha de rosca
1 ou 2 tomates
1 cebola grande
1/2 maço de salsinha
Folhas de coentro
1 pimentão verde
10 g de alcaparra
Sal a gosto
2 l de óleo bem quente para fritar

Modo de preparo
Tempere o peixe com as ervas e o sal e cozinhe até que a carne esteja bem soltinha. Reserve o caldo. Desfie o peixe ainda morno, tomando o cuidado de eliminar todas as espinhas. Leve a carne desfiada ao liquidificador para bater com os demais temperos, o tomate, a cebola,o pimentão, as alcaparras e os ovos. Acrescente, aos poucos, o leite de coco e parte do caldo de peixe. Retire a mistura do liquidificador e vá dando liga com a farinha de rosca até que a massa não grude nas mãos e possa ser facilmente moldada em forma de queneles. Acerte o sal e frite os bolinhos em óleo bem quente.

Rendimento
30 bolinhos

Serviço:

Souza Bar
Av. Antônio Carlos Magalhães S/nº, Praia do Forte
Tel: (71)3676-1065

Alameda do Farol, s/n - Projeto Tamar - Praia do Forte
Telefone: (71)3676-1262

* A repórter viajou a convite do Iberostar Hotels & Resort

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.