A cidade do poderoso minério está entre os destinos mais procurados de Minas Gerais

Famosa por participar do Circuito do Ouro, conhecida e nomeada por ser a cidade do poderoso minério de cor escura, muito garimpado no século 18, Ouro Preto está entre os destinos mais procurados de Minas Gerais .

Ao entrar na Estrada Real, ainda em Ouro Branco , alguns quilômetros antes de chegar ao final da empreitada, sentíamos o friozinho característico das montanhas - também característico de quem jamais havia pisado em Ouro Preto. Comentários partiam de todas as partes, exaltando o carnaval, a Arte, a importância histórica, a boa comida e a boa gente. As ladeiras em calçamento de pedra não negavam. Entrávamos na cidade.

Ouro Preto, um dos destinos mais disputados em Minas Gerais
Getty Images
Ouro Preto, um dos destinos mais disputados em Minas Gerais
Pacata, elegante, artística, aconchegante. Não faltam adjetivos para classificar o destino, ou melhor, o recinto. Sim, recinto, e leia-se santuário. Pois é assim que nos sentimos por aqui, acolhidos por sua gente, por suas obras e sua história. Um pedido de informação torna-se uma prosa, assim como em todo o Estado de Minas Gerais.

Ao amanhecer, dos pontos mais altos de Ouro Preto se identifica a névoa característica da região montanhosa. Não demora até que o sol apareça e as ruas fiquem cheias, alegres, com ar interiorano abastecido pelos cumprimentos que se recebe ao cruzar os cidadãos.

Ouro Preto gira em torno de universitários, comércio, restaurantes e bares - além, é claro, da história que envolve suas construções, ruas e travessas. O passeio às edificações mais famosas é inevitável.

Os restaurantes são cheios de comidas típicas, extremamente saborosas. A arte é presente em quase todas as ruas e praças, assim como as construções tombadas como Patrimônio Histórico. O charme se estende noite afora, como não poderia deixar de ser em uma cidade rodeada de repúblicas de estudantes, turistas vindos de todas as partes do País, em todos os meses, e alegres moradores. Um bom exemplo disto se dá em julho, quando acontece o Festival de Inverno de Ouro Preto, com muitos shows, apresentação de peças teatrais e poesia, fazendo com que a cidade não pare.

COMO CHEGAR:

Por terra
Quem vem do sul do estado de Minas Gerais deve seguir pela BR-040 até o trevo de Conselheiro Lafaiete. Daí para frente é só entrar na Estrada Real, seguindo as placas de Ouro Branco e Ouro Preto.
Quem vem do norte, o mais aconselhável é seguir rumo à Belo Horizonte e depois descer pela BR-040 até o trevo de entrada para a Estrada Real, antes de chegar à Conselheiro Lafaiete. Por aqui as estradas estão melhores.

Pelo ar
O aeroporto mais próximo e acessível à todos fica em Belo Horizonte, 107km ao norte de Ouro Preto. De lá, basta tomar um ônibus para chegar ao destino.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

- Posto de Informações Turísticas
Rua Padre Rolim, s/nº. Atendimento das 08h15 às 18h15
Praça Tiradentes, 04. Atendimento das 08h15 às 18h15

- Rodoviária
Rua Padre Rolim, 661
Tel.: (31) 3559-3225

- Estação Ferroviária – Trem Turístico
Praça Cesário Alvim, 102, Barra
Tel.: (31) 3551-7705

- Bancos
Atendem em horário normal, todos localizados no centro da cidade. Caixas eletrônicos em funcionamento até às 22h.

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.