Chegue a Itaúnas e observe: o clima do vilarejo tomará conta do resto

Dunas na Praia de Itaúnas, um vilarejo em Conceição da Barra, no Espírito Santo
AE
Dunas na Praia de Itaúnas, um vilarejo em Conceição da Barra, no Espírito Santo

Mais de Itaúnas:
- Como chegar
-
Passeios
-
Arredores
-
Gastronomia
-
Hospedagem
-
Festival do Forró
-
Informações úteis

Localizado ao norte do Espírito Santo, o vilarejo de Itaúnas é terra do forró, das muitas dunas, do mar refrescante, dos poucos moradores simples, das vielas de chão batido e dos muitos cachorros que dão as boas-vindas aos visitantes.

Mesmo em tempos de inverno o sol brilha forte no local. À noite, esfria um pouco, dependendo do vento do oceano. No verão, as temperaturas passam da casa dos 35ºC, não sendo necessário o uso de muita roupa, nem mesmo à noite, quando os poucos bares e restaurantes ficam cheios de visitantes à espera da principal atração: o forró.

Muitos turistas e moradores de cidades próximas vão a Itaúnas atraídos por este ritmo musical. Por fora, as casas de shows são assim modestas; por dentro, uma multidão. Por pequenas entradas de portaria passam, em temporadas, quatro ou cinco mil pessoas a partir da meia noite. É para onde os baladeiros vão depois de curtido os bares da vila. A festa é intensa e passa do amanhecer.

Durante à noite, a entrada para as dunas e - consequentemente - para a praia é fechada com portaria e guardas para preservar tudo como a natureza criou. Afinal, Itaúnas é Parque Estadual desde 1991. Por este motivo, muitos foliões atravessam a madrugada para depois irem ao alto das dunas apreciar o nascer do sol.

O vilarejo de belas dunas no Espírito Santo ainda é pouco conhecido
Felipe Carneiro
O vilarejo de belas dunas no Espírito Santo ainda é pouco conhecido
Ao raiar do dia, famílias começam a se dirigir para a praia ou para os passeios dos sítios arqueológicos. Alguns jovens ainda permanecem nas dunas ou pelos poucos quiosques, procurando aproveitar ao máximo a estadia. Embora pequena, Itaúnas não para e o interessante é que não existem confusões (quem quer curtir uma noitada vai para lá sem incomodar os que desejam repousar para contemplar o dia). Acredite: a harmonia é de espantar.

Impossível também não falar da paisagem de Itaúnas. Não é redundante dizer que do alto de suas dunas, algumas com até 30 metros de altura, a vista para a praia está bem acima da média das demais paisagens observadas ao longo da costa - principalmente, aos olhares de quem vive em cidade grande.

Justamente por conservar a natureza e evitar construções mirabolantes, típicas de destinos turísticos superexplorados, é que o Projeto Tamar instalou uma de suas bases na região. Sem dúvida, Itaúnas é um dos melhores cartões-postais do Brasil.

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.