A capital baiana tem muita arte, construções históricas e uma série de atrações culturais

Fundação Jorge Amado tem acervo de 250 mil documentos relacionados ao escritor baiano
Flickr/Marquiroga
Fundação Jorge Amado tem acervo de 250 mil documentos relacionados ao escritor baiano
Fundação Casa de Jorge Amado
Largo do Pelourinho
Tel.: (71) 3321-0070

O coração desse centro cultural é o  mais famoso mundialmente. No café-teatro é possível ver uma exposição permanente com as capas dos livros de Jorge Amado traduzidos em 49 idiomas. Entrada gratuita.

Galeria Solar Ferrão
Rua Gregório de Mattos, 45 - Pelourinho

Compreende o acervo de arte sacra do Museu Abelardo Rodrigues, uma biblioteca e a Galeria de Arte Contemporânea do Pelourinho. Às quintas, acontecem apresentações de música clássica no terraço da galeria.

Museu de Arte Sacra
Rua do Sodré, 276 – Cidade Alta

É considerado um dos exemplares brasileiros mais significativos da arquitetura brasileira do século 17 e é tombado pelo IPHAN. Está instalado no antigo Convento de Santa Teresa de Ávila e possui um delicioso jardim excelente para descansar antes de encarar a ladeira íngreme em frente ao museu.

Museu da Misericórdia
Rua da Misericórdia, 6
Tel.: (71) 3322-7355

O edifício de 1549, que um dia fora o primeiro hospital de Salvador, abriga o acervo do Museu da Misericórdia e conta com exemplares de pinturas, esculturas, alfaias e mobiliários do período que compreende os séculos 17 e 21.

MAM / Solar do Unhão
Avenida do Solar, s/nº

Construído por um português bandeirante que dedicou-se ao tráfico de escravos, esse casarão do século 17 passou por várias administrações e já funcionou como comércio, fábricas e posto naval. Restaurado por Lina Bo Bardi na década de 60, hoje é a sede do MAM de Salvador e oferece salas de exposição, uma capela e o Parque das Esculturas. Entrada grátis.

Fundação Pierre Verger
Tel.: (71) 3203-8400

A fundação preserva e divulga os aspectos relacionados com as influências recíprocas entre o Brasil e a África, com destaque para a Bahia e o Golfo do Benin. O espaço conta com salas de exposição, fototeca e biblioteca.


Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.