Se você gosta de esportes de aventura, provavelmente já escutou falar ou esteve neste pedacinho de terra da Baía de Paranaguá

A Ilha do Mel, no Paraná, é para os fãs de esportes e aventuras radicais
Bruno Hander / Flickr
A Ilha do Mel, no Paraná, é para os fãs de esportes e aventuras radicais

Refúgio rústico e preservado, atrai grupos ou viajantes solitários seduzidos por suas lendas e cantos paradisíacos. A praia mais frequentada da ilha é a Praia da Encantada , de onde se pode avistar a Gruta das Encantadas , pequena entrada de um paredão rochoso envolta em uma séria de histórias fantásticas.

Conta a lenda que lindas mulheres seduziam os homens que se aproximavam do local. Se você não estiver no clima de ser hipnotizado por sereias, pode apenas contemplar a paisagem, sentado sobra as pedras – escutando o mar bater nas pedras. Para chegar lá, é preciso ter disposição. Pode partir da vila ou de Brasília, em um percurso longo, mas que presenteia os andarilhos com magníficas paisagens da costa.

O Farol das Conchas , construído no alto de um morro em 1872, também é um lugar interessante para visitar, principalmente por servir de mirante de onde se tem a vista de toda a Baía de Paranaguá . A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres , erguida em 1767, também serve como ponto para vislumbrar as Ilhas do Superagüi ou o pôr-do-sol.

Como chega r
Partindo de Curitiba, siga pela BR-227 até Paranaguá, onde – em Pontal do Sul -, partem barcos para ilha. A travessia dura cerca de 20 minutos. Como a ilha é uma unidade de conservação ambiental com número limitado de visitantes, é importante fazer reserva com antecedência para não perder a viagem.

Onde ficar
Pousada Praia do Farol
Pousada Treze Luas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.