Estabelecimentos funcionam como hotéis e pousadas para uma estadia em meio à natureza da maior planície alagável do mundo

Uma das melhores formas de aproveitar as riquezas do Pantanal é se hospedar nas fazendas pantaneiras. Com acomodações simples, mas confortáveis, os funcionários - e muitas vezes até a família proprietária - garantem um atendimento hospitaleiro, que nada lembra a impessoalidade dos grandes hotéis. São eles que contarão os "causos" e as histórias locais e prepararão a deliciosa comida caseira.

Muitas fazendas pantaneiras permitem que o turista acompanhe o manejo do gado
Getty Images
Muitas fazendas pantaneiras permitem que o turista acompanhe o manejo do gado
Com uma rotina rigorosa e agitada, essas fazendas que funcionam como hospedarias têm o dia recheado de atividades. Elas começam logo no início da manhã. No verão, as saídas dos tours chegam a acontecer antes das 7h. Na programação: cavalgada, manejo com o gado, pesca de piranha, caminhada ecológica, safári fotográfico e passeio de barco. Quando o sol esquenta, entre 11h e 15h, é o momento de parar o almoço. Após a sesta, os passeios são retomados e se estendem até o escurecer. É a oportunidade de observar os animais de hábito noturno.

As diárias das fazendas pantaneiras costumam incluir os passeios e serviço de pensão completa, além do traslado a partir do aeroporto mais próximo. Se você ficou interessado, conheça algumas dessas hospedarias da região.

MATO GROSSO DO SUL

- Aquidauana

Pousada Aguapé
Localizada em uma fazenda de gado centenária, que pertence à mesma família há 150 anos, a pousada tem funcionários hospitaleiros e comida caseira saborosa. São dois passeios por dia inclusos na diária. Um dos diferenciais do local está na possibilidade de acompanhar o manejo do gado junto com os peões.

Fazenda Barra Mansa
Às margens do Rio Negro, a Fazenda Barra Mansa é especialmente atraente para o turismo de pesca. Oferece também diferentes passeios para a observação dos animais pantaneiros. Tem capacidade para, no máximo, 16 hóspedes. Na maior parte do ano, o acesso à fazenda se dá somente por via aérea.

Fazenda Santa Cruz
A fazenda de gado possui quatro apartamentos que hospedam até 13 pessoas. Além dos passeios de ecoturismo, os visitantes podem participar do dia-a-dia da fazenda, como lida do gado, assistir a ordenha da vaca, cuidar da horta, alimentar os animais e observar a fabricação da rapadura. Tem acesso terrestre e aéreo ininterrupto durante o ano inteiro.

- Miranda

Refúgio Ecológico Caiman
Fazenda de criação de gado de corte, pousada e reserva ambiental, o Refúgio Ecológico Caiman é um dos destinos mais conhecidos e procurados do Pantanal. Lá, os visitantes podem se hospedar em uma das duas pousadas, que operam independentemente. O valor da diária inclui pensão completa e as atividades: caminhada, safári fotográfico, cavalgadas, passeios de canoa e de bicicleta e focagem noturna.

Fazenda Baia Grande
Na fazenda onde se cria gado da raça nelore está situada uma charmosa pousada de mesmo nome. Com capacidade máxima para 15 hóspedes, a Pousada Baia Grande oferece como atrativos: cavalgadas pelos campos e banhados, safári fotográfico, focagem noturna de jacaré, lida com o gado junto com peões pantaneiros, pescaria de piranhas e pequenos peixes e trilha na mata.

Fazenda Cacimba de Pedra Reino Selvagem
Além dos tradicionais passeios do Pantanal, a Fazenda Cacimba de Pedra Reino Selvagem oferece a chance de os hóspedes visitarem o berçário e observatório de jacarés do estabelecimento. Na parte gastronômica, os visitantes podem participar de uma roda de tereré (bebida típica) e experimentar carne de jacaré.

Fazenda San Francisco
Situada no Pantanal do Rio Miranda, a fazenda possui uma grande variedade de fauna e flora. Tem como um dos seus objetivos apresentar aos visitantes o funcionamento de uma fazenda: do cultivo, passando pela produção e afazeres. Entre os passeios disponíveis estão Birding in Pantanal, Jaguar in Pantanal, Focagem Noturna e Safári Ecológico.

- Corumbá

Pousada Xaraés
Com 17 apartamentos, a pousada localizada próxima ao rio Abobral conta com uma boa infraestrutura hoteleira, com piscina, quadras, sauna e mini academia. Oferece ainda as atividades pantaneiras para observação da fauna e da flora do Pantanal, todas elas acompanhadas por guias bilíngües e guias pantaneiros. Na época das cheias, o acesso da Estrada Parque até a pousada será feito pelo rio. Dispõe de uma pista de pouso privativa.

MATO GROSSO

- Poconé

Pousada Araras Eco Lodge

Uma das pioneiras em ecoturismo da região, a Pousada Araras Eco Lodge conta com 19 apartamentos. Oferece passeios, como safári fotográfico e cavalgada, acompanhados por guias bilíngües. Conta também com três mirantes, um no topo de uma árvore e outras duas torres de observação. O trajeto até o estabelecimento pode ser feito de carro durante o ano inteiro.

Acompanhe as novidades do iG Turismo também pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.