As famosas dunas de Genipabu, no Rio Grande do Norte, atraem visitantes de todos os cantos do mundo

Genipabu é conhecida por suas dunas, onde foram gravadas cenas da novela
Getty Images
Genipabu é conhecida por suas dunas, onde foram gravadas cenas da novela "Tieta"

"Com ou sem emoção?" A resposta a essa pergunta é o que define se o passeio de bugue nas dunas de Genipabu , ou Jenipabu (existem as duas versões) vai ser uma aventura com altas doses de adrenalina ou uma voltinha mais calma pelos montes de areia. Uma das principais atrações de Natal , Genipabu foi o primeiro ponto turístico do Estado famoso internacionalmente. A região também reserva atrações como a praia e uma linda lagoa.

Genipabu fica a 25 quilômetros de Natal, no litoral norte. Todas as manhãs, uma verdadeira carreata de bugues atravessa a ponte Forte-Redinha em direção à praia, levando turistas dos mais variados sotaques. O destino são as curvas fechadas, as descidas íngremes e as aceleradas bruscas que os pilotos fazem nas dunas, aproveitando a imensidão branca e sinuosa de areia. Além de servir de palco para emoções, o cenário também oferece uma privilegiada visão do mar de Genipabu. A parada para ver (e fotografar) a praia já faz parte da rota dos bugueiros nas dunas.

As dunas de Genipabu já foram tema de inúmeras reportagens nacionais e estrangeiras e também já estrelaram novelas de grande sucesso da Rede Globo como " Tieta " (1999) e " O Clone " (2001).

Outra atração de Genipabu são os dromedários , animal típico do Oriente Médio. O turista pode fazer um rápido passeio montado num dos animais do local, que começou com dromedários importados da Espanha e agora já tem animais autenticamente potiguares.

Conhecer de perto a Lagoa de Genipabu deve fazer parte do passeio. É de um belo cenário que permite um gostoso banho de água doce e tem atrações como pedalinhos, caiaques, esquibunda e aerobunda. No esquibunda, o turista desce a duna em alta velocidade, sentado numa prancha, até chegar às águas da lagoa. No aerobunda, o visitante sai de uma plataforma e faz uma tirolesa até se jogar na lagoa.

Como chegar:

Saindo de Natal, o acesso se dá pela RN-302 e a estrada é sinalizada. Quem quiser pode ir a Genipabu de balsa, atravessando o Rio Potengi.

Mar, dunas e lagoa formam o cenário deslumbrante da região
Getty Images
Mar, dunas e lagoa formam o cenário deslumbrante da região

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.