O coração da Bahia, desenhado por montanhas, chapadões, lagoas e cavernas, deve ser explorado quando chove pouco

Chamada Diamantina proporciona paisagens inesquecíveis para os aventureiros e amantes da natureza
Turismo Bahia / Flickr
Chamada Diamantina proporciona paisagens inesquecíveis para os aventureiros e amantes da natureza

Até outubro os visitantes podem aproveitar as diversas atividades que propicia a natureza da região, como o trekkings, passeios de barco, canoa, carro ou bicicleta, cavalgadas, escalada, rappel, tirolesa e cave jump. Mas não é preciso se render aos desafios mais adrenalizantes para se encantar com o lugar. A fauna presenteia você com a observação de beija-flores, papagaios, periquitos, lagartos e até suçuarana. Em relação à flora, o destaque fica por conta das orquídeas, bromélias e cactos.

Você pode também vestir o uniforme do espeleoturismo e se embrenhar em grutas e cavernas da região. Imagine um lago, com 61 metros de profundidade, com águas azuis escuras. É a visão que se tem depois de investir em uma descida de 80 metros até o Poço Encantado . Há também a Lapa Doce , gruta com 850 metros de estalactites e estalagmites, o Poço Azul , maravilha subterrânea de fácil acesso e, se o aventureiro é mesmo valente, a Do Lapão , gruta formado por quartzito, com entrada de 50 metros de diâmetro, e uma longa caminhada de três horas a partir de Lençóis .

A exuberante Cachoeira da Fumaça despenca de um paredão de 400 metros de altura e você pode ver tudo de cima. Tendo mais fôlego, confira o espetáculo de baixo, após caminhada de 12 quilômetros – acampando na Serra do Veneno , Cachoeira do Palmital e outras.

Mas, estando lá, é obrigatória a visita ao Morro do Pai Inácio – o ponto mais alto da Chapada Diamantina com seus 1120 metros de altitude. Do mirante se tem a visão completa do parque.

Como chegar
Partindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, o visitante deve pegar a BR-116 até Vitória da Conquista . De lá, segue-se até Anagé e depois até a Barra da Estiva . Deve-se percorrer o último trecho da viagem sentido Mucugê. São 427 quilômetros de distância de Salvador e 1824 quilômetros de São Paulo. O Aeroporto Coronel Horácio de Matos fica em Lençóis, mas vôos comerciais operam para Salvador.

Onde ficar
Pousada Pé no Mato
Canto das Águas

Leia mais sobre a Chapada Diamantina:
- Apaixone-se pela Chapada
- Os tesouros da Chapada DIamantina

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.