Sofisticação e badalação são marcas de um dos lugares mais famosos - e charmosos - do litoral fluminense

A charmosa cidade fluminense é uma verdadeira profusão de sotaques. Argentinos, uruguaios, europeus, norte-americanos, todos se renderam aos encantos da península localizada a 180 quilômetros do Rio de Janeiro. E botaram a mão na massa. Na história da cidade, os estrangeiros foram peças essenciais para formar a Búzios que conhecemos hoje.

Búzios tem praias para todos gostos
SXC
Búzios tem praias para todos gostos
Destino sofisticado, com restaurantes estrelados, hotéis exclusivos e um mar transparente, Búzios possui 23 praias bem diversificadas, mas todas com muito verde. Algumas delas são mais concorridas, cheias de guarda-sóis, barraquinhas e alternativas de esportes náuticos. Outras parecem ser intocadas.

As chamadas prainhas de Búzios são tão pequenas que quase passam despercebidas. Como são de difícil acesso, por trilhas ou só pelo mar, costumam ser mais frequentadas por pescadores e habitantes locais. E tem até uma praia naturista, a Olho de Boi, cuja placa pede já na entrada: “Favor tirar a roupa”.

Geribá, a mais famosa das faixas de areia, tem ondas propícias ao surfe e é disputada não só pelos banhistas como também pelos donos das mansões que se estendem por sua orla. É nela que fica a Ponta do Marisco, uma bela obra de arte natural formada por rochas negras, ricas em basalto e de grande importância geológica.

Praia de Geribá é disputada por surfistas e banhistas
SXC
Praia de Geribá é disputada por surfistas e banhistas
Nessa região também fica Tucuns e a Praia da Ferradura, que tem formato de um “U”, ótima para nadar. Na Praia do Forno, também de águas calmas, a dica é relaxar nas piscinas naturais – adorada pelos mergulhadores profissionais e amadores.

Para conhecer melhor os mares de Búzios, um passeio de barco sai do Porto Municipal e conduz a três ilhas e dez praias, parando para mergulhos. Custa R$ 40 e inclui bebidas e outros mimos. Da embarcação, é possível avistar as belíssimas praias Azeda e Azedinha, a badalada João Fernandes – preferida dos estrangeiros e onde estão os melhores hotéis – e João Fernandinho, bem mais calma que sua vizinha.

A Praia da Armação, bem no centro da cidade, também atrai turistas. Em toda a extensão dessa faixa de areia, barcos e traineiras garantem uma visão bucólica, ainda mais mágica com o reflexo do sol prestes a se pôr.

A charmosa rua das Pedras

Depois de aproveitar as praias, a rua das Pedras e a orla Bardot formam o maior polo gastronômico e comercial da cidade, com lojas de artesanato, grifes de roupa e restaurantes de sabores variados .

Vista geral de Búzios, à noite
Felipe Carneiro
Vista geral de Búzios, à noite
No Sawasdee Bistrô, por exemplo, a Tailândia inspirou o ambiente caprichado, de frente para o mar. No cardápio, saladas, sopas e o chiang mai noodles, uma massa de arroz ao molho de coco e curry, com camarões e mariscos. Se preferir ares cubanos, a pedida é o Pátio Havana. Se optar por crepes, a badalada creperia Chez Michou é boa opção.

Já o Brigitta’s Guest House, antiga casa de pescadores de 1930, ganhou decoração contemporânea e gastronomia de primeira, trazida pela tcheca Brigitta Anders. Ela criou uma promoção pra lá de ousada na pousada: a cliente que aceitar fazer topless por alguns instantes em uma cama ali instalada ganha 50% de desconto no jantar.

Na noite de Búzios, também há boas casas noturnas, como a Pacha e a Privilège, onde se desfila ao som de DJs de renome nacional e internacional. Se música eletrônica não é a sua praia, na orla Bardot também se encontra a Lapa 40º. Com decoração bem carioca, até com imitação do calçadão de Copacabana, é ponto de encontro para dançar.

Escapando um pouco do burburinho, outro polo gastronômico é o Porto das Pedras, na praia de Manguinhos. No local, o Bar dos Pescadores é ótimo para comer pastéis de camarão e siri observando o pôr-do-sol. É lá também que fica o sofisticado Quadrucci, que serve frutos do mar à moda internacional, com deck de madeira com vista para a praia.

Serviço:
Queen Lory (passeio de barco)
Embarque no Porto Municipal de Búzios (RJ)
Tel.: (22) 2623-1179
Saídas: diariamente, às 9h30, às 12h30 e às 15h30
Preço: a partir de R$ 40, com bebidas inclusas

Pacha
Rua das Pedras, 151, Centro – Búzios
Tel.: (22) 2292-9606

Privilège
Orla Bardot, s/nº, Praia da Armação – Búzios
Tel.: (22) 2620-8585

Lapa 40º
Orla Bardot, 552, Praia da Armação – Búzios
Tel.: (22) 2623-5358

Onde comer:

Sawasdee Bistrô
Rua José Bento Ribeiro Dantas, 422, Orla Bardot – Búzios
Tel.: (22) 2623-4644
Aberto de quinta à terça, a partir das 18h

Pátio Havana
Rua das Pedras, 101, Centro – Búzios
Tel.: (22) 2623-2169
Aberto diariamente, a partir das 18h

Brigitta’s Guest House
Rua das Pedras, 131, Centro – Búzios
Tel.: (22) 2623-2940
Aberto diariamente, das 12h às 24h.

Creperia Chez Michou
Rua das Pedras, 90, Centro – Búzios
Tel.: (22) 2623-2169

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.