Passeios na capital baiana não terminam nunca. Veja o que é obrigatório conhecer

Mercado Modelo é um
Getty Images
Mercado Modelo é um "mergulho" na rica cultura baiana, com artesanato, frutas e comidinhas
Mercado Modelo
Localizado na Cidade Baixa, o passeio pelos boxes do mercado é um "mergulho" na rica cultura baiana com seus artesanatos, frutas e alimentos diversos.

O Mercado Modelo foi inaugurado em 1912 e transferido para a Casa da Alfândega em 1971 após um incêndio. A nova instalação reproduz formas neoclássicas do século 19 e possui um fundo circular ao fundo que serviu para atracamento dos navios de mercadorias.

Além dos famosos incêndios no mercado, o edifício é conhecido pelas lendas como as contadas pelos vigias noturnos que dizem ouvir correntes de escravos no porão. A entrada é grátis.

Farol da Barra e Museu Náutico
Largo do Farol da Barra, s/nº
Tel.: (71) 3264-3296


É o primeiro farol das Américas, construído em 1698. Já funcionou alimentado a óleo de baleia, luz a querosene e, hoje, é eletrificado e tem um alcance de 70 quilômetros. No museu, um vasto acervo da história marítima do período colonial brasileiro.

Terreiros
A Bahia é a terra de todos os santos e de todas as crenças. Por isso não deixe de visitar ao menos um terreiro de Salvador, independente de sua crença religiosa. Os centros não cobram entrada para visita às cerimônias, embora algumas agências de turismo organizem tours pelos terreiros mais importantes. Outra opção é ir por conta própria, mas a recomendação é ir sempre de carro ou táxi devido à distância dos locais. Ligue antes para confirmar a programação.

- Terreiro do Gantois
Alto do Gantois, 23
Tel.: (71) 3331-9231

- Ilê Axé Opô Afonxá
Rua Direita de São Gonçalo, 557
Tel.: (71) 3384-3321

- Ilê Obá Toni
Ladeira da Paz, 29
Tel.: (71) 3203-6396

Parque Metropolitano do Abaeté
Ladeira do Abaeté, Itapuã
Tel.: (71) 3375-9665
Entrada grátis.
Funciona 24h


Com uma área de 12 mil metros quadrados, é famoso por sua lagoa de águas escuras e pelas dunas de areias brancas. A rica flora do parque conta com orquídeas e árvores frutíferas como goiabeiras e cajueiros.

Dique do Tororó
Dique do Tororó no bairro da Graça

Esse manancial natural, único na cidade de Salvador, possui uma lagoa de 110 mil metros quadrados cuja a atração são as esculturas de diversos orixás feitas pelo artista plástico Tatti Moreno. A lagoa também é bastante procurada pelas pistas de cooper e raias para a prática de remo.


Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.