Se você gosta da combinação agito, sol e mar, confira as praias mais badaladas do País

Nem todo mundo consegue - ou deseja - aproveitar a estação mais quente do ano em uma praia tranquila e paradisíaca, afastada dos grandes centros urbanos. As praias mais frequentadas das capitais brasileiras são cheias – sim, você não pode se irritar com a dificuldade em encontrar um lugar para estacionar o carro – mas, em compensação, oferecem estrutura aos banhistas: bares, restaurantes, hotéis e banheiros. Listamos diversas opções para aqueles que gostam de combinar agito, diversão, sol e mar.


NORDESTE

PERNAMBUCO

Praia de Boa Viagem, em Recife

Boa Viagem, em Recife, tem as areias mais disputadas da cidade
Flickr/ Márcio Cabral de Moura
Boa Viagem, em Recife, tem as areias mais disputadas da cidade

A praia mais famosa do Recife tem cerca de sete quilômetros de extensão e fica entre a Praia do Pina e as praias de Piedade. Cartão-postal da capital pernambucana, Boa Viagem é protegida por uma barreira de recifes naturais, de onde vem o nome da cidade. Eles aparecem na maré baixa e formam piscinas naturais. Na maré cheia, ficam cobertos pela água. Por causa da grande incidência de tubarões, o surfe está proibido e os mergulhos só devem ser feitos nas áreas protegidas pelos recifes naturais.

A área mais movimentada da Praia de Boa Viagem é a central, entre as ruas Félix de Brito e Melo e Antônio Falcão, ponto mais frequentado pelos turistas hospedados nos hotéis da região. No calçadão, há quiosques padronizados, pista de Cooper, chuveiros, quadras de vôlei, além de equipamentos para a prática de exercícios físicos.

Onde ficar:
- Hotel Boa Viagem Praia
- Recife Praia Hotel

CEARÁ

Praia do Futuro, em Fortaleza

Com oito quilômetros, a Praia do Futuro é a mais famosa de Fortaleza
Flickr/ djetsum
Com oito quilômetros, a Praia do Futuro é a mais famosa de Fortaleza

Com cerca de oito quilômetros de extensão (dos 25 da orla de Fortaleza), a Praia do Futuro é a mais badalada da capital cearense. Cheia de barracas que vendem frutos do mar, delícias da gastronomia local e bebidas, a praia está repleta de dunas e coqueiros. Entre as barracas, destaque para a estrutura da Itapariká , com 10 mil metros quadrados de área, com playground infantil, e para a Cabumba , point GLS.

A 11 quilômetros do centro de Fortaleza, a Praia do Futuro também é point de baladas noturnas. Nas noites de quinta-feira, acontecem shows de humor e de forró, assim como algumas festas com DJs. Uma das barracas que tem programação noturna é a Marulho, que durante o dia faz a alegria das crianças por oferecer um miniparque aquático.

Onde ficar:
- Hotel Porto Futuro
- Pousada Salinas


SERGIPE

Refúgio, em Aracaju

A praia mais badalada de Aracaju é a do Refúgio , um pouco mais afastada do centro. E o melhor: é característica da capital sergipana ter praias tão coladas que fica difícil saber quando termina uma e começa a outra. Por isso, pertinho do agito do Refúgio, o turista tem ao seu dispor outras praias, como Robalo, Aruana, Mosqueiro e Atalaia. Quem visita uma pode conhecer todas.

Na Praia do Refúgio, o grande destaque é o Bar Parati, bar e restaurante com uma estrutura incrível muito procurado por moradores e turistas. Equipado com banheiros limpos, parque infantil e sistema de campainha para chamar os garçons, ele é o mais disputado. O lazer nessa área é garantido não por quiosques de praia, mas por bares e restaurantes com uma grande estrutura.

Onde ficar:
- Aruanã Eco Praia Hotel
- Hotel Parque dos Coqueiros

PARAÍBA

Tambaú, em João Pessoa

Tambaú fica pertinho de muitos hotéis de João Pessoa
Flickr/ Marcel
Tambaú fica pertinho de muitos hotéis de João Pessoa

Nos 35 quilômetros da avenida beira-mar de João Pessoa, cheia de belas praias, a mais badalada é a de Tambaú . O movimento constante pode ser justificado pela proximidade da praia com muitos hotéis. Prepare os ouvidos, porque, para atrair turistas, praticamente todas as barracas têm trilha sonora. No começo da manhã e no final da tarde, o calçadão de Tambaú também é o mais disputado para caminhadas e corridas. Entre os bares que também tem programação noturna está a Cervejaria do Índio (Tel.: 83 3227-0070).

Apesar de todo o agito, Tambaú é o ponto de partida para um passeio maravilhoso e calmo, até as piscinas naturais do conjunto de corais de Picãozinho, localizados a cerca de 700 metros da costa. O passeio dura cerca de quatro horas e é feito em barcos-restaurantes.

Onde ficar:
- Tropical Tambaú
- Hotel Caiçara


RIO GRANDE DO NORTE

Ponta Negra, em Natal

Praia de Ponta Negra: paisagem
Flickr/ Leandro Neumann Ciuffo
Praia de Ponta Negra: paisagem "enfeitada" pelo Morro do Careca

Com quatro quilômetros de extensão, Ponta Negra atrai banhistas, surfistas e muita gente bonita. Belíssima, a praia tem como maior cartão-postal o Morro do Careca , duna de 120 metros de altura e com acesso fechado.

Desde os anos 90, a fama da praia, que antes era apenas local de trabalho de pescadores nativos, começou a crescer, transformando-a em point na capital do Rio Grande do Norte. Hotéis e pousadas invadiram a região de Ponta Negra. Atualmente o bairro, que leva o mesmo nome da praia, também oferece muitas opções de bares, restaurantes, boates, shoppings e lojas.

Onde ficar:
- Pousada Castanheira
- Safari Hotel

ALAGOAS

Pajuçara, em Maceió

Em Pajuçara há ciclovia, pista de corrida e caminhada
Flickr/ Ana Paula Hirama
Em Pajuçara há ciclovia, pista de corrida e caminhada


Movimentada e muito procurada por turistas e moradores, Pajuçara também é point de mergulhadores. Protegida por um conjunto de corais, a praia oferece um cenário belíssimo de piscina natural, quando a maré está baixa. Os coqueiros também completam a bela paisagem. Pajuçara é ponto de partida do famoso passeio de jangada pelas lindas águas azuis do mar de Maceió. As jangadas levam os turistas até as piscinas naturais, situadas a cerca de dois quilômetros da costa.

Quem ficar na praia conta com uma estrutura de bares, chuveiros, pista de cooper e ciclovia. Outra opção de passeio em Pajuçara é a tradicional feirinha de artesanato. Ela acontece diariamente, das 9 às 23h, à beira-mar e com a presença de cerca de 200 expositores.

Onde ficar:
- Pajuçara Hotel
- Dover Hotel

BAHIA

Ipitanga, em Salvador

Ipitanga fica na divisa com o município de Lauro de Freitas
Flickr/ André Havro
Ipitanga fica na divisa com o município de Lauro de Freitas

As praias de Salvador sofreram uma mudança radical em 2010, com a derrubada das barracas, determinada pela Justiça Federal. Mesmo com o abalo, a praia de Ipitanga continua muito badalada. A praia fica na divisa com o município de Lauro de Freitas e as barracas cadastradas na cidade vizinha conseguiram se “salvar”.

O pedaço de Ipitanga conhecido como Aleluia é o mais animado. O mar tem muitas ondas, mas também há trechos calmos, onde se formam piscinas naturais. Elas fazem a alegria de crianças e adultos.

Onde ficar:
- Villa Giardini
- Mamelucos Praia Hotel

MARANHÃO

Praia de São Marcos, em São Luís

Praia de São Marcos: vazia durante a semana, lotada no final de semana
Flickr/ Lowfill Tarmak
Praia de São Marcos: vazia durante a semana, lotada no final de semana

A aproximadamente quatro quilômetros do centro de São Luís, a Praia de São Marcos é a preferida dos jovens da capital maranhense. Durante a semana fica vazia, mas é disputadíssima aos sábados e domingos. Os surfistas também frequentam bastante a praia, pois lá estão as melhores ondas da cidade.

Apesar de ficar em uma avenida, as dunas cobertas por vegetação ainda compõe a maior parte da paisagem. Não há hotéis ou outro tipo de estabelecimento comercial neste pedaço de praia, somente na vizinha Calhau . Os bares ficam no calçadão, padronizados, e abrem também à noite, alguns com programação musical. Destaque para o L’Apero e para o Oásis, além do Marlene, point GLS.

Onde ficar:
- Solare Praiabela Hotel
- Calhau Praia Hotel

SUDESTE

RIO DE JANEIRO

Copacabana, no Rio de Janeiro

Copacabana, no Rio de Janeiro: a praia mais famosa do Brasil
Flickr/ Rodrigo Soldon
Copacabana, no Rio de Janeiro: a praia mais famosa do Brasil

A princesinha do mar é a praia mais famosa do Brasil e apontada por muitos como a mais famosa do mundo. É em suas areias lotadas que o verão do Rio de Janeiro vira cartão-postal e também serve de palco ao réveillon mais famoso do país. Copacabana oferece barracas padronizadas, assim como banheiros subterrâneos bem equipados, onde é possível até tomar banho (com cobrança de taxa).

O famoso calçadão na avenida Atlântica, famoso e estampado em paredes, souvenires e cangas que desfilam pelo bairro, é cenário de um passeio delicioso seja de manhã, de tarde ou a noite. Vale também conhecer o Forte de Copacabana , no final da praia. Um pouco antes, na altura do posto 6, perto da esquina das avenidas Atlântica e Rainha Elizabeth, fica a famosa estátua de Carlos Drummond de Andrade, instalada ali em 2001.

Onde ficar:
- Copacabana Praia Hotel
- Copacabana Sol Hotel

ESPÍRITO SANTO

Praia de Camburi, em Vitória

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=turismo%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597205228651 &_c_=MiGComponente_C

Única praia que fica na área continental de Vitória, a Praia de Camburi fica no norte da cidade. Com seis quilômetros de extensão, a praia é totalmente urbanizada e arborizada. Muito procurada para caminhadas, a orla é bem iluminada. No começo, há um monumento em homenagem a Iemanjá.

Além das caminhadas, o calçadão é muito usado também para corridas (há pista específica), passeios de bicicleta, skate e patins. Já que o assunto é praia, o mar de Camburi é considerado ideal para velejar, atraindo adeptos de windsurfe, kitesurfe e passeios de veleiro.

Onde ficar:
- Bristol Century Plaza
- Camburi Hotel

SUL

SANTA CATARINA

Joaquina, em Florianópolis

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=turismo%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597205229489 &_c_=MiGComponente_C

Chamada carinhosamente de “Joaca” pelos seus frequentadores, a Joaquina começou a ganhar fama nos anos 70, quando surfistas começaram a aparecer por lá para pegar ondas. Hoje em dia, é reduto de gente bonita, inclusive durante a noite, graças à iluminação noturna.

Localizada no leste da ilha de Florianópolis, a Joaquina oferece uma ótima estrutura para os banhistas, com chuveiros públicos, banheiros, salva-vidas, loja de artesanato, estacionamento (inclusive, para ônibus de excursão), bares, restaurantes e hotéis.

Onde ficar:
- Joaquina Beach Hotel
- Cris Hotel


Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.