Cidades vizinhas à capital pernambucana também oferecem boas atrações para o visitante

Além das belas praias de Recife e de sua riqueza histórica, os arredores da capital pernambucana também têm excelentes atrações e belas paisagens para agradar a todo tipo de turista. Veja algumas opções:

Olinda

Igreja Nossa Senhora do Carmo é apenas uma das construções históricas de Olinda
Getty Images
Igreja Nossa Senhora do Carmo é apenas uma das construções históricas de Olinda


Olinda é uma cidade. O visitante pode se enganar, e ter a impressão de estar visitando uma extensão, um bairro de Recife. Mas, na verdade, Olinda foi a sede da capitania de Pernambuco e capital do Estado até 1837. É uma das cidades coloniais mais preservadas do Brasil, e a segunda a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982.

Vale passear no centro histórico, entrar em cada portinha colorida e se embrenhar nos inúmeros artesanatos. Rende um belo almoço com uma das mais belas vistas de Recife, ao lado do Mirante da Igreja da Sé . Com museus, igrejas e diversas lojinhas e cafés, o local rende um dia inteiro de atrações.

Ilha de Itamaracá

A 40 quilômetros de Recife, a Ilha de Itamaracá possui praias de águas calmas, piscinas naturais e bancos de areia branca finíssima. É um refúgio para os próprios moradores de Recife, que aproveitam o lugar para praticar esportes náuticos ou apenas tomar uma cerveja gelada com petiscos em algum dos seus rústicos quiosques à beira-mar.

É nesta ilha, separada do continente pelo canal de Santa Cruz, que está localizado o Forte de Santa Cruz de Itamaracá (conhecido como Forte Orange), construídos pelos holandeses durante a segunda invasão holandesa no Brasil. As visitas são diárias, das 8 às 17h. O turista também pode conhecer o Centro de Preservação do Peixe-Boi Marinho.

Para chegar à Ilha de Itamaracá, siga pela BR-101, sentido norte, até o município de Igarassu . Depois, pegue a pista secundária.

Porto de Galinhas

A bela Porto de Galinhas é repleta de piscinas naturais e corais
Getty Images
A bela Porto de Galinhas é repleta de piscinas naturais e corais
De uns anos para cá, Porto de Galinhas passou a ser um dos principais destinos turísticos do Nordeste. Não é a toa: o visual impressiona. A praia exibe água azul e verde, , estuários, mangues... A areia é branca e, para a sombra, sempre um coqueiro. Ou um restaurante e quiosque à beira-mar. Há uma vila super charmosa com lojas, cafés, restaurantes e outros serviços – atraindo turistas estrangeiros para a região. Os apaixonados pelo surfe também frequentam a Praia de Maracaípe .

Caruaru

Você vai conhecer a cultura pernambucana bem mais se visitar a Capital do Agreste – como é chamada Caruaru, famosa também pelas festas juninas. Lá, a 130 quilômetros de Recife (pegue a BR-232), é realizada a maior feira ao ar livre do mundo, considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil: a Feira de Caruaru . Este centro de compras existe há 200 anos e abrange uma área de 250 mil metros quadrados, com pelo menos 20 mil pontos de venda. Um passeio e tanto, afinal, como escreveu Onildo Almeida: “A Feira de Caruaru/Faz gosto a gente ver/ De tudo que há no mundo/ Nela tem pra vender”... 



Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.