Vá além e explore locais próximos à capital federal

Catetinho
Km 0 da BR-040, saída para Belo Horizonte. (61) 3338-8694.

O Catetinho é a primeira construção de Brasília e foi inaugurado em 1956, para ser a primeira residência oficial do presidente na cidade. Toda em madeira e com dois andares, a construção levou apenas dez dias para ficar pronta. Atualmente abriga um museu com móveis e objetos pessoais de Juscelino Kubitschek, usados durante o período da criação de Brasília. Foi lá que Tom Jobim e Vinicius de Moraes fizeram a música “Água de beber”, inspirados em uma fonte que tem no fundo do prédio.

Cachoeira de Saia Velha

Fica a 35 quilômetros de Brasília, com acesso pela BR 040. É uma área rica em vegetação e cursos d´água, com muitas quedas e piscinas naturais. O Balneário Saia Velha tem piscinas, poço para mergulho com 30 metros de profundidade, área para camping, churrasqueiras, restaurantes, entre outras atrações. É cobrado ingresso.

Salto do Tororó

A apenas 35 quilômetros da Rodoviária do Plano Piloto, o Salto do Tororó fica perto do Lago Sul, com acesso pela QI 23, em direção ao Jardim Botânico. A região tem muitas belezas naturais, além de água cristalina.

Cristalina

Cachoeira do Arrojado: paraíso a 120 quilômetros de Brasília
Flickr / Rato Fujão
Cachoeira do Arrojado: paraíso a 120 quilômetros de Brasília
A 120 quilômetros de Brasília, Cristalina antes se chamava São Sebastião dos Cristais, pois a região era rica em jazidas de cristal de rocha. Entre suas atrações estão rios que formam cachoeiras, como a  e Topázio, e piscinas naturais. No dia 20 de janeiro acontece a tradicional festa de São Sebastião, padroeiro da cidade. Maio é um mês de festas em Cristalina, pois é realizada a Semana Ruralista, com exposições e shows de artistas sertanejos.


Acompanhe mais notícias do iG Turismo pelo Twitter .


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.