Vá além e explore os arredores da capital do Pará

Marajó é uma das mais importantes áreas ecológicas do Brasil
Getty Images
Marajó é uma das mais importantes áreas ecológicas do Brasil
Marajó

Chega-se à Ilha de Marajó por avião, barco ou balsa. De barco as saídas se dão do porto de Icoaraci ou do armazém 10 da Estação das Docas, no centro de Belém. A duração da viagem é de cerca de três horas. De avião saem voos fretados, que duram de 15 a 30 minutos. Vale a pena explorar esses arredores de Belém, já que o Marajó é uma das mais importantes áreas ecológicas do Brasil. São cerca de três mil ilhas e ilhotas, sendo o maior arquipélago flúvio-marítimo do Planeta, além de uma Área de Proteção Ambiental - APA. A principal ilha, Marajó, tem cerca de 50 mil quilômetros quadrados.

Tapajós

Ideal também para quem ama o ecoturismo, o Tapajós fica na parte oeste do Pará. Dois grandes rios da região se encontram em frente a Santarém, e o resultado é fenomenal. O Amazonas e suas águas barrentas encontra-se com o Tapajós, rio de águas azuis. Eles correm lado a lado por vários quilômetros e suas águas nunca se misturam. Essa região do Tapajós envolve vários municípios que podem ser visitados: além de Santarém, há Alenquer, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. A região tem diversas cachoeiras e muitas opções para quem gosta de esportes de aventura, como escalada e rapel.

Salinópolis

Também chamada de Salinas, Salinópolis tem clima agradável e uma beleza natural inquestionável. Esse charmoso balneário do é banhado pelo Oceano Atlântico e fica a 220 quilômetros de Belém. A Praia do Atalaia, a mais popular entre os turistas e moradores, é imensa e atrai surfistas, que disputam campeonatos por lá com frequência.

Mosqueiro

Situada a 70 quilômetros de Belém, a Ilha de Mosqueiro possui 16 praias de água doce. Possui uma área de cerca de 212 quilômetros quadrados e, especialmente no mês de julho, é muito badalada e cheia de agitação.


Veja também:
O essencial de Belém


Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.