Altar Mini fica na maior reserva privada da Mata Atlântica do país
Divulgação
Altar Mini fica na maior reserva privada da Mata Atlântica do país

A apenas duas horas da capital paulista encontramos a “Altar Mini”, uma cabana contemporânea, instalada em uma clareira com vista para o Rio Juquiá e feita de madeira. A nova opção de hospedagem no Legado das Águas, a maior reserva privada da Mata Atlântica do país, localizada no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo é resultado da parceria entre o Legado das Águas e o Altar, empresa especializada em criar hospedagens em casas autossuficientes em destinos de natureza.

A mini casa proporciona a experiência de refúgio na natureza e é a segunda unidade de acomodação do Legado em parceria com o Altar, empresa criada em 2019. A primeira, implantada recentemente, é uma casa flutuante, instalada em meio a uma represa do Rio Juquiá, dentro da área da Reserva.

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas à atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo.

"É um desafio construir casas em lugares tão preservados como o Legado das Águas. Ao mesmo tempo, para muita gente é desconfortável dormir em barracas. O que pretendemos é levar super conforto, ao mesmo tempo que oferecemos um espaço totalmente sustentável e que respeita a beleza incrível desse lugar", explica o arquiteto e urbanista Pedro Lira, um dos sócios do Altar e co-responsável pelo projeto da casa.

O Legado das Águas, administrado pela Reservas Votorantim, moldou o desenvolvimento de um modelo de negócios que é parte da resposta sobre como incluir o uso responsável de territórios nas questões econômicas da plataforma ESG. A “Altar Mini”, assim como a “Casa Flutuante”, são as mais novas opções de estadia na Reserva, que também conta com uma Pousada.

“A Mini ficará em um cantinho reservado e imerso na Mata Atlântica. Ela tem escala compacta, e uma grande janela, de modo que a natureza se torne a sua vitrine”, comenta Pedro Lira.

Conheça a Altar Mini

Altar Mini é feita de madeira, entrega conforto e tem uma janela enorme que permite visualizar a natureza ao redor
Divulgação
Altar Mini é feita de madeira, entrega conforto e tem uma janela enorme que permite visualizar a natureza ao redor

A Mini pode comportar até um casal com uma criança e foi construída em estrutura de madeira engenheirada woodframe, técnica bastante utilizada nos Estados Unidos e na Europa, e possui isolamento térmico. A fachada e o interior são de madeira. Sua área total é de 22 m² construídos, sendo aproximadamente 20 m² úteis, divididos entre um ambiente único de estar-dormir e um amplo banheiro, que conta com sistema de esgoto sustentável.

Seu design é bastante clean e destaca-se a grande janela, voltada para a floresta. Dentro da casa, o hóspede encontra um ambiente confortável e equipado em uma cama king size, com colchão da Zissou, lençóis da Trousseau, e um sofá-cama. A cozinha possui um amplo balcão e um fogão de duas bocas, além de micro-ondas e frigobar. A casa é abastecida com água que vem diretamente de uma nascente próxima.

Os projetos de engenharia e woodframing são da PJR Construções, e a execução, da empresa Oceanis: “A Mini é especial, não só por estar imersa na floresta, mas também por ser sobre rodas, facilitando seu transporte e sua instalação, não demandando obras no local. A casa foi pensada tanto para estar off grid [um sistema isolado, sem conexão] como para se conectar a redes de água, esgoto e energia elétrica, a depender do local de instalação”, conta Lira.

Reservas

As reservas podem ser feitos pela plataforma Airbnb
Divulgação
As reservas podem ser feitos pela plataforma Airbnb

As reservas de hospedagem são administradas pelo Altar e estão disponíveis pela plataforma Airbnb e pelas redes sociais do Altar. Na estadia, os hóspedes contam também com roteiros diferenciados e exclusivos, desenvolvidos pelo Legado das Águas, que incluem diversas atividades, como banhos de cachoeira, passeios de bike, caiaque e trilhas. As diárias ficam em torno de R$ 800 e variam a depender da data escolhida. 

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!