Fotografias de Jean Gutierrez e Rio de Janeiro colonial são temas de exposição gratuita no CasaShopping, na Barra da Tijuca
Acervo Museu Histórico Nacional/Jean Gutierrez
Fotografias de Jean Gutierrez e Rio de Janeiro colonial são temas de exposição gratuita no CasaShopping, na Barra da Tijuca










Você viu?


A exposição “O Rio Antigo de Juan Gutierrez - Registros da Arquitetura da Cidade no Séc. XIX” de passeio cultural para o feriado de Corpus Christi no Rio de Janeiro. Mostra reúne fotografias de Gutierrez que retratam a cidade do Rio antes de sua modernização, ainda com construções coloniais.


A mostra cultural foi montada no espaço do evento UIA2021RIO EXPO, integrado ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos, no CasaShopping do Rio. São 20 imagens do trabalho de Gutierrez com curadoria do Instituto Rio Antigo de obras que estão disponíveis no acervo do Museu Histórico Nacional. A exposição vai até o dia 17 de junho e a entrada é grátis.

De acordo com o curador, o fundador e presidente do Rio Antigo Daniel Sampaio, foram escolhidas imagens que focam em uma arquitetura e cotidiano do Rio que não são mais reais nos dias de hoje, definido por ele como “uma cidade construída que se perdeu no tempo”. “No final do século XIX, éramos uma cidade ainda de feições coloniais. Um Rio que em pouco tempo se transformaria profundamente”, explica Sampaio.

Além disso, Maria Isabel Lenzi, historiadora e pesquisadora do Arquivo Histórico do Museu Histórico Nacional, considera relevante introduzir ao público sobre Gutierres. O fotógrafo caribenho foi importante para a história da fotografia do país no período colonial. Além dos registros disponibilizados na mostra, ele também retratou as tropas da Revolta da Armada e a guerra de Canudos, por exemplo.

“Apesar de ter sido um excelente fotógrafo, Juan Gutierrez não é muito conhecido do grande público. Suas fotografias da década de 1890 apresentam a cidade antes da reforma de Pereira Passos de modo que podemos visualizá-la de longe e também apreciar os pormenores de algumas construções, além de seus habitantes”, afirma Lenzi.

O acesso ao UIA2021RIO EXPO segue os protocolos de segurança necessários por conta da pandemia do novo coronavírus. Além de medidas de distanciamento e uso de máscara, o acesso é controlado e limitado.

Serviço

O Rio Antigo de Juan Gutierrez - Registros da Arquitetura da Cidade no Séc. XIX
Onde: Loja Conceito da UIA2021RIO EXPO. CasaShopping • Av. Ayrton Senna, 2150. Barra da Tijuca
Data: Até 17 de junho de 2021
Horário: Segunda a sexta, das 11h às 19h

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!