Tiradentes é uma cidade histórica no interior de Minas
Reprodução
Tiradentes é uma cidade histórica no interior de Minas




A Trilha dos Inconfidentes é um circuito turístico no interior de Minas Gerais que compõe as seguintes cidades: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São João del Rei, São Tiago e Tiradentes. A região se tornou importante por conta da Estrada Real, trajeto que ligava Minas ao litoral do Rio de Janeiro.

O circuito recebeu este nome por conta de um fato histórico: dentre os 23 inconfidentes mineiros, nove moravam na Comarca do Rio Mortes. No século 17, essa região começou a ser povoada devido à quantidade de minérios preciosos encontrada ali. Com sede na Vila de São João del Rei, a Comarca se tornou um importante centro político e administrativo de Minas e do Brasil. 

Hoje, o turista pode visitar as cidades que fazem parte do circuito e aproveitar a arquitetura do século 18, a culinária local e as expressões culturais, como artesanato e eventos tradicionais. Confira agora algumas cidades do circuito e suas principais atrações:

São João del Rei

São João del Rei possui um belo centro histórico
Reprodução
São João del Rei possui um belo centro histórico


A cidade fica a aproximadamente 185 km da capital Belo Horizonte, e abriga 700 prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Sendo a maior entre as suas vizinhas, São João del Rei possui mais museus, restaurantes e bares. O centro histórico preserva as construções antigas que datam do século 18, e as ruas estreitas de pedra. Além disso, o turista pode realizar uma viagem de trem até Tiradentes e aproveitar a bela vista no caminho. 

Você viu?

As principais igrejas da cidade são Igreja Nossa Senhora do Carmo, que começou a ser construída em 1787, a Catedral Nossa Senhora do Pilar, que foi construída em 1721 e a Igreja de São Francisco de Assis, uma obra de Aleijadinho que começou em 1774.

Tiradentes

Tiradentes faz parte da Trilha dos Inconfidentes
Reprodução
Tiradentes faz parte da Trilha dos Inconfidentes


O pequeno município tem cerca de 8 mil habitantes e permite ao turista conhecer todas as suas atrações em apenas um fim de semana. A cidade recebeu esse nome em homenagem ao alferes José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira. Além de seu valor histórico, Tiradentes possui inúmeras opções para quem deseja descansar e aproveitar a simplicidade do interior.

A cidade também é rica em eventos culturais durante o ano. São aproximadamente 15 festivais, como cinema, fotografia, motociclismo, congada, arte e gastronomia. Passeando pelo centro histórico, o turista pode visitar a Rua Direita, com lojas de artesanato, livrarias, ateliês e cafés. A Igreja do Rosário, do século 18, e a Igreja Matriz de Santo Antônio.

Barbacena

Barbacena fica no interior de Minas
Reprodução
Barbacena fica no interior de Minas


A cidade de Barbacena é conhecida como a Cidade das Rosas, por conta da grande produção de flores. E também como a Cidade dos Loucos, por ter abrigado o maior manicômio do país, assim relatado no livro “Holacausto Brasileiro”, da jornalista Daniela Arbex.

No Museu da Loucura, o turista tem acesso a documentos, textos, fotografias e objetos do Hospital Colônia de Barbacena, primeiro centro psiquiátrico do estado de Minas Gerais. Além disso, ainda há o Museu Municipal, com mobiliários do século 19, objetos que pertenceram a políticos notáveis, fotografias e itens titulares do Império.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!