Todos os anos, com a chegada do verão , os destinos turísticos do  Nordeste ficam ainda mais cobiçados. Praias, cachoeiras, cidades e atrações históricas – com  culinária típica e culturas tradicionais da região espalhadas por toda a parte – recebem turistas  vindos de todas as regiões do Brasil e do mundo.

Praia de Boa Viagem é um dos cartões postais de Pernambuco
Reprodução/ YouTube
Praia de Boa Viagem é um dos cartões postais de Pernambuco


Neste ano, por causa da pandemia, foram necessárias algumas mudanças para garantir a segurança dos turistas. Pernambuco é um dos estados que vem aplicando protocolos sanitários no turismo para conter o novo coronavírus e possibilitar lazer sem riscos. O estado é o primeiro na lista da  retomada do turismo nacional.

Só para o turismo, o governo de Pernambuco determinou  12 protocolos de segurança, para que a retomada aconteça de forma gradual e sem riscos. Além dos protocolos, a Secretaria de Turismo e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) lançou um selo, o Turismo Seguro , que é concedido às empresas e profissionais que apresentam todas as licenças de funcionamento em dia e se comprometem a respeitar os protocolos estaduais. 

Os protocolos e o selo vem dando tão certo que, somente em julho deste ano, quando a pandemia da Covid-19 começava a estagnar em Pernambuco, o turismo pernambucano cresceu 18,9%, em relação ao mês de junho, muito acima da média nacional, que foi 4,8%, segundo o IBGE. O dado coloca Pernambuco como o primeiro do Brasil na retomada do turismo .



“Fizemos um trabalho em conjunto com o trade turístico, que culminou na elaboração dos 12 protocolos de segurança para o turismo e no lançamento do selo Turismo Seguro. Isso foi essencial para conscientizar todo o empresariado local da importância dos protocolos na reativação do turismo do Estado”, declarou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco Rodrigo Novaes.

CONHEÇA ALGUNS DOS DESTINOS TURÍSTICO DE PERNAMBUCO:

Recife
A capital do estado tem paisagens de tirar o fôlego. Tem sol, mar, cultura, história e alta gastronomia. A  Praia de Boa Viagem é a principal da cidade. Com os arrecifes naturais, diversas piscinas naturais se formam, com águas mornas e cristalinas, ao longo da faixa de areia. Recife conta com várias opções de mergulho em naufrágio e passeios de barco pelos seus rios.

No Marco Zero, que fica no coração do Recife Antigo, o turista encontra história e cultura em todos os lugares. Os caboclinhos, macaratus e o frevo estão espalhadas por toda a cidade. Recife ainda fica perto de Olinda e Porto de Galinhas . Em pouco tempo, dá para visitar mais duas cidades turísiticas. A cidade é o terceiro polo gastronômico do Brasil e tem o maior centro tecnológico do Nordeste, o Porto Digital.

Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca
Divulgação/Secretaria de Turismo de Pernambuco/Guga Matos
Porto de Galinhas



Porto de Galinhas
Dentro do município de Ipojuca fica a praia de Porto de Galinhas que, há 10 anos, é considerada a melhor praia do Brasil. A praia fica dentro de uma vila charmosa, com muitas lojinhas, restaurantes e cafés. A apenas 43 Km do Recife, o lugar é ideal para quem gosta de aproveitar  o verão nas praias do Nordeste.

O mar permite esportes náuticos e forma muitas piscinas naturais. Uma rede hoteleira muito preparada, com alguns dos melhores resorts e pousadas do Estado estão em Porto. Por lá, o projeto Praia Sem Barreiras proporciona banho de mar assistido para deficientes ou os que têm mobilidade reduzida.Em Ipojuca também tem outras praias que valem a pena conhecer: Maracaípe, Serrambi são duas delas, principalmente para quem gostar de surfar.

Praia da Atalaia, Fernando de Noronha
Hans von Manteuffel/divulgação
Praia da Atalaia em Fernando de Noronha



Fernando de Noronha

O arquipélago é considerado território nacional anexado ao estado de Pernambuco. Por lá, os cuidados são ainda mais rígidos para garantir que o coronavírus não entre. Testes para a Covid-19 são exigidos na entrada . Patrimônio Mundial Natural, Noronha é formada pelo Parque Nacional Marinho e pela Área de Proteção Ambiental.

Nesse santuário ecológico dá para fazer trilhas, passeios de barco e mergulho.  O mar é verde-esmeralda e azul-turquesa de suas praias e baías, distribuídas entre o “mar de dentro” e o “mar de fora”. Não por acaso, a Baía do Sancho conquistou, mais de uma vez, o título de melhor praia do mundo (Traveler’s Choice).

Bonito
As  cachoeiras de Bonito são as grandes atrações da cidade. Dá para relaxar nas águas doces ou experimentar fazer rapel, tirolesa, arvorismo e voo de balão . A cachoeira mais famosa é a Véu de Noiva, com 32 metros de altura que atraem os que gostam e atividades radicais. Bonito também tem o maior teleférico do Nordeste, que faz uma viagem que dura 12 minutos.

Turistas praticando rapel em cachoeira de Bonito
GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Turistas praticando rapel em cachoeira de Bonito



Caruaru
Saindo do litoral e indo para o interior do estado , no agreste, encontra-se a cidade que os pernambucanos chamam de Capital do Forró . Caruaru tem uma forte produção cultural. É um polo econômico, acadêmico, cultural e turístico do agreste. O atrativo mais famoso é a feira livre, cantada por Luiz Gonzaga. A feira é Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Caruaru é ainda terra do artesanato em barro, e tem, na região do Alto do Moura, o maior centro de artes figurativas das Américas, título concedido pela Unesco. O bode assado é um prato famoso por lá.

Esta matéria é parte de uma série que o iG Turismo preparou sobre destinos nacionais na retomada do Turismo. Na próxima semana falaremos sobre mais destinos no Nordeste. Aguarde e confira.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!