Se você quer fugir do calor, aproveitar uma cidade charmosa, com arquitetura interessante e deliciosa gastronomia sem ir muito longe de São Paulo, a dica é passar o  Natal em Campos do Jordão.

Leia mais: 7 dicas do que não fazer em Campos do Jordão para evitar estresse na viagem

Natal em Campos do Jordão
shutterstock
Natal em Campos do Jordão

Cidade de temperaturas muitas vezes negativas, Campos do Jordão é também chamada "Suíça brasileira". E no Natal, cerimônias mais tradicionais e atrações diversas invadem o local, que acaba por se tornar um destino comum da época. Veja a seguir as melhores opções para curtir o clima natalino:

1. Natal dos Sonhos

Decoração do Natal dos Sonhos, em Campos do Jordão
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campos do Jordão
Decoração do Natal dos Sonhos, em Campos do Jordão


Realizado pela Fundação Lia Maria Aguiar em conjunto com a Prefeitura Municipal, o Natal dos Sonhos enfeita várias partes da cidade e conta com uma séries de eventos culturais. Desde o dia 15 de novembro, com a chegada do Papai Noel e o acendimento das luzes de Natal, as comemorações já estão acontecendo, e vão até o dia 5 de janeiro de 2020.

A decoração tem Papais Noeis, duendes, renas, soldadinhos de chumbo, bonecos de neve, anjinhos e estrelas, e um dos seus pontos principais é a Praça de Abernéssia.

Integrando a programação do "Natal dos Sonhos", ocorrerá neste sábado (21) a "Corrida Iluminada de Natal", uma corrida de rua de 6 km com a largada na Praça do Capivari. Além das categorias adulto (às 18h30) e infantil (às 16h30), os cachorros também podem participar (às 18h)! Ao final, todos são recepcionados pelo Papai Noel. 

Outra atração é "Um Show de Natal", prevista para o dia 22 de dezembro, às 11h, na Concha Acústica, localizada no Centro Turístico da cidade. 

Para a véspera do Natal, em 24 de dezembro, estão marcadas apresentações da Orquestra Regional de Campos do Jordão, às 15h, e do Coro Infantojuvenil, às 16h, também na Concha Acústica. 

2. Trem do Papai Noel 

Papai Noel distribuindo balas no trem.
Divulgação/EFCJ
Papai Noel distribuindo balas no trem.

No dia 22 de dezembro, acontece o Trem do Papai Noel , promovido pela Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), em Campos do Jordão e em Pindamonhangaba, que fica na região metropolitana de São Paulo. São duas viagens por dia em cada cidade com decoração natalina, balas para crianças e a presença do Papai Noel por todo o caminho.

O custo é de R$12 e o trajeto dura uma média de 30 minutos. O horário de saída do trem é às 15h e  às 16h, da estação Emílio Ribas até a estação Abernéssia, de onde voltará. 

Já no dia de Natal (25), a EFCJ promove o Trem de Natal. A diferença dele para o Trem do Papai Noel é que nesse caso, não há a presença do bom velhinho. Não é permitido realizar reservas para o passeio e crianças de colo não pagam. Os ingressos são obtidos na própria estação.

3. Parada de Natal no Parque Capivari

Parada de Natal, em Campos do Jordão
Divulgação/PMCJ
Parada de Natal, em Campos do Jordão

A parada de Natal é um desfile de muita tradição em Campos do Jordão, que esse ano será no Parque Capivari. Repleto de figurinos coloridos e chamativos, coreografias e interações com o público, o desfile promete trazer o clima natalino através do tema "O Quebra Nozes". 

Leia mais: Quer aproveitar o melhor da alta gastronomia? Campos do Jordão pode ser opção

É importante lembrar que para participar da Parada, não precisa pagar. Nos dias 21 e 22 (sábado e domingo), não haverá desfile, mas, sim, a presença do Papai Noel (das 15h às 21h), enquanto nos dias 23 (segunda) e 28 (sábado) haverá tanto o desfile (às 20h) quanto a presença do bom velhinho, no mesmo horário dos outros dias.

4. Boulevard Geneve

Decoração da galeria Boulevard Geneve
Divulgação/Boulevard Geneve
Decoração da galeria Boulevard Geneve

Essa galeria ganha um toque especial no Natal: como em alguns lugares portugueses, sombrinhas coloridas decoram a Boulevard Geneve. O charme é ainda maior no período da noite, quando luzes de LED iluminam as cores presentes nas sombrinhas.

Para aqueles que adoram tirar fotos e postar nas redes sociais, esse é o ponto perfeito. Além disso, se alguém precisar fazer uma parada para tomar um café ou comer um docinho, não vai se decepcionar. É uma galeria conhecida por "ter de tudo" e animais domésticos são aceitos.

A decoração especial de Natal exposta até o dia 5 de janeiro. 

5. Festival Gastronômico das Frutas Vermelhas

Prato feito com frutas vermelhas
Reprodução/guiadecamposdojordao.com.br
Prato feito com frutas vermelhas





 Se você quer se deliciar com as melhores receitas envolvendo frutas vermelhas, essa é uma ótima pedida. O Festival Gastronômico das Frutas Vermelhas é promovido pelo grupo Cozinha da Montanha e acontece até o dia 5 de janeiro. 

A ideia é que vários chefs, de diversos restaurantes, inovem e usem a criatividade na hora de fazer seus pratos. O Toribinha Bar&Fondue, por exemplo, está participando do festival. 

Ainda sem ideia para as férias? Veja o que fazer no interior de São Paulo

Além de Campos do Jordão, o evento cresceu para abranger também municípios vizinhos, como Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. Esse movimento representa o sucesso dos produtos regionais e pratos deliciosos para os turistas que vão curtir o Natal em Campos do Jordão



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!