Holambra é conhecida como a cidade das flores, não apenas por ser a maior produtora de flores do Brasil, mas também por sediar a Expoflores, maior exposição de plantas ornamentais da América Latina. Mas o destino também é uma ótima pedida para o Natal, para quem busca uma viagem curta saindo de São Paulo. 

Leia mais: Descubra o que fazer em Holambra, um pedaço dos Países Baixos no Brasil

Festival Noeland, em Holambra
Reprodução/Juliana Lazarini
Festival Noeland, em Holambra


A cidade está a apenas 140 km da capital paulista - o que permite até um bate e volta para o interior - e está no clima do Natal. A atração por lá é a festa Noeland. Veja tudo o que acontece por lá e aproveite Holambra ao máximo no final do ano. 

O que é a Noeland?

A Noeland é um evento que acontece esse ano pela terceira vez na cidade. Nesta temporada ela é realizada pelos mesmos organizadores da Expoflora e, por isso, acontece no Parque da Expoflora e conta com várias novidades.

De 29 de novembro a 29 de dezembro (de sextas a domingos), o parque estará completamente decorado no clima de Natal . A Noeland conta com apresentações de grupos de dança e coral e com a presença de personagens natalinos como Urso Polar, Soldadinho de Chumbo e Biscoito de Gengibre. A festa oferece ainda um minissítio e um parque de diversões.

Urso Polar, Papai Noel e Soldadinho de Chumbo
Reprodução/Juliana Lazarini
Urso Polar, Papai Noel e Soldadinho de Chumbo


Para os que querem conhecer melhor sobre a cidade, haverá um passeio com city tour pela antiga colônia holandesa, passando ainda por bonitos canteiros de flores.

Receitas diferenciadas também podem ser encontradas nos restaurantes da região. Algumas das opções são: kerstbanquet (baguete recheado), stolen (pão de Natal), kerst ijs (taça com duas bolas de sorvete de creme untada com caramelo toffee), stroopwafels de caramelo, com várias opções de cobertura e sorvetes de panetone, chocotone e rabanada. 

Kerst Ijs, doce especial holandês.
Reprodução/Divulgação
Kerst Ijs, doce especial holandês


Destaques da Noeland

Os pontos mais atrativos para os visitantes que irão curtir o Natal em Holambra são:

1. Villarejo da Noeland

Decoração do Villarejo da Noeland
Reprodução/José Francisco Pácola
Decoração do Villarejo da Noeland


O Villarejo da Noeland tem um espaço equivalente a meio campo de futebol, com mais de 50 mil itens de decoração natalina , fora os 150 pinheiros artificiais iluminados com LED.

Os visitantes que chegam ao espaço são recepcionados por duendes e apresentados a três ambientes cenográficos. O primeiro ambiente trata-se do Zoo da Neoland e apresenta bichos como girafas, ursos, elefantes e tigres, além de brinquedos de madeira. A princesa do Natal, Natali, também está presente no lugar, animando e distraindo as crianças.

Animais de madeira no Zoo da Noeland
Reprodução/José Francisco Pácola
Animais de madeira no Zoo da Noeland

O segundo cenário, bastante tradicional, mostra um carrossel, um presépio e até um urso enorme chamado Blá Blá. Outra presença confirmada é a de Noelito, a versão criança  do Papai Noel. 

Noelito, versão infantil do Papai Noel
Reprodução/Carolina Zia
Noelito, versão infantil do Papai Noel


Finalmente, o terceiro é denominado de "os Alpes" e busca representar o Polo Norte, com muita neve, renas e até mesmo bonecos de neve. Um trenzinho e a piscina de bolinhas completam a diversão.

Cenário do espaço
Reprodução/José Francisco Pácola
Cenário do espaço "Os Alpes"


Em todos esses espaços, ocorre a apresentação dos personagens por uma hora. Para as crianças, há oficinas em que podem escrever cartinhas ao Papai Noel, ou ainda oficinas de slime. Uma opção para os pequenos também é a brincadeira de "caça ao tesouro".

Na área aberta do parque, 400 árvores estão decoradas com mais de 200 mil microlâmpadas de LED. A decoração do local foi feita por Silvia Doreto, da Thematic.

2. Jardins em festa

Jardins em Festa no festival Noeland
Reprodução/Juliana Lazarini
Jardins em Festa no festival Noeland


Essa atração conta com 12 espaços coordenados pela decoradora Karina Taccola, em que são sugeridas opções de decoração natalina em ambientes externos e internos. Estão ali jardins, quintais, espaços gourmet e áreas de lazer em geral, além de mesas decorativas voltadas para as festas do fim de ano. 

Produtores de Holambra indicam também as melhores tendências de flores e plantas ornamentais para o fim de ano. As plantas suculentas são as preferidas para decoração de Natal, pois exigem menos cuidados e são perfeitas para montar a árvore natalina. As coquedamas também dão um ar de criatividade para os enfeites. Entre as novidades, estão as plantas “Make-Upz” holandesas, a coleção “no water flowers” (flores sem água) e echeverias flutuantes.

Leia mais: 15 passeios bate e volta saindo de São Paulo

A infraestrutura do local conta com posto médico, sanitários, fraldários, bebedouros, além de caixa eletrônico e locais sombreados para descansar. Lojas de artigos de decoração natalinos também estarão presentes, junto a 23 estandes de mercadorias variadas. 

3. Casa do Papai Noel 

Casa do Papai Noel
Reprodução/José Francisco Pácola
Casa do Papai Noel


Para as crianças que esqueceram de fazer alguma observação em suas cartinhas ou que desejam apenas abraçar o bom velhinho, esse é o momento! Em sua casa, o Papai Noel receberá os pequenos e estará de braços abertos para ouvir seus pedidos de Natal. 

4. Apresentações culturais e interativas 

A Noeland ainda conta com diversas apresentações nos Palcos Magia de Natal e Música na Praça e no espaço Janelas da Praça. Veja detalhes e agenda:

Nos palcos, acontecerão diariamente apresentações de teatro, música ao vivo, danças holandesas, flash mob , entre outras atividades. Em relação ao espaço Janelas da Praça, a programação é de apresentações do coral natalino , que ocorrem das 20h às 22h às sextas, e das 18h às 20h aos sábados e domingos.

O palco Magia de Natal conta ainda com os "momento mágicos", que acontecem às 19h e às 22h30, quando neve artificial cai ao redor. Já no palco Música na Praça, das 16h às 23h30, tem música ao vivo.

5. Parque de diversões

Parque de diversões do Festival Noeland
Reprodução/Juliana Lazarini
Parque de diversões do Festival Noeland

Essa é uma alternativa que pode agradar tanto as crianças quanto os adultos. Alguns brinquedos, como dois "Chapéus Mexicanos", tem versões mini, justamente para atrair todas as idades. Outros brinquedos que podem ser encontrados no parque são o "Trem Peppy", os trenzinhos "Branco" e "Circus", a "Xícara" e o "Táxi", os carrosséis "Medieval" e "Giostrino", a "Lancha", o "Tiro ao Alvo", o "Pesca Sapo" e o "Jumper". 

6. Minissítio 

Minissítio do Festival Noeland
Reprodução/José Francisco Pácola
Minissítio do Festival Noeland

Para fechar os passeios de Natal em Holambra , há o minissítio, uma opção instigante para aqueles que se interessam pela vida do campo, além do público infantil em geral. Com cerca de 30 animais de pequeno porte, o local conta com carneiros, éguas, cavalos, vacas, porcos, galinhas e coelhos. Os pôneis também marcam presença e são mais uma opção de passeio.

Leia mais: 10 destinos nacionais que estão em alta no momento para viajar com a família

A pequena fazenda tem tratores, charretes e até carros-de-bois em miniatura, além da escultura de um cavalo em tamanho real, ótimo para quem gosta de registrar a viagem com belas fotografias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!