Capitólio fica no Estado de Minas Gerais e está sendo chamada de "paraíso perdido". A cidade fica a algumas horas de São Paulo e Belo Horizonte e é uma opção para quem quer fugir das "selvas de pedra" em busca de aventura e opções de ecoturismo. 

Leia também: Conheça 5 destinos nacionais em que o principal atrativo é a natureza

Capitólio é uma cidade de Minas Gerais que é uma boa aposta para o ecoturismo  por contar com belos lagos e cachoeiras
Reprodução/Secretaria de Turismo de Capitólio
Capitólio é uma cidade de Minas Gerais que é uma boa aposta para o ecoturismo por contar com belos lagos e cachoeiras


O turista que desembarcar em Capitólio vai encontrar uma cidade com lagos, cachoeiras, rios, cânions e locais cercados de verde ideais para fazer trilhas. De acordo com o diretor executivo do site Encontre Sua Viagem , o destino é ideal para uma viagem rápida e de quatro a cinco dias, pois nesse período é possível conhecer muitas atrações.

Para o especialista, os melhores períodos do ano para visitar o destino são de março a maio e de setembro a novembro, pois o clima é mais seco e as temperaturas mais amenas – principalmente à noite. Já em dezembro, janeiro e fevereiro faz bastante calor, mas chove muito, isso significa que os cuidados com as trombas d'água deve ser redobrado.

“No geral, creio que novembro e março são os melhores meses para conhecer Capitólio, pois possui bons preços e boas temperaturas”, indica Henrique. Bom, mas quem quiser visitar a cidade em junho pode aproveitar para curtir o período de festa junina, já que essa festa típica é bem popular na região e costuma agradar os turistas.

Leia também: Natureza, belas paisagens e calmaria: 10 ilhas remotas para visitar em 2019

Como a cidade fica na região sudeste, ela acaba atraindo turistas de São Paulo, Rio de Janeiro e de outras cidades de Minas Gerais . A distância entre São Paulo e a cidade mineira é de pouco mais de 450 km, são quase seis horas de viagem. Já de Belo Horizonte, capital mineira, o destino fica a cerca de 281 km, sendo necessário umas quatro horas de viagem. Do Rio de Janeiro, a distância ultrapassa 640 km e são necessários mais de oito horas de viagem.  

O destino é ótimo para uma quem quer fazer uma viagem rápida nas férias ou em algum feriado prolongado, pois é possível ir de carro. Para ajudar preparar o roteiro com as principais atrações , Henrique indica o que fazer em cinco dias de viagem para o turista aproveitar ao máximo. Confira!

1º dia – Ida

Como Capitólio é um destino um pouco longe, o ideal é tirar um dia para fazer a viagem com mais calma
shutterstock
Como Capitólio é um destino um pouco longe, o ideal é tirar um dia para fazer a viagem com mais calma


O turista, independente se está saindo de São Paulo, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro, vai pegar um bom tempo de estrada, então o indiciado é tirar um dia da viagem para cair na estrada, partindo de manhã para chegar ao destino até o fim da tarde. Dessa forma, é possível descansar a noite para curtir no dia seguinte.  

2º dia – Passeios populares em Capitólio

O Mirante dos Cânions é uma das principais atrações de Capitólio por proporcionais uma vista incrível para os turistas
Reprodução/Secretaria de Turismo de Capitólio
O Mirante dos Cânions é uma das principais atrações de Capitólio por proporcionais uma vista incrível para os turistas


Comece o dia tomando um café da manhã reforçado para ir conhecer as primeiras atrações. A dica de Henrique é começar o passeio pela Hidrelétrica de Furnas, em que é possível ver como essa grandiosa construção funciona em meio a natureza. Outra sugestão é conhecer um dos cartões postais mais famosos da cidade: o Mirante dos Cânions.

Para chegar ao mirante, é preciso fazer uma pequena trilha que vale super a pena, pois a vista é de tirar o fôlego. Lá do alto, é possível ver o Lago de Furnas verdinho cercado por grandes rochas. Perto da atração há cachoeiras em que o turista pode entrar e curtir nos dias de calor. Para o final da tarde, aposte em algo mais tranquilo como visitar o chalé dos Queijos e casa do artesanato.

Entre um passeio e outro você vai encontrar lugares para almoçar e jantar. Depois de um dia de passeios, é hora de voltar para o hotel e se preparar para o terceiro dia.

3º dia – Passeio de lancha

Durante indicado passeio de lancha em Capitólio, uma das paradas é a belíssima Lagoa Azul
Reprodução/Secretaria de Turismo de Capitólio
Durante indicado passeio de lancha em Capitólio, uma das paradas é a belíssima Lagoa Azul


Novamente, a dica é começar o dia com um café da manhã reforçado. A dica de Henrique é ir novamente ao Lago de Furnas, mas dessa vez não para admirá-lo do alto, mas sim para vê-lo de perto. Para isso, você pode realizar um passeio de lancha com duração de duas ou quatro horas, isso é o turista quem escolhe.  

Durante o passeio são feitas paradas que geralmente acontecem na Lagoa Azul, no Vale dos Tucanos e em Cascatinha, todos são pontos em que o turista tem a opção de descer da lancha e nadar nas águas límpidas da região. Como esse passeio é mais extenso, depois você pode fazer algo mais tranquilo, como ir passear no centro da cidade e comer por lá.

4º dia – Trilha

Na Trilha do Sol, em Capitólio, o viajante pode fazer paradas em locais para dar um mergulho e relaxar
Reprodução/TripAdvisor
Na Trilha do Sol, em Capitólio, o viajante pode fazer paradas em locais para dar um mergulho e relaxar


No quarto dia, é possível explorar mais do ecoturismo em Capitólio. Segundo o diretor executivo do Encontre Sua Viagem, a Trilha do Sol é muito indicada para quem gosta de trekking e cachoeira. “É um complexo em meio a natureza com lindas cachoeiras, são elas: Do Grito, que tem uma queda alta e espaço para banho; Poço Dourado, onde a luz reflete na água deixando uma coloração dourada; e No Limite, que tem um escorregador natural”, fala.

O passeio é longo, mas no caminho há paradas que não tornam a trilha cansativa e é possível encontrar lugares para comer no percurso. Você vai ver como passar um dia em meio a tantas belezas naturais é algo revigorante.

5º dia – Retorno

O viajante pode aproveitar o último dia para visitar algum outro lugar que deseja conhecer em Capitólio como a Pedreira
Reprodução/Secretaria de Turismo de Capitólio
O viajante pode aproveitar o último dia para visitar algum outro lugar que deseja conhecer em Capitólio como a Pedreira


No quinto dia, acorde cedo para poder se despedir desse paraíso situado em Minas Gerais. Aproveite o tempo livre para conhecer alguma atração local ou fazer um passeio curto pela cidade. No início da tarde, é aconselhado já começar a se preparar as coisas para o retorno.

Leia também: Estado de Minas Gerais mistura belezas naturais com história e modernidade

Por ser uma cidade que está ganhando um grande destaque turístico, Capitólio possui uma infraestrutura para receber os viajantes e conta com muitas opções de hospedagens para atender os turistas de diferentes perfis, sendo possível encontrar hotéis, chalés, hostels e até ecoresorts com piscina e muita área verde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!