Você tem vontade de conhecer o Brasil, mas não sabe por onde começar? Nada como uma boa lista para te ajudar! O site de viagens TripAdvisor, que recebe avaliações de destinos em todo o país e no mundo, divulgou essa semana um ranking com os 10 melhores lugares para turistar pelo Brasil e os principais atrativos dessas localidades.

Leia também: Os 10 melhores destinos para passar as férias e seus hotéis mais baratos

Está pronto para arrumar as malas e explorar o Brasil ? Confira os 10 melhores destinos nacionais e por que eles merecem ser visitados:

1. Rio de Janeiro, RJ

O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar estão entres os pontos turísticos mais famosos do Brasil e do mundo
Divulgação
O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar estão entres os pontos turísticos mais famosos do Brasil e do mundo


No topo da lista está a “cidade maravilhosa”, o Rio de Janeiro. Com as praias entre as mais belas do mundo e muito agito, o destino recebe milhares de turistas todos os anos. Não à toa, a cidade também integrou a lista dos 25 melhores destinos turísticos do mundo, também segundo a TripAdvisor, representando o Brasil.

Não deixe de turistar pelos pontos mais clássicos do Rio de Janeiro: visite o alto do Morro do Corcovado, a mais de 700 metros de altitude, e veja o Cristo Redentor; faça um passeio de bondinho pelo Pão de Açúcar e conheça o Maracanã, estádio de futebol que é também palco de shows e festas.

Outras atrações, mais verdes, são o Jardim Botânico, famoso por suas palmeiras imponentes, abrigando mais de 50 hectares de puro verde, e o Palacete do Parque Lage, com direito a piquenique nos enormes jardins que envolvem a construção.

Outros passeios incríveis são o AquaRio, o maior aquário da América do Sul, que chega a abrigar mais de 350 espécies diferentes de animais marinhos, e a Lagoa Rodrigo de Freitas, palco de campeonatos de remo, que também oferece passeios de pedalinho.

Tudo isso sem contar no agito da vida noturna na cidade, com bares na Lapa e festas espalhadas em todas as regiões. 

2. Gramado, RS

A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo é um dos principais pontos turísticos de Gramado
shutterstock
A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo é um dos principais pontos turísticos de Gramado


Em segundo lugar vem Gramado, no Rio Grande do Sul. Calma e suave, ela é bastante procurada no período no frio, mas oferece atrações o ano inteiro, além de apresentar uma paisagem nostálgica entre tantas colinas.

As opções de passeios são muitas: você pode andar de trem Maria Fumaça e conhecer a região da Serra Gaúcha, onde são produzidos vinhos e espumantes; passear pelo centro da cidade e se deliciar com a gastronimia local, com a fartura dos cafés coloniais e as tentações dos foundies.

Outros pontos turísticos da ciadade são o Lago Negro, onde você pode andar de pedalinho; o Mini Mundo, local que reúne miniaturas de pontos conhecidos de todo o mundo; e a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.

3. Porto Seguro, BA

Porto Seguro é um destino procurado por quem quer festa, mas também por quem quer passeios tranquilos
Divulgação/Hotel Urbano
Porto Seguro é um destino procurado por quem quer festa, mas também por quem quer passeios tranquilos

Porto Seguro é outra cidade de belas e famosas praias, como a Praia de Taperapuã, local de bons shows e de águas cristalinas; o Arraial d’Ajuda, repleta de restaurantes e bares servindo frutos do mar; e a Praia do Espelho, que na verdade fica a poucos quilômetros de distância da cidade, mas vale a visita por parecer um verdadeiro espelho natural.

Outro lugar obrigatório no roteiro por Porto Seguro é o Centro Histórico. Se você gosta de história e quer mergulhar no passado do Brasil, vai se apaixonar. A região é tombada como patrimônio histórico e ali fica o Marco Zero do Descobrimento (1503). O centro há várias casinhas, igrejas e museus, além do famoso farol, um dos principais cenários de fotos da região.

Se você conhece alguém que já foi para Porto, pode ser que já tenha ouvido falar da Passarela do Álcool. É o ponto mais popular da cidade à noite, repleto de barracas vendendo bebidas e artesanato. Apesar do clima de balada, é um programa indicado para pessoas de todas as idades, incluindo famílias com crianças.

4. Jijoca de Jericoacoara, CE

A Praia de Pedra Furada é outra das mais lindas de Jijoca de Jericoacoara
shutterstock
A Praia de Pedra Furada é outra das mais lindas de Jijoca de Jericoacoara


Jijoca de Jericoacoara, também conhecida como Vilarejo de Jericoacoara, reserva uma viagem única. Até mesmo o jornal "Washington Post" já elegeu a praia de Jeri como uma das mais bonitas do mundo.

A marca registrada da vila é a majestosa Duna do Pôr-do-Sol, um pequeno monte de areia no canto esquerdo da enseada que parece estar em permanente posição de desafio ao mar. O vento também é suficiente para atrair legiões de windsurfistas e kitesurfistas do mundo inteiro, de agosto a dezembro.

O vilarejo ganhou pousadas charmosas e restaurantes cosmopolitas. Com conforto e charme, Jeri passou a receber mais e mais visitantes.

Jericoacoara também atrai gente festeira e um pessoal que vem dar bom uso a seus poderosos jipões ou curtir a piscina privativa da varanda do seu quarto de hotel. O local se tornou a Morro de São Paulo do Ceará; a Trancoso do Ceará; a Búzios do Ceará. Se você passou por lá há mais de dez anos, talvez sinta falta de quando Jeri era apenas a Jericoacoara do Ceará.

5. Ipojuca, PE

Em Ipojuca, os corais formam piscinas naturais pela praia de maré tranquila
shutterstock
Em Ipojuca, os corais formam piscinas naturais pela praia de maré tranquila


Ipojuca é um daqueles lugares onde passado e presente se misturam tão harmoniosamente que por mais que você esteja em um dos luxuosos hotéis ou resorts de padrão internacional ainda é possível imaginar os holandeses chegado por mar, os navios atracando nos portos de Suape e Galinhas ou seus ricos engenhos de cana-de-açúcar.

As maiores atrações são as praias, principalmente pelas piscinas naturais formadas pelos corais na maré baixa, com águas mornas sempre muito azuis. Além disso, tem praia para quem quer ficar tranquilo na maresia e também para quem quer surfar em ondas radicais.

As principais são a Praia de Muro Alto, cercada por área de reserva da Mata Atlântica; a Praia da Gamboa, que é mais deserta e tem águas cristalinas; a Praia do Cupe, onde acontecem vários campeonatos de surfe, e a Praia de Maracaípe, perto da foz do Rio Maracaípe e mais indicada para surfistas.

Leia também: Dicas de passeios para curtir três dias em Porto de Galinhas

6. São Paulo, SP

A Catedral da Sé fica bem no centro de São Paulo e tem capacidade para oito mil pessoas
Divulgação/Via Lumina
A Catedral da Sé fica bem no centro de São Paulo e tem capacidade para oito mil pessoas


Após tantas opções no litoral, um destino totalmente urbano na lista. A selva de pedra paulistana é uma das maiores cidades do país e pode até parecer comum aos moradores, mas, aos olhos dos turistas, reserva muito para se descobrir.

O Parque do Ibirapuera é bem popular entre os moradores, principalmente aos finais de semana, em que pessoas de todas as idades vão curtir o espaço verde. Por lá você pode andar de bicicleta, skate, patins, caminhar, correr, fazer piquenique e aproveitar atrações, como o planetário. O parque já foi eleito recentemente pelo jornal britânico "The Guardian" como o melhor do mundo.

São Paulo é característica também por ainda apresentar grandes casarões e construções antigas, até mesmo centenárias, com uma arquitetura bastante diferenciada.  Além disso, existem vários pontos históricos pelo centro, como a Catedral da Sé e o Mosteiro de São Bento.

A capital também tem uma grande variedade de museus, e o principal deles é o MASP (Museu de Arte de São Paulo), projetado por Oscar Niemeyer. Outros museus ricos em cultura são a Pinacoteca, o Catavento, o IMS (Instituto Moreira Salles) e o MIS (Museu de Imagem e Som), que são clássicos passeios até mesmo para quem já visitou.

7. Campos do Jordão, SP

Labirinto de arbustos do Amantikir Garden, em Campos do Jordão, é um dos locais mais característicos da cidade
Divulgação
Labirinto de arbustos do Amantikir Garden, em Campos do Jordão, é um dos locais mais característicos da cidade


Campos do Jordão, considerada a Suíça brasileira por herdar fortes traços da arquitetura do país europeu, é um destino muito visitado no frio. O Festival de Inverno está entre os grandes atrativos da região, mas o que poucos sabem é que, fora de temporada, o destino também é muito interessante.

A cidade pode ser perfeita para conhecer junto de seu par, mas também conta com atrações cheias de aventura. Você pode praticar arvorismo, fazer passeio a cavalo, praticar bikepark e descer de tirolesas.

Também tem muita cultura em Campos, e o maior exemplo é o Palácio Boa Vista, que abriga grande acervo artístico e cultural, com mobiliários dos séculos XVII e XVIII e outras antiguidades, esculturas, peças decorativas, objetos religiosos e obras de artistas contemporâneos.

Os amantes de natureza podem admirar os jardins do Amantikir, o parque conta com 22 jardins com plantas de vários países e um labirinto de arbustos, indicado para meditação.

8. Foz do Iguaçu, PR

É possível admirar as belezas naturais das Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro e do lado argentino
shutterstock
É possível admirar as belezas naturais das Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro e do lado argentino


O destino é muito popular entre brasileiros e estrangeiros por suas majestosas quedas d’água. As Cataratas do Iguaçu são um lugar paradisíaco, que faz o turista mergulhar no que há de mais essencial no meio ambiente. Para explorá-lo há basicamente três formas: caminhando, de helicóptero e de barco.

Para conhecer ainda mais a natureza, no Parque das Aves, bem em frente onde começam os tours pelas cataratas, você pode ver aves das mais diversas espécies e até entrar em viveiros com elas (tome cuidado para não levar um rasante!).

Foz do Iguaçu também é interessante por se localizar na divisa com Paraguai e Argentina. Vale a pena dar um pulinho até nossos vizinhos. 

9. Florianópolis, SC

A Ponte Hercílio Luz, apesar de estar interditada, é um dos cartões postais de Florianópolis
shutterstock
A Ponte Hercílio Luz, apesar de estar interditada, é um dos cartões postais de Florianópolis


Carinhosamente chamada de Floripa por muitas pessoas que costumam visitá-la e por seus moradores, Florianópolis é um local cheio de charme. Como se isso não bastasse, a cidade ostenta o título de melhor qualidade de vida do Brasil. Em Florianópolis, o moderno se une ao histórico, em uma combinação harmoniosa também com as inúmeras belezas naturais.

Para começar, as praias são excepcionais, e as mais incríveis são Praia da Joaquina, Praia Mole, Jurerê, Lagoinha e a Praia da Galheta. Vale a pena pegar uma chalana para conhecer as ilhas, outras praias e ver pontos históricos. Já na Lagoa da Conceição, você pode praticar windsurfe, vela, kitesurfe, andar de jet ski, entre outras modalidades. 

À noite, quando a Ponte Hercílio Luz é acesa, ganha vida o maior cartão-postal de Florianópolis. A ponte está interditada para carros e pedestres desde 1982, mas ainda é a cara da cidade e ostenta o tombamento pelo Patrimônio Histórico e Artístico. 

Existem também vários mirantes com vistas impecáveis, como o Mirante Manoel de Menezes, no Morro da Lagoa, e o Mirante Ponto de Vista, no alto do Morro da Barra e na direção oposta do primeiro.

10. Curitiba, PR

O Jardim Botânico, estufa que abriga espécies de plantas que são referência nacional, é uma das atrações de Curitiba
Divulgação
O Jardim Botânico, estufa que abriga espécies de plantas que são referência nacional, é uma das atrações de Curitiba


Curitiba é sinônimo de arte, música e natureza. Na cidade, acontece um dos festivais de teatro mais importantes do país: o Festival de Curitiba, no mês de março. Ela também tem atrações clássicas, com diversos cartões-postais. 

Um deles é o Jardim Botânico, inaugurado em 1991 e um dos pontos mais visitados em Curitiba. Em uma estufa metálica são abrigadas espécies botânicas que são referência nacional, rodeada por jardins criados no estilo francês. O local abriga, ainda, um museu com espaço para exposições, biblioteca e auditório.

Outro é a Ópera de Arame, que tem estrutura tubular e teto transparente. A grande atração é a passarela elevada, sobre um lago de 7.200 metros quadrados, que dá acesso ao teatro. Os mais medrosos não devem olhar para baixo, pois o lago está visivelmente sob os pés dos visitantes. A Ópera de Arame, que possui acesso para deficientes físicos, integra o Parque das Pedreiras, assim como o Espaço Cultural Paulo Leminski. 

Os parques também são incríveis, lugares onde a população se conecta com a natureza. Os maiores são o Parque Barigui, onde também há o Museu do Automóvel, a Casa da Leitura, o Teatro Maria Fumaça, Parque de Exposições e Centro de Convenções, o Parque Tanguá, que tem uma formação rochosa indescritível e uma vista perfeita para a natureza.

Passeie também pelo centro da cidade e conheça uma feirinha de artesanato enorme, com produtos bem diversos. Lá, você também vai encontrar bares e restaurantes com culinária excelente. 

Quando se trata de cultura, o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho, é um dos mais famosos do Brasil, com uma arquitetura única e exposições extraordinárias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!