Porto de Galinhas é um paraíso no Nordeste brasileiro, com 18 km de litoral. É um destino imperdível para quem busca um mar calmo, com águas mornas e translúcidas. Os turistas estão em peso na região, mas ainda existe uma tranquilidade inexplicável, especialmente em praias mais afastadas do centro.

Leia também: Porto de Galinhas lidera os destinos mais procurados pelos brasileiros

Em comemoração de 4 meses de namoro, Fátima Bernardes e Túlio Gadêlha decidiram viajar para Porto de Galinhas
Reprodução/Instagram/fatimabernardes
Em comemoração de 4 meses de namoro, Fátima Bernardes e Túlio Gadêlha decidiram viajar para Porto de Galinhas


O local conquistou um dos casais queridinhos do momento, Fátima Bernades e Túlio Gadêlha. Eles escolheran Porto de Galinhas para uma viagem em comemoração aos quatro meses de namoro. 

E para quem seguir o exemplo do casal e também curtir uma viagem a dois para esse destino, conhecido como oásis pernambucano, reunimos dicas de passeios para um roteiro de três dias e três noites pelo local.

1. Passeio pela vila de artesanato

Os produtos de artesanato são dos mais coloridos e diversos, incluindo as galinhas caricatas
shutterstock
Os produtos de artesanato são dos mais coloridos e diversos, incluindo as galinhas caricatas


No primeiro dia, se chegar ao local já na parte da tarde e estiver cansado do voo, uma boa opção para se ambientar é caminhar pela vila. Além de restaurantes com cardápios de frutos do mar apetitosos, aqui se concentram as lojinhas de artesanato.

Pelo caminho você encontrará as galinhas gigantes de raiz de coqueiro, feitas pelo artista Carcará, que é o mais famoso na região. O ateliê do escultor fica mais ao norte da vila de artesanato, perto da Praia do Cupe.

Contudo, não é só ele que enfeita a vila com sua arte, até mesmo o SEBRAE, serviço de apoio a pequenas empresas, tem um projeto que incentiva a economia local ao artesanato.

2. Praias

A Praia de Muro Alto tem águas calmas e perfeitas para andar de barco a remo
Sabrina Duran
A Praia de Muro Alto tem águas calmas e perfeitas para andar de barco a remo


Separamos um dia totalmente dedicado para as praias, tanto para quem quiser deitar na areia e pegar um sol quanto pra quem  preferir mergulhar e até surfar. A variedade de praias é muito grande e você pode escolher qual é a sua preferida, de norte a sul. 

Muro Alto, por exemplo, é bem deserta, já que está afastada do centro comercial, sendo desfrutada por hóspedes e donos de hotéis no local. O jeito mais comum de se chegar a essa praia é de carro ou moto. As águas são calmas e rasas, pois as ondas quebram nos arrecifes e deixam uma parte da água represada. Dá para fazer stand up paddle, esporte que consiste no remo de pé em cima de uma prancha, sem problemas. 

Enquanto isso, nas praias Borete e Cupe as ondas quebram com mais força, tornando-se um lugares perfeitos para o surfe. Para completar a paisagem, a água é cristalina, com pedras e conchas ao fundo. Já no momento que a maré está baixa, ocorre o mesmo fenômeno de Muro Alto - uma faixa de água fica represada em completa tranquilidade. 

Por último, mas não menos importante, a Praia da Vila de Porto de Galinhas tem como grande atração turística o passeio de jangadas, um dos grandes clássicos do local. Outro passeio que precisa estar na lista é o de buggy. Na rua Caraúna, próximo à praia, há dezenas de bugueiros oferecendo diversos tipos de passeios. O roteiro sob quatro rodas geralmente passa por praias mais ao norte e ao sul, em um passeio "de ponta a ponta". Uma dica é pechinchar o preço antes de fechar o pacote para conseguir o melhor valor possível, já que a concorrência é grande.

Leia também: As piscinas naturais do Nordeste

3. Ilha de Santo Aleixo e Praia dos Carneiros

A tranquilidade da ilha de Santo Aleixo, próximo a Porto de Galinhas
Sabrina Duran
A tranquilidade da ilha de Santo Aleixo, próximo a Porto de Galinhas


A ilha de Santo Aleixo fica a 12 km ao sul de Porto de Galinhas, em um trajeto de aproximadamente 45 minutos de carro, mas vale totalmente a pena. Ela ainda é pouco explorada, mas é possível visitá-la adquirindo pacotes em uma das agências de turismo que ficam no centro de Porto. Santo Aleixo é uma ilha de formação vulcânica e atrai turistas que buscam suas águas límpidas e calmas, e suas piscinas naturais ótimas para mergulho livre. A ilha não possui qualquer estrutura turística, portanto, leve água e comida.

Aproveite a ida ao sul e o resto do dia para conhecer a Praia dos Carneiros, que fica mais 12 km a frente. Ela é considerada uma das mais belas do litoral pernambucano, cercada por imensos coqueiros, manguezais e com areia branca finíssima. As águas de Carneiros são mornas e transparentes. É ali que se dá o encontro das águas do rio Formoso com as águas do mar. Apesar de possuir restaurantes à beira-mar (poucos) e receber centenas de turistas todos os dias, a praia ainda é bem conservada e limpa. Vale a pena passar um dia inteiro nela.

4. Pontal do Maracaípe

O casal Fátima e Túlio curtiu um passeio à dois em jangadas sobre o Maracaípe
Reprodução/Instagram/tulio.gadelha
O casal Fátima e Túlio curtiu um passeio à dois em jangadas sobre o Maracaípe


Não é só porque é o último dia de viagem que as aventuras acabaram, muito pelo contrário. Um dos pontos mais famosos é o Pontal do Maracaípe, uma praia localizada na foz do rio de mesmo nome. Esta praia está no extremo Sul de Porto de Galinhas e conta com uma enorme piscina salobra de águas cristalinas, pequenos peixes, bancos de areia e manguezais formados no encontro do rio com o mar. É bastante frequentada por famílias com crianças e fez parte do roteiro de viagem de Fátima e Túlio. 

As atrações aqui reúnem todos os tipos já citados, principalmente passeios de jangada, pois as piscinas naturais são repletas de corais e ouriços-do-mar que podem machucar os pés. No entanto, o forte mesmo é só ficar deitado numa boa na areia.

Se você realmente quiser dar um mergulho da praia mais famosa de Porto de Galinhas, indicamos mais uma vez a jangada. Com a embarcação, os jangadeiros levam os turistas à área de piscinas naturais e emprestam óculos para que você possa ver peixinhos nadando ao seu lado. No caminho é bem provável que veja mais peixes e até cavalos-marinhos, já que os jangadeiros dão ração para atrai-los. É diversão na certa. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!