Especialista dá dicas de lugares que são ótimos para quem quer desacelerar e relaxar em lugares tranquilos, mas que possuem inúmeras atrações turísticas

Os finais de semana costumam ser bem agitados. Há quem tire esse tempo de folga para arrumar a casa, fazer trabalhos da faculdade, ir ao supermercado ou realizar alguma tarefa que não conseguiu concluir durante a semana. É bom colocar as coisas em ordem, mas também é preciso tirar o pé do acelerador e colocá-lo na estrada para poder relaxar. Uma boa pedida para quem quer fazer isso é fazer uma viagem curta em cidades próximas a São Paulo.

Leia também: Confira 15 opções de passeios bate e volta saindo de "Sampa"

Saiba quais são as melhores opções de cidades para passar um final de semana saindo de São Paulo
Shutterstock
Saiba quais são as melhores opções de cidades para passar um final de semana saindo de São Paulo


Para facilitar a escolha do destino, a professora do curso de turismo da Universidade UNG/UNIVERITAS, Margarete Sales de Souza, indica três cidades próximas a São Paulo que são ideias para fazer um bate-volta, descansar e aproveitar em um final de semana revigorante.

1. Atibaia

A cerca de 70 km da capital, Atibaia é um destino ideal para o viajante que quer estar em contato com a natureza. Segundo Margarete, são várias as opções de passeios e entre eles estão: parques, lagos, museus cachoeiras e pesqueiros.

Atibaia fica a 70 quilômetros da capital e possui diversas opções de passeios para quem curte natureza
Reprodução/TripAdvisor
Atibaia fica a 70 quilômetros da capital e possui diversas opções de passeios para quem curte natureza


Para quem gosta de se aventurar, o principal cartão postal é Pedra Grande que possui aproximadamente 1,4 mil metros de altitude e é ideal para a prática de voo livre, paraglider, rapel e escalada em montanha.

2. Mairiporã

O destino está a 39 km de “Sampa” e conta com várias pousadas e sítios. Por lá, é possível fazer passeios de barco na represa, praticar "stand up paddle", relaxar em um pesqueiro, ir a clubes esportivos e caminhar no Parque Linear. Já deu para perceber que as opções de lazer e entretenimento são variadas, né?

Mairiporã é uma das cidades próximas a São Paulo para visitar no final de semana
Creative Commons
Mairiporã é uma das cidades próximas a São Paulo para visitar no final de semana


Caso o objetivo seja juntar a família e aproveitar de forma mais reservada, a especialista afirma que há chácaras totalmente equipadas disponíveis para alugar, com piscinas e outras atrações que vão agradar a todos.

Leia também: Litoral norte de SP é opção para quem busca praias paradisíacas

3. Piracaia

Com parques ecológicos, montanhas, morros, represas, corredeiras, grutas e cachoeiras, Piracaia é o destino ideal paraquem quer contemplar a natureza. Pegando 89 km de estrada, você chegará a um patrimônio arquitetônico cujos maiores destaques são as igrejas Matriz e do Rosário, além dos prédios com mais de 100 anos.

Piracaia conta com muitas atrações que agradam turistas de todas as idades
Creative Commons
Piracaia conta com muitas atrações que agradam turistas de todas as idades


Lá, não deixe de experimentar a famosa Truta de Piracaia, um prato típico da região. O cenário turístico desse é bem variado, há atrações radicais, rurais, religiosas e ecológicas. O turista pode ainda curtir em esportes náuticos ou na pesca amadora. Margarete também lembra que a represa de Piracaia faz parte do sistema que abastece a Cantareira.

Leia também: Prepare-se para viajar de carro entre SP e RJ

Agora é só escolher uma das opções, arrumar as coisas e aproveita o final de semana para dar uma escapadinha de São Paulo em uma cidade vizinha.  

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.