Localizada em Goiás , a Chapada dos Veadeiros é um verdadeiro paraíso com muitas árvores nativas e cachoeiras . Por causa de suas belezas naturais, o local foi considerado um Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e é destino ideal para quem busca se desconectar do caos e recarregar as energias.

Leia também: O encanto das Chapadas espalhadas pelo Brasil

A Chapada dos Veadeiros é famosa por suas belezas naturais e especialistas da Pousada Inácia dão dicas para aproveitar o local
shutterstock
A Chapada dos Veadeiros é famosa por suas belezas naturais e especialistas da Pousada Inácia dão dicas para aproveitar o local

Uma das maiores riquezas da Chapada dos Veadeiros  é que ela abriga 32 espécies diferentes da fauna e 17 de flora que estão ameaçadas de extinção e poderiam desaparecer a qualquer momento caso não houvesse a garantia de proteção integral da unidade de conservação. Entre os animais estão o cervo-do-Pantanal, o lobo-guará, o pato-mergulhão e a onça-pintada.

Chegada e hospedagem

O percurso para chegar à região é simples. Saindo de Brasília, você leva duas horas para chegar a  Alto Paraíso (GO), considerada o portal de entrada do Parque Nacional da Chapada. O município é visto como a "cidade grande" da região e possui energia estabilizada, sinal abrangente de telefone celular e algumas pousadas e hotéis. Algumas das cachoeiras elogiadas pela beleza também estão próximas, como a Almécegas, São Bento e Loquinhas .

Leia também: Festas, passeios na natureza e pontos turísticos em Poços de Caldas

Opções de hospedagem não faltam e vão desde campings a pousadas de altíssimo luxo. Outra dica é partir para aldeia São Jorge, uma pequena vila que fica a cerca de 26 minutos de carro de Alto Paraíso. Com uma estrutura bem mais rústica, a cidade oferece muitos passeios e trilhas para os turistas.

Lugares para visitar

1. O Vale da Lua

Um dos pontos mais visitados da Chapada, segundo especialistas da Pousada Inácia, o Vale da Lua fica localizado a cerca de 30 quilômetros da cidade de Alto Paraíso. Como o acesso ao Vale é feito por uma trilha de apenas um quilômetro, não há necessidade de contratar guia. As formações rochosas do Vale são parecidas com crateras lunares, com cachoeiras e grutas que encantam os visitantes.

2. Cachoeira dos Macaquinhos

Por ficar a 43 quilômetros de Alto Paraíso, é ideal reservar o dia todo para conhecer a Cachoeira dos Macaquinhos. Depois de 30 quilômetros de estrada de terra, você chegará ao ponto inicial da trilha e é preciso pagar R$ 20 para o acesso às cachoeiras. Caso você tenha interesse de passar à noite por lá, o local também conta com camping. Ao todo, são oito pontos para banhos de poços e cachoeiras.

3. Cataratas dos Couros

Várias cachoeiras e poços formam as Cataratas dos Couros, que ficam a 57 quilômetros de Alto Paraíso.  Para chegar ao local é preciso fazer uma trilha de dois quilômetros, considerada de nível médio devido a trechos com muita pedra e, em alguns lugares, exigindo certa habilidade atlética do visitante. Os visitantes que quiserem mais aventura poderão saltar de uma altura de 15 metros em um poço.

Leia também: Parque Nacional do Itatiaia conta com cachoeiras, trilhas e outras atrações

4. Almécegas

A cachoeira Almécegas fica a nove quilômetros de Alto Paraíso e é formada por duas quedas. A primeira, de 50 metros, permite a prática de rapel para os aventureiros. A segunda tem uma queda bem menor, com 15 metros, e é boa para banhos e tem acesso fácil. Ambas formam piscinas naturais e são acessíveis por trilhas. Ou seja, atrações para todos os gostos na Chapada dos Veadeiros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!