São diversas as opções de passeios para curtir o dia de descanso. Listamos dicas do que fazer em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba

Começar a semana sabendo que tem um feriado é tudo de bom, mas quando esse dia de descanso cai bem na quarta-feira, muita gente acha que não vai dar tempo para aproveitar. Se você tem esse pensamento, é melhor mudar de conceito e ver essas dicas de como aproveitar a folga no meio da semana.

É possível aproveitar um feriado de um dia
Arquivo Setur/ Luiz Eduardo Vaz
É possível aproveitar um feriado de um dia


A supervisora de departamento aéreo Juliana Vieira conta que em diversas capitais há muitas atrações que podem ser aproveitadas em um feriado de um dia, com passeios que podem ser feitos sozinho, com a família ou com os amigos. Está sem ideia do que fazer? Então confira algumas sugestões para curtir  em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador.

São Paulo

A metrópole possui uma grande variedade de lugares de lazer , cultura e gastronomia . Segundo a ViajaNet, um roteiro imperdível é conhecer pela manhã o centro da cidade, a pé ou de bicicleta, visitar um parque, como o Ibirapuera e o Villa-Lobos, no período da tarde, e fechear a programação indo, à noite, a um dos diversos bares ou restaurantes da cidade.

Parque do Ibirapuera possui diversas atrações
Pinterest
Parque do Ibirapuera possui diversas atrações


Juliana ressalta que há muitos locais culturais em São Paulo. Você pode visitar, por exemplo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), o Museu Afro Brasil, o Museu da Imagem e do Som, a Pinacoteca do Estado de São Paulo ou o Instituto Tomie Ohtake. A profissional também indica outros passeios, como o Jardim Botânico, a Catedral da Sé e o andar pelo bairro da Liberdade. Para curtir com as crianças, duas boas indicações são o Zoológico e o Aquário de São Paulo.

15 passeios bate e volta saindo de São Paulo

Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa conta com pontos turísticos clássicos , como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, mas para a ViajaNet, os bares da Lapa com roda de samba são uma boa pedida. Juliana fala que, assim como São Paulo, o Rio também tem opções de passeios para todos os gostos.

Pão de Açúcar está na lista dos pontos turísticos do Rio de Janeiro
WIKIPEDIA/COMMONS
Pão de Açúcar está na lista dos pontos turísticos do Rio de Janeiro


Você pode fazer uma trilha no Morro da Urca, por exemplo. Mas se preferir algo menos cansativo, opte por passeios como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o estádio do Maracanã ou o Museu do Amanhã. Outros lugares que também podem garantir diversão com a família e amigos são: o Jardim Botânico, o Arpoador, a Pedra Bonita, a Pedra da Gávea, o Morro dois Irmãos, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Parque Nacional da Tijuca.

Para quem gosta de curtir o sol, as belas praias são ótimas opções para aproveitar o feriado. Entre as mais populares estão as praias de Ipanema, Grumari, Copacabana, Barra e Leblon.        

10 passeios bate e volta saindo do Rio 

Salvador

O clima tropical e as águas cristalinas  tornam a capital baiana um local com muitos atrativos. As praias do Farol da Barra, do Porto da Barra, do Forte, Itapuã e Flamengo são algumas opções para relaxar e se divertir. A supervisora de departamento aéreo diz que vale a pena visitar a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja de Convento de São Francisco, pois possuem bela arquitetura.

Itapuã é uma das praias mais famosas da cidade
Getty Images
Itapuã é uma das praias mais famosas da cidade


Além disso, a cidade conta com o Museu de Arte Moderna (MAM), o Pelourinho, o Forte de Santo Antonio da Barra & Museu Náutico, o Farol da Barra, a Fundação Casa de Jorge Amado, a Catedral Basílica, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Mosteiro de São Bento.

Curitiba

A capital paraense é considerada um das melhores para se viver no Brasil. A cidade possui diversos parques e bosques e o clima frio dá um charme a mais ao local. A ViajaNet lembra que com a Primavera se aproximando, Curitiba ganha um colorido típico da estação. Um roteiro que eles indicam é a Praça Tiradentes, a Rua das Flores e o Jardim Botânico.

Capital do Paraná é uma das cidades mais desenvolvidas do País
Getty Images
Capital do Paraná é uma das cidades mais desenvolvidas do País

Para passeios culturais, Juliana indica o Museu Oscar Niemeyer, o Espaço Cultural Franz Krajcberg, o Museu do Holocausto de Curitiba, o Museu do Automóvel, o Museu do Expedicionário e o Museu Ferroviário. Agora, se gosta de ter mais contato com a natureza, visite o Parque Barigui, o Bosque do Papa & Memorial da Imigração Polonesa ou o Parque Estadual do Marumbi.

Você também pode curtir o feriado fazendo compras na Feira do Largo da Ordem ou visitando locais como o Santuário Tabor Magnificat, a Catedral Metropolitana, Mesquita e a Torre Panorâmica. Também vale a pena passear no Centro Histórico, experimentar vinhos na Vinícola Durigan e ir ao Zoológico Municipal.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.