A Suíça brasileira é opção para quem gosta de sossego, aventura, compras e ótimos restaurantes

Como a prefeitura de Nova Friburgo divulga em seu site, o município a duas horas do Rio de Janeiro é um parque com uma cidade dentro. Com uma exuberante área de Mata Atlântica preservada, tem apenas 4% do território ocupado por vilas e cidades.

Queijaria Suíça vende deliciosos queijos e chocolates artesanais
Regina Lo Bianco/Prefeitura de Nova Friburgo
Queijaria Suíça vende deliciosos queijos e chocolates artesanais

Emoldurada por montanhas, com boa parte da cidade acima de 1000 metros de altitude, Nova Friburgo atrai milhares de turistas para programas de inverno, como tomar chocolate quente, comer fondue e aquecer-se na frente da lareira.

É um destino bastante procurado por amantes do ecoturismo, com opções de escalada no Parque Estadual dos Três Picos, como o Pico do Caledônia (2219 metros) e o próprio Três Picos das Salinas (2260, 2280 e 2316 metros). Há também trilhas para explorar mata adentro, cachoeiras para se refrescar ou para prática do rapel e rios bons para rafting.

Nas ruas de Friburgo, marcas da colonização europeia são percebidas na arquitetura e na gastronomia da cidade.

Em 1819, a região recebeu as primeiras famílias suíças, na Fazenda do Morro Queimado. E, em 1820, estava fundada a Vila de Nova Friburgo. O nome era uma homenagem à cidade de origem de boa parte desses vinha, Fribourg. Quatro anos mais tarde, a vila recebeu também imigrantes alemães. Depois vieram os japoneses, espanhóis e libaneses.

As tradições dos primeiros imigrantes podem ser degustadas na Queijaria Suíçaa. A especialidade é o queijo comum de cabra, mas há tipos mais elaborados como moleson, raclette e gruyere. No local, funciona ainda uma fábrica de chocolates, com produtos à venda. Um pequeno museu da imigração conta um pouco da história da colônia suíça.

A pedra do Cão Sentado é um dos símbolos da cidade
Regina Lo Bianco/Prefeitura de Nova Friburgo
A pedra do Cão Sentado é um dos símbolos da cidade

Áreas verdes

A cidade se destaca por seus parques e praças. No Parque Ecológico Cão Sentado, o visitante pode fazer trilhas que dão acesso a diversas grutas e cavernas. Uma delas leva até um mirante com a melhor vista da pedra do Cão Sentado,principal cartão-postal de Nova Friburgo. Há ainda belos jardins com lagos para a pesca e áreas demontanhismo, além de um circuito de arvorismo e tirolesa.

Já na praça do Suspiro, próxima ao centro, está localizado o teleférico, um dos maiores do País. Seu ponto final é no alto do Morro da Cruz, onde há um mirante com vista panorâmica da cidade.

O Parque São Clemente, hoje sede do Nova Friburgo Country Club, tem belos jardins com lagos, mata nativa nos arredores e pista de cooper.

Um dos mais curiosos, no entanto, é o jardim do Nêgo. O artista cearense Geraldo Simplício, o Nêgo, transforma o morro de pedra atrás da sua casa em esculturas gigantes de pessoas, animais ou plantas. Uma pequena trilha leva a todas elas.

As vilas de Lumiar e São Pedro da Serra são ricas em atrativos naturais como o encontro dos rios Macaé e Bonito, com poços para banhos, e a prainha natural no Rio Bonito, chamada de Toca da Onça. A região conta com boas pousadas e lojinhas de artesanato.

Compras

Nova Friburgo oferece uma boa variedade de compras de artesanato, doces caseiros, pólen e mel, queijos e malharias. No entanto, um destaque especial é a moda íntima. Apelidada de "capital da lingerie", há uma loja atrás da outra nos bairros Ponte da Saudade e Olaria.

ENDEREÇOS:

Parque Estadual dos Três Picos: Para chegar ao Três Picos das Salinas o acesso é pela RJ-130 (Friburgo-Teresópoli), km 45. Escalada de intensidade pesada.

Pico do Caledônia: próximo ao centro, acesso pelo bairro da Cascatinha. Após chegar à portaria, é preciso subir mais de 600 degraus.

Queijaria Suíça: Estrada RJ-130 (Friburgo-Teresópoli), km 18.

Parque Ecológico Cão Sentado: RJ 116 - km 91,2. R$6.

Praça do Suspiro: Praça do Suspiro, s/no, centro.

Nova Friburgo Country Club: Avenida Conselheiro Julius Arp, 140, Centro.

Jardim do Nêgo: Estrada RJ-130 (Friburgo-Teresópoli), km 55

Lumiar e São Pedro da Serra: RJ 116 - Rio de Janeiro/ RJ 142 - Mury - Lumiar

Ponte da Saudades (moda íntima): Avenida Manoel Carneiro de Menezes RJ 116.

Conheça outras cidades da Serra Fluminense :

Petrópolis
Teresópolis

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.