Com picos elevados e muito verde, Teresópolis atrai milhares de cariocas aos finais de semana para aproveitar o friozinho

Localizada a 96 km da capital, Teresópolis é a cidade mais alta das serras fluminenses. Privilegiada pelas áreas verdes e clima agradável, atrai uma horda de cariocas aos finais de semana. Amantes do ecoturismo, casais apaixonados, famílias com crianças: todos encontram um bom motivo para visitar Terê.

Palmeiras imperiais marcam a paisagem de Teresópolis
Felipe Carneiro
Palmeiras imperiais marcam a paisagem de Teresópolis

O nome de Teresópolis, a cidade de Teresa, foi recebido em 1891, como homenagem à esposa de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina. Com clima e paisagem mais parecidos com os da Europa, a família imperial transformou o destino em um refúgio aconchegante nos períodos de férias e descanso.

Construções históricas, como o Palácio Teresa Cristina, atual sede da prefeitura, e o Palacete Granado, sede cultural do SESC, são resquícios do passado imperial. No entanto, mais do que interessados nos casarões coloniais, Teresópolis atrai amantes do ecoturismo.

Na cidade está a entrada principal do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abrange outros três municípios. Possui uma ampla rede de trilhas, inclusive uma trilha suspensa, além de belas cachoeiras e piscinas naturais.

Com formações rochosas de nomes peculiares, como Dedo de Deus (1.692m), Verruga do Frade (1.980m) e Pedra do Sino (1.980), a reserva natural atrai alpinistas e amantes de caminhadas durante todo o ano. A cidade conhecida como capital brasileira de montanhismo recebe também interessados em praticar cavalgadas, arvorismo, ciclismo e motociclismo.

Sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Granja Comary
Felipe Carneiro
Sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Granja Comary

Casais e família

Mas nem só de esportistas vive Teresópolis. Com pousadas charmosas e restaurantes saborosos, casais e famílias encontram na região um destino aconchegante. A cidade tem até uma feirinha de artesanato ao ar livre, a feirinha do Alto, que vende de tudo um pouco. Quem quiser um presente diferente, há várias espécies de orquídeas, no Orquidário Aranda, e queijo e leite de cabra artesanais, na Fazenda Genève.

Para os aficcionados por futebol, a cidade é conhecida por receber os jogadores da seleçãoo no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no bairro da Granja Comary. As quadras ficam próximas ao lago artificial que enfeita a paisagem.

Veja mais fotos de Teresópolis

ENDEREÇOS:

Palácio Teresa Cristina: Av. Feliciano Sodré 675 - Várzea.

Palacete Granado: Av. Delfim Moreira 749 - Várzea.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Avenida Rotariana s/n (na entrada da cidade). Todos os dias das 8h às 17h.

Feirinha do Alto: Praça Higino da Silveira - Alto. Sábados e domingos, das 9h às 18h.

Orquidário Aranda: Estrada dos Quebra-Frascos, s/n - Sítio dos Guris. Todos os dias, das 9h às 17h.

Fazenda Genève: RJ-130 para Nova Friburgo, km 16. Todos os dias, das 9h às 16:30h. 

CBF: Bairro do Alto


Conheça outras cidades da Serra Fluminense :

Petrópolis
Nova Friburgo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.