Emolduradas por montanhas e mata virgem, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo oferecem o cenário ideal para curtir as baixas temperaturas. Escolha a sua

Mesmo com o frio batendo à porta, o Estado do Rio não perde a graça. Localizadas a apenas uma hora da cidade maravilhosa, as serras fluminenses, também chamadas de Serra Verde Imperial, atraem hordas de cariocas aos finais de semana e turistas de todos o País. Com hospedagens charmosas e excelentes restaurantes, elas possuem diversos atrativos para uma temporada no alto das montanhas.

Emoldurada por montanhas verdes, Nova Friburgo atrai turistas para curtir o friozinho da serra
Regina Lo Bianco/Prefeitura de Nova Friburgo
Emoldurada por montanhas verdes, Nova Friburgo atrai turistas para curtir o friozinho da serra

Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo têm paisagens exuberantes de Mata Atlântica preservada, protegidas em parques, praças e reservas naturais. São enormes áreas verdes que oferecem opções para os amantes de ecoturismo, como trilhas, escaladas, rapel, rafting, cachoeiras, piscinas naturais.

A temperatura amena durante todo o ano convida para programas de inverno, como comer fondue e se aquecer na frente da lareira. Algumas pousadas investem ainda no clima romântico.

Visitar as cidades da serra do Rio de Janeiro também fazer um passeio pela história do Segundo Reinado.Dom Pedro II, apaixonado pela cidade com clima mais europeu, ergueu palácios e fez de Petrópolis seu destino de veraneio favorito. Anos mais tarde, fundou Teresópolis, batizada com o nome de sua mulher, Dona Teresa Cristina.

Petrópolis possui vários casarões históricos do período do Segundo Reinado, como o Palácio Amarelo
Felipe Carneiro
Petrópolis possui vários casarões históricos do período do Segundo Reinado, como o Palácio Amarelo

A estrada RJ-130, que liga Teresópolis a Nova Friburgo, apelidada de circuito Terê-Fri, é um atrativo a parte. Conta com alguns dos melhores hotéis e restaurantes da região. Em todo o percurso, o turista encontra trilhas para passeios no meio da mata, cachoeiras e montanhas do Parque Estadual dos Três Picos.

Em Nova Friburgo, a cidade colonizada por suíços a partir de 1819, os restaurantes e a arquitetura dão um toque europeu. Com boas opções de compras, com lojinhas de artesanato, fábrica de queijo e chocolate artesanais, a cidade também é conhecida como a capital da lingerie, com lojas enfileiradas de moda íntima.

Com tantas atrações, você nem sentir falta da areia e do mar. Confira!

Petrópolis
Teresópolis
Nova Friburgo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.