A capital capixaba também conta com um importante patrimônio histórico

Brasil Econômico

Vista da capital do Espírito Santo
Getty Images
Vista da capital do Espírito Santo

Vitória é uma cidade diferente. Espalhada por mais de 30 ilhas, liga-se ao continente por sete pontes, o que cria uma paisagem peculiar, emoldurada por enseadas, restingas e praias. Achei a vista deslumbrante ao chegar à cidade. Outra característica que me chamou a atenção foi a hospitalidade da população.

A cidade tem várias opções de praias urbanizadas, como Camburi, do Canto e Curva da Jurema, onde você pode usufruir dos quiosques e praticar atividades físicas nos calçadões e nas ciclovias. Fora da região central, há praias mais rústicas e vazias, como as da Ilha do Boi e Ilha do Frade, que preserva a vegetação nativa.

Além de belas praias, Vitória tem um patrimônio histórico importante. Segunda capital mais antiga do país, fundada pelos portugueses no século XVI, preserva sua memória em diversos edifícios no centro histórico, como a Igreja do Rosário. Mas também tem seu lado moderno. Apesar de ser considerada de médio porte — com pouco mais de 300 mil habitantes e 93 quilômetros quadrados —, a cidade é o centro de uma movimentada região metropolitana, formada por seis municípios: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Vila Velha e Viana. Juntos, eles têm uma população estimada em 1,7 milhão e reúnem algumas das principais empresas do país, como Garoto, Vale e Petrobras.

Moqueca capixaba sendo preparada em um restaurante de Vitória
Getty Images
Moqueca capixaba sendo preparada em um restaurante de Vitória

Para atender aos negócios da região, Vitória conta com um diversificado centro comercial, hotéis sofisticados, espaços para eventos e restaurantes de qualidade. A gastronomia, aliás, é uma atração à parte. Não deixe de provar a legítima moqueca capixaba, preparada com peixes e frutos do mar na tradicional panela de barro. Vale a pena visitar também a região conhecida como Triângulo das Bermudas e a Rua da Lama, onde estão os bares e casas noturnas mais animados da cidade.

Essa infraestrutura é um dos motivos de a cidade ter se tornado uma parada para os luxuosos transatlânticos que navegam pela costa brasileira no verão. Outro é a facilidade de acesso às suas principais atrações. Sem dúvida alguma, uma bela cidade que vale a pena conhecer!

Leia também:
- 10 passeios bate e volta saindo de Vitória
- Praias calmas e boa mesa em Vitória

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.