Período antes da Copa e das Olimpíadas ainda deve garantir tarifas e serviços em conta

BBC

Vista aérea do Rio de Janeiro
RioTur Divulgação
Vista aérea do Rio de Janeiro

O ano de 2013 é ideal para visitar o Rio de Janeiro antes que os preços subam devido à Copa de 2014 e à Olimpíada de 2016, recomenda o famoso guia Lonely Planet, que divulgou nesta terça-feira sua lista com sugestões dos melhores destinos turísticos para o ano que vem.

O Rio ocupa o topo do ranking na categoria "best value" - melhor 'custo benefício' -, ainda considerado adequado para quem viaja com um orçamento apertado. "Se você tem planos para visitar as praias e os simbólicos pontos turísticos do Rio, este (2013) pode ser o ano para isso", diz um trecho do guia.

Mais:
- Curta o fim de semana no Rio 

"Depois, os grandes eventos chegarão rápido, trazendo desenvolvimento, crescimento em infraestrutura e, em muitos casos, preços mais altos aos visitantes. Venha agora e veja uma cidade em processo de aperfeiçoamento para receber o mundo, mas antes que os custos aumentem", acrescenta a resenha.

Na mesma categoria 'custo benefício', o Rio de Janeiro é seguido pelos seguintes destinos turísticos: Gotemburgo, na Suécia, Namíbia, Camboja, Bolívia, Portland, no Estado americano do Oregon, Espanha, Eslovênia, Nepal e Geórgia.

O guia também destaca o Sri Lanka como o melhor país para se visitar em 2013; São Francisco, nos EUA, foi eleita a melhor cidade. O Brasil é ainda mencionado no ranking de melhores cidades planejadas, com Brasília.

As listas fazem parte da edição Best in Travel 2013, que enumera, em ordem de importância, os dez países, regiões e cidades para serem visitados no ano que vem. O guia também inclui outros rankings com sugestões de viagens, como os melhores destinos nas categorias "cuidado com a saúde" e "lugares onde se pode testar coisas novas".

Mais:
- Não é mito, os cariocas aplaudem o por-do-sol 

Ponte Golden Gate, ícone de São Francisco
Getty Images
Ponte Golden Gate, ícone de São Francisco


Cidades
São Francisco, descrita como "a queridinha da costa oeste dos EUA", foi escolhida como a melhor cidade para se visitar em 2013 por suas "famosas montanhas", "terremotos" e "sua inclinação pela política liberal". O guia acrescenta que a cidade continua a atrair gente de "todo tipo", "abraçando efusivamente todos os recém-chegados no coração de sua mistura cultural".

Na lista das melhores cidades para se visitar no ano que vem, chama atenção também a presença de Addis Abeba, capital da Etiópia, em nono lugar, a única da África. Segundo o guia, "a cidade está evoluindo em um ritmo rápido, semelhante a de um maratonista etíope". "Fundada há pouco mais de um século, Addis Abeba, que em amárico significa "Nova Flor", não é apenas a capital diplomática da África como uma metrópole próspera", acrescenta a resenha.

Mais:
- São Francisco e Nova York são os próximos cenários de Woody Allen 

Países
No ranking dos países, a primeira posição foi ocupada pelo Sri Lanka. Segundo o guia, "após um tsunami devastador e uma guerra civil que durou de 1983 a 2009, o país está se reerguendo ao apostar na indústria do turismo, e o número de turistas vem crescendo desde então", disse o guia.

A pequena ilha no Oceano Índico é seguida de perto por Montenegro, na Europa Oriental, onde, segundo a resenha, "a natureza é prolífica e criativa", produzindo "paisagens icônicas como a Baía de Kotor e as populares praias ao longo de sua riviera". O guia também relembra ao viajante que vista o país de "levar um par de botas de escalada junto com um traje de banho". 

Coreia do Sul, Equador, Eslováquia, Ilhas Salomão, Islândia, Turquia, República Dominicana e Madagascar completam a lista.

Acompanhe as novidades do iG Turismo também pelo Twitter .

Leia ainda:
- 12 programas imperdíveis em Berlim
- As praias mais perfeitas do Rio

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.