Dicas de estradas e pedágios para quem vai de Porto Alegre a Bento Gonçalves, Canela e Gramado

Como chegar

A pequena Nova Petrópolis faz parte da Rota Romântica pelas serras
Vanessa Birk
A pequena Nova Petrópolis faz parte da Rota Romântica pelas serras

O roteiro começa por Porto Alegre, com saída pela BR-116 . Assim que passar por São Leopoldo, vire a esquerda para pegar a RS-240 e seguir pela RS-122 . Você vai passar por Bom Princípio e continuar pela Estrada São Vendelino, passando por Garibaldi e subindo até Bento Gonçalves. De lá, pegue a Rota do Sol pela RS-453 , cruze Farroupilha e volte para a RS-122 , pela qual seguirá por 19 km até chegar em Caxias do Sul.

Para seguir para Nova Petrópolis, basta descer a BR-116 por 33 km. Percorrendo mais 36 km pela RS-235 você chega a Gramado. A distância entre Gramado e Canela é curta – aproximadamente 7 km. Para chegar a São Francisco de Paula, você deverá dirigir uns 45 km ainda pela RS-235 . Entre São Francisco e Cambará do Sul estará, provavelmente, o percurso mais longo e com menores possibilidades de paradas da viagem. São 70 km subindo a RS-020.

Da parte mais alta do roteiro, começa a descida final para voltar à capital gaúcha. Pela RS-020 você andará em torno de 94 km até Três Coroas, com a opção de parar mais uma vez em São Francisco de Paula. A partir de Três Coroas, pegue a RS-115 . Você vai passar por Igrejinha e Taquara, até chegar em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre.

Pedágios

O passeio pelo Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, pode ser incrementado com visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados
Divulgação
O passeio pelo Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, pode ser incrementado com visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados

As estradas da Serra Gaúcha são administradas por duas empresas, a Brita Rodovias e a ConVias .

As rodovias de responsabilidade da Brita têm pedágios no valor de R$ 7,50 para carros de passeio e compreendem os seguintes trechos:
- Nova Petrópolis – Gramado, pela RS-235
- Canela – São Francisco de Paula, pela RS-235
- Gramado – Três Coroas, pela RS-115

Já os trechos da ConVias cobram pedágios de R$ 6,70 nos seguintes trajetos:
- Farroupilha – Caxias do Sul, pela RS-122
- Flores da Cunha – Antônio Prado, pela RS-122
- São Marcos – Ana Rech, pela BR-116


Dicas
Nas estradas entre Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul não há postos de abastecimento de combustível. Por isso, atente-se para encher o tanque sempre que passar por dentro de alguma cidade.

As estradas estão em boas condições, mas prefira viajar entre o fim da manhã e o início da tarde para evitar os nevoeiros.

(*) Valores apurados em julho/2012

Voltar para a matéria principal:
Viaje de carro pela Serra Gaúcha

Veja mais:
- Guia para viajar com as crianças
- 11 dicas para uma viagem de carro perfeita
- Leituras que encorajam as viajantes solitárias

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.