Prepare-se para viajar de carro entre as serras da Mantiqueira e Bocaina

Por Natália Zonta , especial para o iG

Texto

Dicas de estradas, pedágios e pontos de parada para quem vai fazer a rota que vai de Monte Verde (MG) a Visconde de Mauá (RJ)

Divulgação
Cachoeira de Santo Izidro, no Parque Nacional da Bocaina, em São José do Barreiro

Como chegar
As principais rodovias utilizadas para fazer o percurso Monte Verde (MG) – Visconde de Mauá (RJ) são a Presidente Dutra, a Floriano Rodrigues Pinheiro, a Fernão Dias e a Rodovia dos Tropeiros (SP-068). Todas estão em boas condições, mas é bom ficar atento aos trechos de serra, especialmente nas proximidades de Itatiaia (RJ), onde as curvas são fechadas e os motoristas, pouco prudentes. Em Visconde de Mauá, as principais estradas locais já estão asfaltadas, mas ainda há alguns trechos de terra. Por isso, é preciso ter cuidado nos dias chuvosos.

Pedágios
Dependendo do trajeto escolhido, o viajante gastará pouco mais de R$ 20 na rota, caso passe por três pontos de cobrança. Entre os possíveis pedágios estão um na Fernão Dias, outro na Presidente Dutra, já em Itatiaia (RJ), e o último na BR-465, perto de Visconde de Mauá.

Dicas
Toda a rota é bem servida quando o assunto são postos de gasolina. Há opções em diversos trechos, inclusive nas próprias cidades. Vale se preparar no quesito dinheiro. Apenas cidades mais desenvolvidas turisticamente, como Campos do Jordão, têm boa oferta de agências e caixas eletrônicos.


Voltar para a matéria principal:

Viaje de carro entre as serras da Mantiqueira e Bocaina

(*) Valores apurados em julho/2012

Acompanhe as novidades do iG Turismo também pelo Twitter.

Leia também:
- 10 dicas para aproveitar o hostel ao máximo
- Vai viajar sem pacote? Veja dicas para organizar seu transporte



Texto

notícias relacionadas