Tamanho do texto

Saia pela região e explore terras baianas próximas da capital

Conheça alguns lugares nos arredores de Salvador que valem uma visita.

Itaparica
A terra do escritor João Ubaldo Ribeiro vem perdendo força no setor turístico por conta de novos destinos do sul da Bahia, mas ainda assim esse pedaço de terra de 246 quilômetros quadrados que segue em ritmo lento não perde o seu charme.

A ilha está dividida em dois municípios, Itaparica e Vera Cruz, e conta com mais de 40 quilômetros de praias cujos destaques são Cacha Pregos, no extremo sul, e Ponta de Areia, com melhores estruturas.

Itaparica, pertinho de Salvador, vale a visita
Getty Images
Itaparica, pertinho de Salvador, vale a visita
Ilha dos Frades
É considerada reserva ecológica desde 1982 e conta com uma bela vista da Baía de Todos os Santos emoldurada por praias, montanhas, lagos e cachoeiras. Os hotéis de Salvador costumam oferecer roteiros de 8 horas com paradas na ilha e almoço em Itaparica.

Ilha de Maré
Essa ilha localizada na área central da Baía de Todos os Santos parece outro mundo frente ao agito de Salvador. É formada por pequenos vilarejos que ainda guardam a tradição da confecção de artesanatos com rendas de bilro e bambu. As principais praias são a Praia de Itamoabo, lugar de chegada de procissões marítimas; a Praia ou Bacia das Neves, ideal para mergulho; e a Praia do Botelho com vista panorâmica da Baía de Todos os Santos.

O transporte até a ilha é feito em barcos a partir do Terminal Marítimo de Salvador que realizam a travessia em 30 minutos.

- Posto de Informação turística
Av. 25 de outubro, nº 1 (Beira Mar)
Telefone: (71) 3631-1778

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .