A mais importante praça da capital tem atrações em seus quatro cantos

Palácio Salvo foi, durante décadas, o ponto mais alto da América do Sul
Getty Images
Palácio Salvo foi, durante décadas, o ponto mais alto da América do Sul
A mais importante da capital, a Plaza Independência merece uma visita mais cuidadosa. No centro desta praça está o mausoléu do General José Artigas (1764-1850), o herói máximo da República e líder da independência uruguaia, conquistada em 1825. Em seus quatro cantos também há atrações, entre elas Palácio Salvo , com sua bela torre de 27 andares. Construído em 1922 foi, durante décadas, o ponto mais alto da América do Sul.

Do outro lado da rua, está o Teatro Solís , o mais tradicional da cidade. As poltronas de veludo vermelho, as paredes douradas e o majestoso lustre de cristal dão charme ao teatro, que foi inaugurado no século 19, e recebe espetáculos musicais, de dança, ópera e infantis. Gilberto Gil e Paralamas do Sucesso já se apresentaram neste palco.

O belo Teatro Solís, um dos principais pontos turísticos da cidade, tem visitas guiadas
Getty Images/Photodisc
O belo Teatro Solís, um dos principais pontos turísticos da cidade, tem visitas guiadas
Há visitas guiadas diariamente, entre terças e domingos. O passeio dura cerca de 40 minutos e custa 20 pesos com guias falando espanhol e 40 pesos em português ou inglês. No subsolo, há o restaurante Rara Avis , considerado um dos melhores da cidade. Com inspiração na culinária mediterrânea e provençal, os pratos principais custam entre 450 e 650 pesos (em dezembro de 2011, 1 peso uruguaio correspondia a dez centavos de reais).

Ainda na Plaza de Independência está a Puerta de La Ciudadela , a entrada para a Cidade Velha , o rico centro histórico da cidade de Montevidéu. O acesso a essa região é pela Peatonal Sarandí, uma simpática rua onde não é permitido o trânsito de carros e que está repleta de livrarias, museus, galerias de arte, bares e cafés. 

Serviço:

Mausoléu José Gervasio Artigas
Subsolo da Praça da Independencia
Horário: Segunda de 12h às 18h e terça-feira a domingo de 10h às 18h
Entrada: Gratuita

Teatro Solís
Calle Reconquista e Calle Bartolomé Mitre (uma quadra da Praça da Independência)
Horário: Visitas guiadas na terça e quinta-feira às 16h, Quarta-feira às 11h, 12h e 16h, Sexta-feira e domingo 11h, 12h, 16h, Sábado 11h,12h, 13h e 16h
Entrada: 40 pesos

Rara Avis Restaurante
Teatro Solis – Praça da Independêcia
Tel: (598) 2915-0330

* A repórter viajou a convite da administradora hoteleira Fën Hoteles e da companhia aérea Pluna

Montevidéu
Getty Images
Montevidéu

- Voltar para a matéria principal


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.