Um roteiro de lugares onde é possível viver um pouco do “american way of life” na cidade mais latina dos Estados Unidos

Cansou de ouvir o português? Confira os lugares frequentados pelos americanos em Miami
Getty Images
Cansou de ouvir o português? Confira os lugares frequentados pelos americanos em Miami
Bastam alguns minutos de olhos e ouvidos atentos, parado em qualquer esquina de Miami para se certificar de uma máxima conhecida em todo o mundo – e confirmada com resignação por qualquer cidadão local: a terceira cidade mais visitada dos Estados Unidos (atrás apenas de Nova York e Los Angeles) deixou, há muito, de ser território americano. Pelo menos na prática.

A língua mais falada em qualquer lugar é o espanhol. A cultura latina prevalece frente às demais. A maioria dos moradores e donos de bares, lojas e restaurantes (pouco mais de 60%) é de origem cubana, haitiana, porto-riquenha, colombiana ou venezuelana. A comida local é prioritariamente cubana. E as músicas mais ouvidas sempre têm um toque caribenho que convida ao rebolado.

- Leia também: O essencial de Miami

“Na verdade, para se sentir realmente nos Estados Unidos é preciso subir para além de Fort Lauderdale (cidade a cerca de 45 minutos de Miami, considerada o ‘quintal’ dos endinheirados da Flórida )”, afirma o porto-riquenho Joseph Colon, concierge do hotel Eden Roc Renaissence, em Miami Beach.

Ainda assim, é possível encontrar pequenos redutos tipicamente americanos na cidade e nos arredores. Confira cinco paradas certeiras para treinar o inglês.

1- Burger & Beer Joint
Burger & Beer Joint vai do hambúrguer clássico ao filé de lagosta
Reprodução
Burger & Beer Joint vai do hambúrguer clássico ao filé de lagosta
Atrás de que outro tipo de comida se esperaria encontrar a maior concentração de americanos por metro quadrado, que não o hambúrguer? Especializada no sanduíche, feito com generosas e suculentas porções de carne e acompanhamentos variados, indo do clássico pepino em conserva ao filé de lagosta, a casa com dois endereços em Miami oferece ainda a decoração típica das lanchonetes americanas dos anos 60 e um vasto cardápio de cervejas.

- Leia também:
Onde ficar e o que comer em Miami

Roteiro de compras em Miami


2- Haulover Beach

Ponto de encontro de americanos, Haulover Beach é única praia oficial de nudismo em Miami
Flickr / Osseous
Ponto de encontro de americanos, Haulover Beach é única praia oficial de nudismo em Miami
Apesar de seu um ponto de encontro de americanos em Miami, não vá para Haulover desavisado. Única praia oficial de nudismo da cidade, este lindo trecho de águas mornas, areias brancas e limpas ao norte de Bal Harbour está longe de atrair as beldades bronzeadas de Miami Beach. Nos fins de semana, não estranhe a presença de famílias inteiras nuas, em torno de seu churrasco na areia. Nos arredores há ainda campos de golfe, marina, quadras de tênis, restaurantes e lojas.

3- Everglades Park
Conhecido por sua área alagada, no Everglades Park habitam crocodilos, tartarugas marinhas e diversos animais silvestres
Flickr / eleephotography
Conhecido por sua área alagada, no Everglades Park habitam crocodilos, tartarugas marinhas e diversos animais silvestres
Conhecido por sua área alagada de mais de 160 km de extensão, onde habitam crocodilos, tartarugas marinhas e diversos pássaros e animais silvestres, o Parque Nacional de Everglades, em Homestead, há cerca de uma hora do centro de Miami, atrai americanos que gostam de acampar, fazer piquenique, pescar, fazer trilhas à pé e de canoa e observar passarinhos. Terceiro maior parque dos Estados Unidos, foi declarado patrimônio mundial pela Unesco em 1979. Para um programa mais aventureiro, procure uma das agências que promovem passeios em “airboats”. Você vai se sentir em um episódio da série policial CSI Miami.

4- Doral Golf Resort & Spa
Doral é um dos mais tradicionais clubes de golfe de Miami, com cinco campos de 18 buracos
Divulgação
Doral é um dos mais tradicionais clubes de golfe de Miami, com cinco campos de 18 buracos
Um dos mais tradicionais clubes de golfe de Miami (há 50 anos deu origem ao bairro que leva seu nome), engloba cinco campos de 18 buracos, entre eles o famoso Blue Monster, onde acontecem diversos torneios internacionais. Mais do que turistas, o complexo costuma atrair americanos da velha guarda para relembrar histórias da antiga região pantanosa do sul da Flórida enquanto dão suas tacadas.

5- Key West Beaches
Um pouco mais longe, a três horas de Miami, estão as belas praias de Key West
Flickr / Slacabos
Um pouco mais longe, a três horas de Miami, estão as belas praias de Key West
Quem tiver disposição para ir um pouco mais longe, pode estender a viagem para as praias de Key West, cerca de três horas de Miami. Na região você conseguirá, finalmente, uma imersão no verdadeiro “american way of life”. Siga pela US1, passando pela Seven Mile Bridge, beirando o mar. Além de curtir a vista, aproveite para ir parando nos restaurantes ao longo da estrada e degustar lagostas e kig crabs (caranguejos gigantes) fresquinhos.

Serviço:
Burger & Beer Joint

1766 Bay Rd., South Beach - Miami
Tel: 305-672-3287

Doral Golf Resort & Spa
4400 N.W. 87th Avenue Miami
Tel: 305-592-2000

Parque Nacional de Everglades
Entrada pelo Ernest Coe Visitor Center
40001 State Rd. 9336 – Homestead (FL)
Tel: 305-242-7700
Horários: aberto das 9h às 17h entre abril e dezembro, e das 8h às 17h, na outra metade do ano
Ingressos: US$ 5 (pedestres) ou US$ 10 (carros)

* A jornalista viajou a convite da rede Marriot

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.