Confira as principais atrações para curtir o balneário uruguaio e arredores

Praia Mansa: boa para banho e caminhada
Getty Images
Praia Mansa: boa para banho e caminhada
No balneário uruguaio de Punta del Este, as praias são um dos grandes atrativos. Com águas calmas para banho e boas ondas para o surfe, o local consegue agradar a diferentes tipos de turistas.

Para os surfistas, as praias Brava, dos Ingleses e El Emir, na península, ou Montoya e Bikini, em La Barra são as mais indicadas. Já a praia Mansa é boa opção para uma caminhada ou banho de sol. O local também é perfeito para contemplar o pôr do sol, em frente ao porto. À noite, a área também é bastante procurada por conta dos restaurantes e clubes noturnos.

Além do circuito das praias, Punta oferece passeios e atrações variadas. Confira o que ver e fazer no balneário uruguaio e arredores.

Azotea del Haedo
A casa de verão do ex-presidente uruguaio Eduardo Victor Haedo foi testemunha de importantes visitas. Pablo Neruda, Che Guevara e outros passaram por ali. Os quartos de época e os objetos de arte transportam o observador a outro tempo. Ali também são realizadas atividades artísticas, como shows e exposições, especialmente durante o verão.

Onde: Bulevar Artigas, bairro Cantegril
Tel.: (598 42) 223288
Horário de funcionamento: das 10h às 16h
Entrada: gratuita

Casapueblo

Casapueblo engloba vila de casas e galeria de arte
Getty Images
Casapueblo engloba vila de casas e galeria de arte
A construção idealizada pelo artista uruguaio Carlos Páez-Vilaró engloba uma vila de casas e uma galeria de arte. É uma das atrações mais populares de Punta. Os visitantes têm acesso a cinco ambientes da construção, podem assistir a um documentário sobre a vida de Vilaró e desfrutar de uma vista deslumbrante do alto da construção, onde fica um misto de café e bar.

Onde: Punta Ballena - Ruta Interbalnearia, logo após a entrada da praia de Portezuelo, a 15 quilômetros da Península

La Mano em la Arena

Na Praia Brava, turistas podem conferir a escultura La Mano em la Arena, feita pelo artista plástico chileno Mario Irarrázabal
Getty Images
Na Praia Brava, turistas podem conferir a escultura La Mano em la Arena, feita pelo artista plástico chileno Mario Irarrázabal
Na praia Brava, próximo à Avenida Gorlero, faça uma parada para fotos ao lado da gigantesca escultura La Mano em la Arena, feita de ferro e cimento pelo artista plástico chileno Mario Irarrázabal, em 1982.

Onde: Praia Brava, Península

Museo Ralli
O museu fica em uma área de mansões conhecida como Beverly Hills, onde muitos brasileiros têm casa, e exibe uma coleção de peças de arte contemporânea, quase todas assinadas por artistas latino-americanos. Na baixa temporada ( do fim de abril ao início de outubro) o museu fica fechado.

Onde: Curupay y Los Arrayanes, Beverly Hills
Tel.: (598 42) 483476
Preço: gratuito

Museu de Arte Americano
O museu está instalado na antiga residência de Enrique Burnett, um dos pioneiros desbravadores de Punta del Este. O artista plástico Jorge Páez-Vilaró a transformou em museu conservando sua arquitetura intacta para receber uma importante coleção de arte pré-colombiana.

Onde: Calle 33 y José Dodera
Tel.: (598 42) 222276
Horário de funcionamento: diariamente, das 18h às 22h
Preço: gratuito

Museu Histórico Regional
A casa, de 1782, foi usada como prisão pelos espanhóis. Depois virou a prefeitura local. Hoje, restaurada, abriga o Museu Regional, com três salas para exposições e palestras. Tem mobiliário colonial, vestimentas, coleções particulares de numismática e outros objetos de época.

Onde: Carlos Reyles e General Rivera
Tel.: (598 42) 4466-5057
Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 10h às 20h; sábado, das 13h às 20h; domingo, até às18h.

Quartel dos Dragões
Iniciada em 1771, a construção militar consiste num perímetro de salas com uma capela que circundam um grande pátio. Atualmente, o lugar abriga uma boa programação de exposições.

Onde: Rafael Pérez del Puerto y 18 de Julio, Maldonado
Tel.: (598 42) 22.5378
Horário de funcionamento: das 14h às 18h; fecha às terças

Porto e arredores
Visite o mercado de peixes e a Lighthouse, um farol de 45 metros de altura, com painéis de cristal que integram um sofisticado sistema de iluminação trazido da França. Dá para subir à torre, depois de encarar 150 degraus da escada em espiral.

Onde: na península, no final da praia Mansa, próxima ao hotel Conrad

Maldonado
A cidade de Maldonado, colada a Punta del Este, tem ótimos restaurantes e prédios históricos. Comece um passeio a pé pela praça central, com sua igrejinha típica de cidade pequena, e vá descobrindo a arquitetura colonial do local. É possível pegar um ônibus em qualquer ponto da Península para lá.

Como chegar: Parada 22 da Ruta 10, virar à esquerda e seguir as placas

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.