Elenco da novela "Aquele Beijo" dá dicas do que fazer na cidade que serve de cenário à nova trama da TV Globo

Arquitetura colonial e fachadas coloridas são características marcantes em Cartagena
Getty Images
Arquitetura colonial e fachadas coloridas são características marcantes em Cartagena

A arquitetura colonial e as fachadas coloridas, a simpatia dos moradores e a beleza caribenha dão a este canto da Colômbia uma atmosfera especial. Cartagena é uma cidade privilegiada: diante de um mar transparente, guarda um passado repleto de histórias de conquistas e invasões piratas.

Tudo isso somado ao sol que raramente deixa de brilhar, ao calor da salsa que embala as noites e a uma culinária regada a peixe e frutos do mar fez dela cenário para a próxima novela das 19 horas da TV Globo, Aquele Beijo, que estreia nesta segunda-feira (17).

Parte do elenco esteve por mais de duas semanas na cidade gravando as primeiras cenas da trama em locações peculiares escolhidas pela diretora Cininha de Paula. A seguir, confira os lugares preferidos dos atores - e dicas que deixarão no ar aquela vontade de fazer as malas.



Grazi Massafera
Philippe Lima e Felipe Assumpção/AgNews
Grazi Massafera
As dicas de GRAZI MASSAFERA

Aconchego
Por ter ficado hospedada na parte velha da cidade, não vivenciávamos integralmente a realidade local - e sim o contexto mais fantasioso do turismo. Dei uma volta por fora e achei a cidade parecida com as periferias do Brasil. A beleza está concentrada na cidade velha , que tem essa pegada mais encantadora e lúdica.

Noite
Minha personagem tem uma ligação com a noite, então fui conhecer. Dancei muita salsa, que lembra um pouco a lambada, o que facilitou: aprendi a dançar rápido. Fui no Quiebra Canto , que é mais tradicional. Tem também o Tucandela , onde gravei minha despedida de solteira, numa mistura de todos os ritmos.

Típico
O aguardiente , espécie de cachaça da Colômbia, é muito consumido - fiquei impressionada como as mulheres bebiam até mais que os homens. O sabor é diferente, não muito doce, e deixa um gostinho de baunilha no fim.

Hora da fome
Fiquei apaixonada pelos ceviches . O meu preferido era feito com camarão, polvo, lula e peixe branco.

Badulaques
Quando viajo, sempre compro artesanato local. E o de Cartagena é muito colorido. Comprei pulseiras e colares e alguns enfeites de proteção para o marido e os sobrinhos. Os colombianos são bastante místicos. Trouxe também bolsa de uma palha fininha feita pelos índios.

Curiosidade
O ônibus coletivo é chamado "buceta" por lá. Até trouxe uma miniatura como lembrança. A festa que fizemos para comemorar o fim das filmagens em Cartagena foi dentro de um desses ônibus. Bebendo aguardiente, uma surpresa que a equipe local nos fez.

Bis
Quero voltar para me divertir e conhecer outros lugares. A Colômbia é colorida e tem um ritmo bacana, você sai de lá apaixonado, inclusive pela língua. Tanto que cheguei ao Brasil e arrumei um professor de espanhol.

Giovanna Antonelli gostou da parte antiga da cidade, como o Puerto del Reloj
Getty Images
Giovanna Antonelli gostou da parte antiga da cidade, como o Puerto del Reloj



Giovanna Antonelli
Photo Rio News
Giovanna Antonelli
Dicas de GIOVANNA ANTONELLI

Clima
A cidade é alegre e colorida, tem um bom astral.

Por aí
Caminhadas pela parte antiga da cidade, um charme. E passeios de charrete.

Aconchego
Tem muito hotel-butique bacana. Ficamos no Sofitel Santa Clara , que é mais tradicional.

Hora da fome
Restaurantes Oh! Lá Lá (Calle 25, 9A-06) e Don Juan (Calle del Colegio, 34-60).

Badulaque
As típicas feirinhas de artesanato local. Sair caminhando e parando.

Plaza Santo Domingo é um dos lugares para curtir a noite de Cartagena, como recomenda o ator Ricardo Pereira
Getty Images
Plaza Santo Domingo é um dos lugares para curtir a noite de Cartagena, como recomenda o ator Ricardo Pereira



Ricardo Pereira nas ruas do centro histórico de Cartagena
Estevam Avellar/TV Globo
Ricardo Pereira nas ruas do centro histórico de Cartagena
Dicas de RICARDO PEREIRA

Clima
Parece um vilarejo no Mediterrâneo, com agito e muito peculiar. Fui à procura de uma cidade pacata com história para contar e encontrei exatamente isto. Além de uma população muito receptiva e disposta a conversar.

Passado
Gravamos principalmente na parte velha, onde há muita presença dos antepassados. Há marcas de barcos e piratas. Até balas de canhão são vendidas nos antiquários.

Passeios
Visitei museus como o de Arte Moderna (Plaza San Pedro Claver). Outra boa opção é assistir a uma ópera ou peça no Teatro Heredia (Plaza de la Merced).

Praia
Para aproveitar o Caribe, acordar cedo e seguir para as praias da Ilha do Rosário, arquipélago maravilhoso com mar azul. É um passeio de um dia.

Aconchego
Nosso hotel, o Sofitel Santa Clara, foi instalado em um antigo convento. Fica ao lado da casa de veraneio do escritor Gabriel García Márquez.

Hora da fome
Sugiro uma refeição no Juan Del Mar , cevicheria que serve frutos do mar ótimos no almoço e no jantar.

Noite
Curtir os músicos de rua é uma delícia. E sair para dançar salsa no Quiebra Canto, no Café Havana ou no Tucandela, obrigatório. Gostei do Babar .

Bis
Adoraria passar o réveillon em Cartagena. Dizem que a festa por lá é incrível.


Atriz e Diretora Cininha de Paula prestigia Carnaval no Anhembi
Cadu Coppini
Atriz e Diretora Cininha de Paula prestigia Carnaval no Anhembi
As dicas da diretora CININHA DE PAULA

Cenário
Eu queria gravar a novela em Barcelona . Mas Cartagena também tem seu romantismo, apesar de não ser tão grandiosa. É um estilo colonial no Caribe, uma cidade onde casais vão para casar. Tem muita igreja e, ao mesmo tempo, uma coisa caliente, latina. É uma cidade simpática, animada, ótima para andar a pé pelo centro histórico. Quero voltar durante as férias.

Noite
Sair para dançar salsa ou kuduro é um programa interessante, a noite é maravilhosa. Os colombianos têm a nossa cara. São bonitos, mistura de espanhóis com índios. Café Havana (cafehavanacartagena. com), Quiebra Canto e Tucandela (Portal de los Dulces) são ótimos lugares para dançar.

Hora da fome
A comida é divina. Lembra a gastronomia baiana, mas não tão pesada. Há lagostas, camarões e peixes preparados de uma forma diferente, com muito coco. A limonada é deliciosa: leva leite em pó e é adoçada com leite de coco. A bebida local é o aguardiente, com ou sem açúcar. Sugiro o Café San Pedro (Plaza San Pedro) e o restaurante Pablo Guardiola (Avenida José Antonio, 21).

Badulaques
As roupas são deslumbrantes, há vestidos de renda lindíssimos feitos à mão, além de camisas e calças de linho, tudo muito barato. Tendência por lá são as peças mais coloridas e frescas devido ao forte calor. Comprei roupas na Betina Spitz . Gabi Arenas vende bolsas de couro coloridas deslumbrantes.


Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.