Pelos arredores de Cancún

Por Redação iG

Texto

Conheça ótimas opções de passeios e belezas naturais no entorno da ilha

Os passeios ao largo de Cancún podem ser muito atraentes, principalmente aos sítios arqueológicos da cultura maia e às praias mais afastadas. Muitos deles requerem a contratação de algum operador de turismo, o que implica se submeter às regras do pacote contratado.

Quem quer maior versatilidade de horários e escolha dos lugares e da companhia de viagem pode fazer os programas por conta própria, mas deve se certificar de que não está abrindo mão de atrações interessantes, reservadas para aqueles que contrataram uma operadora.
 

Getty Images/Beth Schneider
Chichen Itza é a maior ruína construída pela civilização Maia e fica localizada em Yucatán
Chichén Itzá
O que você vai encontrar: cidade maia/ pirâmide
Distância: 188 quilômetros de Cancún.

ChichénItzá é uma grande cidade maia escolhida como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Visita obrigatória para quem vai a Cancún. A Pirâmide de Kukulcán domina a paisagem. O templo é muito visitado, sobretudo durante o alvorecer e o crepúsculo nos equinócios de primavera e outono.

Nesses períodos é possível observar um fenômeno impressionante, quando parte da construção projeta a sombra de uma serpente emplumada (Kukulcán) e, à medida que o sol se move, a silhueta parece deslizar em direção à terra. Isso, acreditavam os maias, ajudava a fertilizar o solo.

ChichénItzá guarda ainda outras atrações como El Gran Juego de Pelota, um enorme campo de disputa de pelota, com aros de pedra e figuras de serpentes entalhadas, o Templo dos Guerreiros, uma pirâmide com uma fila de colunas talhadas como representação de guerreiros ancestrais, e El Cenote sagrado, uma espécie de piscina encravada na rocha, com 60 metros de diâmetro, utilizada para sacrifícios a Chaac, o Deus da Chuva.

Como chegar:
O melhor é contratar uma das muitas operadoras que oferecem pacotes até o sítio arqueológico. Consulte aqui.
 

Puerto Morelos e a Ruta de los Cenotes
O que você vai encontrar: vila de pescadores, spas e piscinas naturais
Distância: 35 quilômetros de Cancún.

Puerto Morelos é um tranquilo povoado de pescadores que atrai turistas pelas belezas naturais e pelos spas. É um ponto de partida para quem quer mergulhar com equipamento completo ou somente com snorkel na zona de corais do Parque Nacional de la Marina, que fica a 500 metros da costa.

Dali partem também muitas excursões de ecoturismo pela selva. A mais conhecida delas é a Ruta de los Cenotes. Cenotes são vertentes subterrâneas que formam piscinas naturais. Há uma dezena de opções na rota, com alguma infraestrutura e possibilidades de banho e mergulho. É uma aventura incomum e que vale a pena pela magnífica beleza.

Como chegar:
De carro:
Puerto Morelos fica ao sul de Cancún, na altura do km 31 da carretera 307 ( (Pto. Juárez-Chetumal).

De ônibus:
No centro de Cancún, tomar um ônibus ADO com destino a Playadel Carmen e pedir ao motorista para descer em Puerto Morelos. Custo em tornod e 50 MXN.

 

Cobá
O que você vai encontrar: cidade maia / pirâmide
Distância: 172 quilômetros de Cancún

Cobá é uma antiga cidade maia, no interior da selva tropical, entre duas lagunas. No seu auge, a extensão chegava a 75 quilômetros quadrados e 500 mil habitantes. Cobá controlava economicamente a região, usando uma complexa rede de caminhos elevados construídos com pedras que levavam a outros povoados.

O maior deles tinha 100 quilômetros de extensão e levava até a cidade maia de Yaxuná. Em Cobá, na pirâmide mais alta, de Nohoch Mul, com 42 metros de altura, é incomparável a vista que se tem da selva.

Como chegar:
Operadoras de turismo:
O melhor é contratar uma das muitas operadoras que oferecem visitas guiadas que duram cerca de 2 horas e garantem a visita às principais construções. O trajeto é feito em rodovia asfaltada e o trajeto demora cerca de 2h30.
 

Juliana Bianchi
Vista da praia de Cancún, na cidade arqueológica de Tulum
Tulum
O que você vai encontrar: ruínas maias/ castelo
Distância: 132 quilômetros de Cancún

Tulum foi um porto comercial importante da civilização maia e é uma das ruínas mais visitadas do México. Elas estão localizadas em um ponto mais elevado, à beira-mar, o que só melhora a vista para as praias caribenhas. Tulum é a palavra maia para muro.

A cidade era fortificada com uma muralha de 8 metros de espessura e 400 metros de comprimento que a protegia de atacantes vindos pelo mar. No interior da cidadela, há um castelo e um pequeno santuário dedicado a um deus mergulhador.

A região pode ser visitada também à noite, com uma programação com luzes e sons. O serviço de áudio funciona em seis idiomas. Leve roupa de banho para aproveitar a praia, que é linda.

Como chegar:
Operadoras de turismo:
O melhor é contratar uma operadora que faça o traslado e ofereça os serviços de guia no pacote.



Playa del Carmen

O que você vai encontrar: balneário/ parque/ aquário
Distância: 70 quilômetros de Cancún

Ao sul de Cancún, é muito procurado pelos turistas que gostam de praia, mergulho e compras. Entre as opções de visita em Carmen estão o parque eco-arqueológico de Xcaret, o aquário natural de Xel-Ha, onde se pode nadar com golfinhos, o aviário Xaman-Ha, e Quinta Avenida, uma charmosa rua de compras. Carmen convida a passeios de bicicleta. Há vários pontos para alugar uma bike.

Como chegar:
De ônibus:
No centro de Cancún, tome um ônibus da empresa ADO. Eles saem de 15 em 15 minutos, custam 42 MXN e levam 1 hora e 20 para chegar até a Playadel Carmen.
 

Cozumel
O que você vai encontrar: ilha
Distância: 71 quilômetros de Cancún

Reprodução
A maior ilha mexicana, Cozumel tem belíssimas praias com atrações que vão do surfe ao mergulho: revelada ao mundo por Jacques Custeau, em 1961

Cozumel é a maior ilha mexicana, medindo 53 quilômetros de uma ponta a outra e 14 quilômetros entre as margens leste e oeste. Além dos banhos de sol e belíssimas praias, as atrações variam entre surfe _ nas praias do lado leste, de mar aberto_, pesca e mergulho.

Cozumel é um dos principais destinos para os mergulhadores desde que Jacques Custeau, em 1961, revelou ao mundo a beleza de seus corais. Não há transporte público na ilha. O turista pode alugar um jipe, uma scooter ou um outro veículo para transitar por lá.

Como chegar:
De barco:
Há um ferry que faz, de hora em hora, a ligação por mar de Playa del Carmen até a ilha de Cozumel. O preço de cada trajeto é de 140 MXN. Carros alugados não são admitidos no ferry.



Isla Mujeres
O que você vai encontrar:
ilha/ santuário maia
Distância: 12 quilômetros de Cancún

Antigo santuário maia dedicado por mil anos à deusa Ixchel. Em 1850, os mexicanos começaram a ocupar a ilha e fundaram o povoado de Dolores. É pequena e dá para fazer o trajeto a pé até as principais praias, mas é possível alugar um carrinho de golfe ou uma scooter para apressar o roteiro.

Não há muito que comprar na ilha, mas o artesanato local e os objetos de prata costumam interessar aos turistas. Com peixe fresco abundante, o ceviche passou a ser a estrela dos cardápios.

Como chegar:
De barco:
A estação de barcos de Cancún está localizada ao norte da Zona Hotelera. Há saídas para a ilha das 5h às 23h30 e o preço da passagem é de 150 MXN.

 

Acompanhe as novidades do iG Turismo também pelo Twitter.

* Consulte os estabelecimentos para saber a disponibilidade de vagas, possíveis taxas extras e formas de pagamento. O iG Turismo não se responsabiliza pelos preços divulgados.

 

Leia tudo sobre: cancúnméxicoarredoresatividadespasseios
Texto

notícias relacionadas