Conheça dezenas de opções de restaurantes e se delicie com a culinária mexicana

A Cidade do México é muito bem servida de restaurantes de culinária internacional, mas aproveite sua estadia para se aprofundar um pouco mais na cozinha mexicana. Ela é uma síntese das tradições dos povos astecas e maias combinadas com métodos e ingredientes introduzidos pelos colonizadores espanhóis.

A capital do México oferece inúmeras opções de restaurantes e uma culinária riquíssima
Flickr/Andre Deak
A capital do México oferece inúmeras opções de restaurantes e uma culinária riquíssima

Essa mescla dá personalidade à gastronomia do México e produz uma especial riqueza de sabores e aromas. O vasto interior e a situação privilegiada entre dois oceanos colaboram para o enriquecimento da oferta de ingredientes.

O Centro Histórico é o destino para quem procura a autêntica culinária mexicana. Por lá, há diversos restaurantes que se instalaram em casarões dos séculos 17 e 18 e acrescentaram o atrativo arquitetônico à boa refeição.

O almoço dos mexicanos costuma começar mais tarde, por volta de 14 horas, e pode se estender até as 16 horas. Por isso, você vai perceber que muitas casas abrem suas portas após as 13 horas. Com isso, o jantar nunca começa antes das 21 horas.

Lembre-se de sempre reservar lugares para o jantar e aproveite para consultar se o seu traje estará adequado ao ambiente do restaurante. Sim, nesse aspecto eles também costumam ser tradicionais.

Experimente a enorme variedade de tortillas, quesadillas, tacos, tamales, os chilis e os pratos feitos com mariscos e pescados, aves e carnes vermelhas. Os tequilas e mezcales são excelentes pedida de drinques. Mas se você não está acostumado com pimenta, cuidado e informe-se antes sobre o quanto de chili tem em cada prato.

Veja algumas opções:

Caro
Médio
Econômico

Caro ($$$)

Café de Tacuba
Mexicano
Tacuba, 28 – Centro Histórico
Tel: (52 55) 5518.4950
Metrô: Allende
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 23h30.

Fundado em 1912, está instalado em um casarão do século 17 e é um dos restaurantes mais tradicionais do Centro Histórico. A decoração é típica do México, com pinturas e azulejos nas paredes. Há também um mural com a história do chocolate. Ótimo lugar para conhecer a culinária do México.


La Casa de las Sirenas
Mexicano
Guatemala, 32 – Centro Histórico
Tel: (52 55) 5704.3345
Metrô: Zócalo
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 11h às 23h; domingos, das 11h às 18h.

Boa comida e uma bela vista na área aberta no terceiro andar do prédio. No cardápio, diversas opções da tradicional culinária mexicana, sopas, carnes, pescados, tortillas e chilis. Vale reservar um espaço para as sobremesas da casa. O restaurante oferece também uma carta com mais de 250 marcas de tequila. A partir da tarde, há música ao vivo.


Danubio
Internacional
República de Uruguay, 3 – Centro Histórico
Tel: (52 55) 120.912
Metrô: San Juan de Letrán
Horário de funcionamento: diariamente, das 13h às 22h

Foi fundado por bascos em 1936 e mantém seu aspecto original. O menu é vasto e oferece mais de uma centena de pratos da cozinha internacional, especialmente mariscos e pescados.

Casa de los Azulejos, um dos restaurantes centenários do centro histórico
Gustavo Abreu
Casa de los Azulejos, um dos restaurantes centenários do centro histórico
Casa de los Azulejos
Mexicano
Calle Madero, 4 - Centro Histórico
Tel: (52 55) 518.6676

Outro típico restaurante centenário da Cidade. Famoso por sua linda fachada revestida com milhares de azulejos. No hall há um mural de José Clemente Orozco.

Médio ($$)

Al Andaluz
Libanês
Mesones, 171 – Cuauhtémoc
Tel: (52 55) 5522.2528
Metrô: Pino Suárez
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 18h.

Pratos típicos da deliciosa culinária libanesa. Está instalado num casarão do século 17 e tem um avarandado excelente para fazer as refeições em dias mais quentes.


Los Girasoles
Mexicano
Plaza Manuel Tolsá – Centro Histórico
Tel: (52 55) 5510.0630
Metrô: Allende
Horário de funcionamento: diariamente, das 13h à meia-noite.; domingo e segunda, até 21h.

Ocupa um prédio histórico restaurado do século 18. A decoração é mediterrânea, e o menu oferece pratos da culinária mexicana, pescados e mariscos.


Miralto
Internacional
Madero 1 – 41º andar da Torre Latinoamericana – Cuauhtemoc
Tel: (52 55) 5518.1710
Metrô: Miguel Angel de Quevedo
Horário de funcionamento: diariamente, das 13h30 às 2h; segunda, até 18h; domingo, até 21h.

Está localizado em um dos pontos mais altos da cidade, no 41º andar da Torre Latinoamericana. Além da vista impressionante, oferece um confortável lounge bar especializado em coquetéis. O cardápio não é extenso, mas reserva boas opções de pescados, vegetais, carnes e algumas massas. Menu executivo de segunda a sexta.


Sanborns
Mexicano
Casa de los Azulejos, Francisco I Madero, 4 – Centro Histórico
Tel: (52 55) 5510.1331
Metrô: Bellas Artes
Horário de funcionamento: diariamente, das 7h à 1h.

Na histórica Casa de los Azulejos funciona o restaurante Sanborns. O prédio é lindo e vale a pena conhecê-lo. Atente para o mural imenso de José Clemente Orozco na galeria no segundo piso. No restaurante, o turista pode experimentar pratos clássicos da culinária mexicana a preços não muito altos. Serve também café da manhã.


Villa Maria
Mexicano
Homero, 704 – Polanco
Tel: (52 55) 5203.0306
Metrô: Polanco
Horário de funcionamento: diariamente, das 13h30 à meia-noite; domingo até 19h.

Menu bastante variado da culinária mexicana, com boa oferta de caldos, saladas, pescados, carnes e pratos com frango. Aproveite para conhecer a carta de tequilas e mezcales. Música ao vivo com mariachis à noite.

Econômico ($)

La Buena Tierra
Vegetariano
Anatole France, 120 – Polanco
Tel: (52 55) 5281.6282
Metrô: Merced
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 23h.

Um dos sete restaurantes da rede, a filial do bairro Polanco oferece sucos e batidas com leite de soja, pão integral e saladas abundantes. Um paraíso para os vegetarianos.


Café La Blanca
Lanchonete/Café
5 de Mayo, 40 – Cuauhtémoc
Tel: (52 55) 5510.0399
Metrô: Allende
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h30 às 23h.

Uma clássica lanchonete decorada ao estilo dos anos 1960, funciona há quase um século na capital mexicana. É um bom lugar para tomar um café ou comer alguns dos pratos rápidos do vasto cardápio. Há inúmeras opções para quem quer conhecer um pouco mais da culinária da região sem pagar muito.

* Horários de funcionamento sujeitos a alteração.

* Consulte os estabelecimentos para saber a disponibilidade de vagas, possíveis taxas extras e formas de pagamento. O iG Turismo não se responsabiliza pelos preços divulgados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.