Descubra algumas atrações que você não pode deixar de conhecer na ilha

As praias de areias brancas, os corais e as águas cristalinas do mar do Caribe são o grande espetáculo para quem vai a Cancún. Todas as outras atrações ou ficam demasiadamente pequenas diante desse esplendor marinho ou são totalmente dependentes do mar.

Cancún não foi planejada para ser admirada passivamente. O turismo criou as condições para que o visitante possa interagir e se sentir parte dessa exuberante natureza.


Museu subaquático de Cancún (MUSA)

Museu Subaquático de Arte, de Cancún
Reprodução
Museu Subaquático de Arte, de Cancún

No fundo do mar entre a costa de Cancún e a Ilha das Mulheres, para visitar as esculturas é necessário contratar um agente de turismo náutico autorizado, devidamente treinado para levar visitantes à região dos corais. É um museu de esculturas do artista inglês Jason de Caires Taylor que mostra a evolução da cultura maia ao longo dos séculos.

As obras mostram pessoas em tamanho real e estão localizadas a uma profundidade média de 8 metros. O museu foi inaugurado em novembro de 2010, com exibição de 400 esculturas submersas, criadas para se transformar, com o passar do tempo, em arrecifes artificiais em que possam se abrigar e viver algumas espécies marinhas. As visitas ao museu podem ser feitas com uso de snorkel ou equipamento de mergulho.


Ruínas de El Rey
Sítio arqueológico
Boulevard Kukulcán, km 17
Zona Hotelera
Tel: (52 998) 881.2745
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.
Preço: 40 MXN.

O sítio arqueológico maia de El Rey está situado ao sul da Zona Hotelera, ao lado de grandes hotéis como o Hilton e o Grand Parnassus. É o mais próximo de quem está no balneário. As ruínas são de uma antiga cidade maia que teve seu apogeu entre os anos 1250 e 1521.Na entrada, há guias que se oferecem para visitas guiadas de uma hora por 250 MXN.

Algumas das peças que se pode ver no museu de arte popular
Reprodução
Algumas das peças que se pode ver no museu de arte popular
O sítio é uma área aberta, normalmente é muito quente e é aconselhável usar protetor solar. Várias espécies animais encontraram proteção ali. É o caso das iguanas, presentes em grande número no parque. Muitos turistas levam pão para alimentá-las. O sítio está bem próximo do ainda em construção Museu Arqueológico de Cancún, que será, em breve, uma grande atração do balneário.

La Casa del Arte Popular Mexicano
Museu
Boulevard Kukulcán, km 4
Zona Hotelera
Tel: (52 998) 849.5583

Centro cultural em cujo museu são exibidas mais de 3,4 mil peças de arte popular de vários lugares do país. As obras são expostas por temas: símbolos do país, instrumentos musicais, máscaras, esculturas da virgem de Guadalupe, símbolos e objetos de uso religioso, jogos e até artefatos de cozinha antigos.



Interactive Aquarium

Aquário
Boulevard Kukulcán, km 12,5
Zona Hotelera (La Isla Shopping Mall)
Tel: (52 998) 883.0411
Preço: 120 MXN (descontos para grupos).

São treze aquários em cujo interior vivem diversas espécies marinhas. O parque aquático tem áreas específicas em que os visitantes podem interagir com os animais e até alimentar algumas espécies. O nível de interação é maior ainda com os golfinhos.

No aquário, há programas chamados de delfinoterapia, nos quais pessoas com necessidades especiais ou com problemas psicológicos são estimuladas em experiências interativas a partir do nado com os animais.

Praias

Vista do Garrafon Park, na Isla Mujeres, em Cancún
Flickr/ www.dolphindiscovery.com
Vista do Garrafon Park, na Isla Mujeres, em Cancún
As águas cristalinas das praias do mar do Caribe são o principal atrativo de Cancún. Na Zona Hotelera, os hotéis foram construídos seguindo o fio de areias brancas em direção ao sul da cidade. Os que ocupam os hotéis nessa região contam com os serviços de praia dos estabelecimentos. Mas vale lembrar que todas as praias são livres e os turistas que não estão hospedados ali também podem transitar pelos hotéis.

A movimentada Playa Tortugas (Boulevard Kukulcán, km 6) e a bem menos frequentada Playa de los Delfines (no km 18), uma das preferidas pelo público gay, são especialmente bonitas. Se quiser mudar de região, o visitante encontrará belas e aprazíveis opções para o banho de mar.

A Isla Mujeres, que fica em frente a Cancún, é uma delas. Alguns mais experientes fazem o trajeto a nado. Mais ao sul da cidade há mais praias paradisíacas como Puerto Morelos, Playa del Carmen e a Ilha Cozumel (veja mais em “Pelos arredores”).

Parque de las Palapas
Tulipanes, 28
Centro
Horário de funcionamento: 24 horas.

As palapas são cabanas cobertas com folhas de palmeiras e sem paredes laterais, o que proporciona sombra e brisa ao mesmo tempo. O Parque de las Palapas está repleto de cabanas, obviamente, mas elas são de lona. Pequeno, é um dos principais locais de convívio da população nativa.

É limpo, organizado, repleto de opções de lazer e jogos para as crianças, feirinhas de artesanato e até danças de salão para os adultos. Las Palapas é palco de shows de música, principalmente nos finais de semana.

Museo Sensorial del Tequila
Boulevard Kukulcán, km 12,5
Zona Hotelera
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 20h30; domingo, das 12h às 17h30.
Preço: de 60 MXN a 150 MXN (com degustação de 4 tequilas).

Um museu dedicado à bebida nacional do México. Exposições mostram as variações nos processos de produção com o passar dos anos. Alguns ingressos dão direito a degustação.


* Horários de funcionamento sujeitos a alteração.

* Consulte o estabelecimento para saber a disponibilidade de vagas, possíveis taxas extras e formas de pagamento. O iG Turismo não se responsabiliza por preços divulgados.



Acompanhe as novidades do iG Turismo também pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.